“Dispatch” é um sucesso inegável, com seus episódios disponibilizados semanalmente para PlayStation 5 e PC (Windows) via Steam. Focado em elementos narrativos no estilo graphic novel, o jogo gira em torno da Superhero Dispatch Networking (SDN) — ou simplesmente RES, na tradução da sigla para o português brasileiro.
A Adhoc Studio reuniu diversos atores de voz para dublar o jogo, que possui muitas linhas de diálogo, e a dublagem é fundamental para que os jogadores se envolvam completamente na trama. Mas, considerando os personagens e a maneira como a indústria dos games — e a comunidade apaixonada por histórias originais, mesmo quando se tratam de sátiras da cultura popular — reage; é inegável que já temos diversos heróis carismáticos que merecem ainda mais destaque.
Leia também:
- Arc Raiders é o novo sucesso da plataforma Steam
- O fim dos Super Sentai está próximo no Japão — Rumor
- Ghost of Yotei Review: o legado samurai em um novo recomeço
Devido à construção do enredo, durante as missões, as conversas entre Robert Robertson, o Mecha Man, e os demais super-heróis são inevitáveis. Como há cruzamento de falas, quem estiver jogando fora do idioma nativo pode não compreender bem as conversas, comprometendo o entendimento da história e a estratégia de envio dos heróis para cada missão. De fato, o jogo possui suporte de localização e interface para vários idiomas, inclusive o português do Brasil. Se isto não fosse o suficiente?

Para deixar essa trama ainda mais intensa e perfeita, imagine grandes dubladores brasileiros dando vida a esses personagens com suas vozes marcantes — seria algo fantástico. Talvez possamos até dizer que Robert Robertson, Luminar, Invisiva, Chase, Sonar e outros personagens cairiam muito bem com vozes nacionais.
Seria impossível isso acontecer?
O jogo começou com dois capítulos por semana, liberados pela desenvolvedora em suas respectivas plataformas. Segundo o SteamDB, o pico de usuários no lançamento foi de quase 8 mil jogadores simultâneos. Porém, quando os episódios 3 e 4 foram disponibilizados, esse número saltou para quase 66 mil jogadores.
Considerando que cada episódio tem cerca de 45 a 50 minutos, e o pico médio permaneceu entre 18 e 20 mil jogadores, podemos afirmar que as vendas estão excelentes — apenas no PC, sem contar os jogadores do PS5.

Sei que os brasileiros gostaram do jogo e estão fascinados por ele. Só pelo alcance que nosso site obteve, com artigos em primeiro lugar. Além dos diversos vídeos nas plataformas como o YouTube —; onde criadores de conteúdo vêm recebendo milhares (e até milhões) de visualizações — já é um fato: os brasileiros querem saber mais sobre Dispatch, sua trama e o desfecho de cada personagem.
Uma versão dublada pode acontecer?
Olhando para o mercado, acredito que a Adhoc deveria considerar, quando todos os oito episódios forem lançados oficialmente e o saldo for positivo, uma versão dublada em português brasileiro — mesmo que tardiamente. O fato não é inédito, já que estúdios quando seu jogo se transforma em sucesso mundial, acabam publicando após um tempo atualizações de suporte de idioma para outras regiões.
Isso mostraria respeito não apenas aos jogadores, como também àqueles que, infelizmente, não possuem domínio do idioma original do jogo. Como mencionei em publicações anteriores, basta que histórias originais sejam bem construídas para darem certo, respeitando o feedback da comunidade que busca experiências de ação, estratégia e narrativa — como é o caso de Dispatch.
Se a indústria ouvir o que os jogadores desejam em escala macro, e não micro, os resultados aparecem — e os estúdios não correm o risco de fechar, mantendo propostas que realmente agradam seus verdadeiros fãs.



Caso ainda não conheça o jogo, recomendo acessar sua demonstração gratuita no Steam e mergulhar nesse universo de super-heróis que parecem ser verdadeiros “faz-tudo” — no sentido literal da palavra.
Nosso site segue apoiando e incentivando estúdios independentes. Se estiver considerando adquirir o jogo, adicione-o à sua lista de desejos — isso ajuda na sua visibilidade nas plataformas em que está sendo lançado.
Por fim, se quiser conhecer mais sobre os episódios 1 e 2, além dos 3 e 4, analisamos cada um deles em detalhes. Uma review completa também estará disponível em nosso site para suas considerações.
Para jogar, basta acessar a plataforma que você possui: PlayStation (via PS Store) ou PC (via Steam).
