Megabonk está fora do The Game Awards 2025 (TGA) e não concorrerá mais na categoria de Melhor Estreia Indie. O título que disputaria com Blue Prince, Clair Obscur: Expedition 33, Despelote e Dispatch não estará mais presente para saber se seria o vencedor em 11 de dezembro de 2025.
Leia também:
- Hollow Knight: Silksong deixou seus desenvolvedores milionários
- Se Call of Duty: Black Ops 7 fosse indie seria considerado bom
- Charlie Cox é lembrado e indicado ao The Game Awards 2025
Essa remoção poderia ter sido muitas coisas: alguma fraude, manipulação com aliciamento do júri; a verdade é que o próprio desenvolvedor optou por sair da premiação. Sua alegação chega a ser um tanto inusitada quando pensamos que há estúdios que são estreantes, mas também possuem bagagens com grandes jogos. Exemplo da Adhoc Studio, em que boa parte dos envolvidos no desenvolvimento de Dispatch eram ex-Telltale, e da Sandfall Interactive, cujos funcionários trabalharam em estúdios como a Ubisoft.
Seu desenvolvedor, conhecido como “vedinad”, não se considera digno dessa categoria por lançar outros jogos com pseudônimos diferentes — segundo seu comunicado na plataforma X (ex-Twitter). Mas apenas Megabonk acabou gerando um sucesso imensurável pelo que entendemos para o programador. Estima-se que o título tenha vendido quase 2 milhões de cópias desde seu lançamento na plataforma Steam para PC Windows, além de suporte para os usuários de LinuxOS.

Desenvolvedor não necessita da visibilidade do TGA 2025?
Se confirmado, podemos dizer que o desenvolvedor, mesmo pagando os 30% para a Valve — que pode ser isso ou menos, à medida que as vendas geram grande retorno —, já calculados essa redução da porcentagem, quase 50 milhões de reais, ou o equivalente a US$ 13,640 milhões. O que é um valor considerável para se fazer um churrasco todo fim de semana e escolher quais países visitar durante um bom tempo vivendo de renda.
A verdade é que esse feito é diferente e acredito que inédito nesta categoria, não recordo de algo nesse mesmo nível. Pode abrir alguns precedentes para estúdios cujos fundadores são veteranos na indústria fazerem o mesmo. Sei que é algo raro, mas não impossível!
Na minha opinião, o programador não necessitava fazer isto. Mesmo que ele entenda que já lançou outros jogos independentes, o reconhecimento alavancaria mais seus próximos projetos. Ou ele pode estar se escondendo para não revelar sua verdadeira identidade? Em sites de discussões como o subreddit, usuários ligam o programador ao sumido criador de conteúdo e desenvolvedor de jogos “DaniDev“. Caso nunca tenha ouvido falar dele, é o criador do jogo gratuito multijogador de sobrevivência em primeira pessoa que utiliza gráficos low-poly, MUCK. É um jogo que muitos streamers utilizam em suas lives em canais como Twitch, Kick e até mesmo no YouTube.
Há teorias que eu não sabia que existiam, já que um vídeo no qual o desenvolvedor cita sobre a data de lançamento se adiaria ou não devido ao jogo Hollow Knight: Silksong chegar na mesma data selecionada do seu título. Encontraram, na lista de desejos exibida no vídeo, mesmo passando rapidamente, os olhos de águia de um dos inscritos perceberam KARLSON, futuro jogo de DaniDev. Pode ser somente coincidência, mas o hiato de quase 3 anos do desenvolvedor e youtuber casa perfeitamente com o espaço em que Megabonk chega ao mercado. Já que é tempo suficiente para um desenvolvedor solo entregar um jogo como é essa aventura.
Vedinad, na verdade, seria outro desenvolvedor indie conhecido?
Além disso, KARLSON aparece nessa lista como já adquirido na biblioteca de vedinad, levantando mais essa suspeita, ou eles são grandes amigos ao ponto de Dani ter lhe entregue uma chave para teste. O local onde as pessoas conseguem baixar a demo desse jogo é apenas no Itch.io, e não no Steam, levantando ainda mais essa ligação de personas. Mas até aparecer para a mídia, jamais vamos descobrir.

Ele também recomendou um jogo brasileiro, “AVIÃOZINHO DO TRÁFICO 3“, ao qual nosso site, em eventos de jogos independentes, conversou com o seu desenvolvedor Joeveno. Dizendo que este seria o seu substituto imediato, resta saber se Geoff Keighley acataria este pedido.

Incrivelmente, durante minha pesquisa, encontrei também no Reddit uma mensagem de Dani em um comentário enigmático após 3 anos sumido.
O Megabonk segue o modelo de Vampire Survivors: ataque automático, subir de nível, escolher poderes, sobreviver. Com uma perspectiva, renderização em 3D e outros detalhes. Isto logo atraiu milhares de jogadores e continua sendo o sucesso que é, com picos de jogadores acima dos 20 mil usuários simultâneos diariamente.
