Tom Cruise, um dos maiores nomes de Hollywood, finalmente subiu ao palco para receber um Oscar — não por atuação, mas por sua contribuição histórica ao cinema. O ator foi homenageado na noite desta 16 de novembro, durante o Governors Awards 2025, onde recebeu o Oscar Honorário das mãos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Leia também:
- Confira todos os vencedores do Oscar 2025
- Assista ao vivo aos indicados do The Game Awards 2025
- Timothée Chalamet vem ao Brasil para divulgar “Marty Supreme” na CCXP25
A estatueta reconhece décadas de dedicação à indústria, incluindo seu papel fundamental no fortalecimento da experiência cinematográfica nas salas de exibição e sua parceria próxima com a comunidade de dublês. Cruise é conhecido por realizar muitas de suas próprias cenas de ação, especialmente na franquia Missão: Impossível, além de ser um defensor público do trabalho de coordenadores e performers de risco — área que ganhou nova visibilidade após anúncio da criação da categoria de Dublês no Oscar 2028.
Apesar de já ter sido indicado quatro vezes por títulos como Magnólia e Nascido em 4 de Julho, o ator nunca havia vencido uma estatueta.
Além de Cruise, Dolly Parton, Debbie Allen e Wynn Thomas também foram homenageados na noite. Durante o discurso, a presidente da Academia, Janet Yang, declarou que o ator “O incrível comprometimento de Tom Cruise com nossa comunidade cinematográfica, com a experiência teatral e com a comunidade de dublês nos inspirou a todos.”.
Aos 62 anos, Cruise segue em plena forma. Seu trabalho mais recente nos cinemas foi Missão: Impossível – O Acerto de Contas Final, lançado em 22 de maio no Brasil. Com o prêmio, ele confirma como um dos maiores símbolos da cultura pop e da ação contemporânea.


