Como é o ar da nova Brasil Game Show em uma nova fase

O que muda com a nova fase da BGS e o impacto da troca para o Anhembi

- Publicidade -

A Brasil Game Show está em um novo local, e a debutante do último ano encara sua nova fase no Distrito Anhembi. Atualmente, a indústria de games da América Latina vem recebendo reconhecimento global; contudo, no Brasil, percebe-se que os eventos internos estão passando por uma série de desafios.

Com os talentos nacionais surgindo e alguns jogos sendo indicados para prêmios como o The Game Awards e outros, tudo apontaria para maiores investimentos, ampliando o setor. Sei que nossa comitiva vem aumentando nos eventos internacionais como a gamescom, na Alemanha, e a Tokyo Game Show, no Japão. Somos testemunhas oculares, já que nossos correspondentes presenciaram comitivas em peso levando o melhor dos nossos talentos para o mundo.

Enquanto isso, às vésperas do Dia das Crianças, iniciou-se o maior evento de games da América Latina: a Brasil Game Show. Evidentemente, quando Marcelo Tavares começou o projeto, poucos imaginariam que se tornaria o que é hoje, levando até outros empreendedores e sociedades anônimas a investir nessas possibilidades.

pre show bgs2025
Como é o ar da nova Brasil Game Show em uma nova fase 7

Como jornalista que participa há muito tempo dessa aventura jornalística, observei muitas nuances — muitas acertadas, outras nem tanto. Mas posso afirmar que, mesmo empresas que deixaram de participar, sabem o quanto o evento foi e é primordial para suas marcas.

O investimento é salgado — é como tentar pegar um jacaré na praia, deslizando pela onda e errando, bebendo toda aquela água que rasga a garganta. Ainda assim, o reconhecimento é único quando as empresas conseguem entregar ativações, propostas e diversão aos visitantes. Os fãs tendem a indicar ou adquirir algo vinculado àquela marca que esteve como expositora no evento.

Até mesmo as amostras gratuitas de produtos doadas em formato de brindes — se forem boas — acabam trazendo benefícios para ambas as partes. Contudo, este artigo não é sobre isso, e sim sobre o que podemos compreender deste novo lema: “Uma Nova Fase”.

Quem estava acostumado com estandes separados por longas paredes em cada bloco estabelecido, no Anhembi percebe que está em um único quadrado comportando todos os expositores. Dito isso, como toda casa, existem seus prós e contras.

Por ser imprensa, nossa entrada acaba sendo um pouco menos burocrática, pela entrada fora do acesso geral. Mas o visitante comum terá aquele processo de filas para entrar, devido à revista e à carga máxima de ingressos vendidos — nada de novidade para eventos desse nível e porte.

fila bgs 2025
Como é o ar da nova Brasil Game Show em uma nova fase 8

Adentrando o evento, minha primeira impressão foi a visão de conseguir literalmente observar todos os estandes em um único plano. Locais como o Brawl Stars criaram uma verdadeira arena, em contraste com a Área Indie — que outrora tinha boxes simples, mas com montagem satisfatória, formando a famosa “Avenida Indie”.

Dessa vez, o espaço parece ter sido montado com orçamento menor, sem a preocupação de deixar claro que ali é um local especial para os futuros projetos brasileiros. É apenas uma observação sobre a percepção: de um lado, um estande luxuoso com imersão total em um campo de batalha interativo; do outro, pessoas esperançosas em despontar para o mundo.

Em questão de estandes, mesmo com marcas que até hoje o público gostaria de ver de volta, como o Xbox, e outros nomes que marcaram as edições anteriores, é perceptível o retorno discreto de algumas empresas, como a própria Sony. Ao qual em anos anteriores colocava diversas estações para os visitantes testarem seus exclusivos no PlayStation. Agora, ela exibe no evento um estande temático de Ghost of Yotei, último jogo da franquia Ghost of, e também o PlayStation The Concert, com exibição inédita no Brasil. É o recomeço que demostra os primeiros passos de um retorno triunfal — assim espero.

Estande do jogo da Sucker Punch na BGS 2025 — Créditos: Rodrigo Fernandes
Como é o ar da nova Brasil Game Show em uma nova fase 9

Além disso, Capcom, Konami, EA Sports Mobile, Blizzard e Riot Games — algumas com estandes próprios e outras em parcerias compartilhadas — exibem um retorno com o pé no chão. Dependendo da repercussão deste ano, poderemos ver avanços consideráveis.

Muitos podem alegar que não há muitos jogos inéditos ou desenvolvedoras trazendo seus títulos. O Pré-Show, com trailers mesclando jogos brasileiros e internacionais, é o início de uma nova aceitação. A BGS Business, com possibilidade de negócios e pitches entre desenvolvedores, publishers e empreendedores, está com um ar mais estruturado.

Não posso dizer que essa parte trouxe ou trará retornos concretos aos envolvidos, pois não coletei informações o suficiente. Quanto aos espaços, talvez, diversificando os estandes — como as áreas das lojas — os “buracos” não seriam notados.

No primeiro dia aberto para imprensa, convidados e portadores do passaporte VIP, ficou claro que, no período de lotação máxima, será difícil andar. Isso, por um lado, é bom, pois mostra o público comparecendo.

Os famosos cinco dias de evento foram reduzidos para quatro — pode ser uma estratégia de mercado já mencionada aqui, uma reformulação da indústria, ou até um teste para o novo local no Distrito Anhembi.

A verdade é que esta é uma nova fase — diferente — em que o visitante que deseja conhecer o idealizador do jogo encontrará um contraste já percebido desde o evento de 2022: os criadores de conteúdo acabam sendo as estrelas, e não mais os desenvolvedores. Um novo ar chegou à Brasil Game Show, trazendo esperança, mas é preciso compreender seu futuro.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.