No início do ano, havia informado sobre o anúncio de Ninja Gaiden 4, que seria lançado diretamente no serviço Xbox Game Pass. Dito isso, na última semana de outubro de 2025, o jogo finalmente foi lançado. Apesar de não ser o único título da franquia lançado este ano — já que a Dotemu publicou NINJA GAIDEN: Ragebound, um jogo com estilo clássico em 2D —, o da KOEI era aguardado por trazer a roupagem que marcou o início da fase 3D da saga. Ah, antes que eu esqueça, Ninja Gaiden II Black também recebeu uma atualização gráfica como prévia do novo lançamento.
- Dragon Quest I & II HD-2D Remake — O retorno de uma lenda
- Dispatch: cronograma completo de episódios do jogo
Com a chegada Ninja Gaiden 4 e o retorno de Ryu Hayabusa, os fãs ficaram animados, principalmente por a Team Ninja, a PlatinumGames e a KOEI TECMO Games estarem juntas no comando do desenvolvimento. O que poderia dar errado, não é verdade? Pois bem, a dinâmica ainda se assemelha aos clássicos dos 32 bits em diante, mas com algumas novas atribuições. Isso não chega a ser ruim para os novos jogadores que não conhecem nada da franquia — porém causa certa estranheza para quem já “maratonou” e finalizou todos os jogos, como costumamos dizer: “zeramos”. Sem contar as diversas platinas e conquistas adquiridas pelos jogadores que tentam eliminar todos os inimigos ou mostrar seus feitos em speedruns.

Porém, quando os fãs passam mais de uma década sem novos títulos, é esperado que haja tempo para retrabalhar ideias e entregar algo completamente imersivo para o legado de Gaiden. Podemos observar um hack and slash para quem gosta do estilo, com cenas de ação interessantes e inimigos que instigam a curiosidade.
A dificuldade que marcava a saga deu lugar a combates mais frenéticos — e, se souber usar os botões de combo corretamente, há grandes chances de derrotar os lacaios que surgem no caminho. Nesses jogos, a morte é sempre um companheiro que caminha lado a lado, já que avançar sem muita habilidade pode ser fatal. Ainda assim, aprender novas técnicas e atributos é algo que ocorre de forma natural à medida que o protagonista avança pelos cenários.
As habilidades de Ryu Hayabusa continuam impressionando, mas, como mencionei no título deste artigo, Ninja Gaiden 4 não é estranho para os novos jogadores. Eles não possuem referência e, como o jogo chegou ao Xbox Game Pass, podem jogá-lo apenas por diversão, sem buscar profundidade na franquia — apenas para descontrair e passar o fim de semana enfrentando desafios sem compromisso. Entretanto, esta saga não teria sobrevivido tanto tempo se se resumisse a apenas avançar por fases e eliminar inimigos. Hayabusa sempre carregou uma aura mítica que serviu de inspiração para muitos jogos do gênero. Tanto ele quanto a franquia Strider permanecem vivos no imaginário coletivo dos jogadores.


Ao longo de mais de 20 jogos já publicados ou em desenvolvimento, nada conseguiu superar a imagem de Hayabusa como símbolo dos jogos focados em artes ninjas. São quase quatro décadas de referência na indústria dos games — algo para poucos títulos. Logo, o peso de sempre entregar um jogo com qualidade acima da média dos lançamentos atuais acaba gerando uma exigência maior, principalmente entre os fãs mais antigos.
Métricas de Ninja Gaiden 4 no Steam
É normal ler críticas mistas sobre este novo capítulo, já que um longo hiato traz percepções diferentes do que se esperava. Agora, resta saber quanto tempo levará até que um novo desenvolvimento continue essa linha do tempo da série. Comparando os dados da plataforma Steam, pelo SteamDB (site que monitora estatísticas de uso e desempenho de jogos na Steam), este é o maior lançamento da franquia em sua versão para PC. Considerando que o jogo também está disponível no Game Pass, o saldo é positivo.
No quesito custo de desenvolvimento, ainda é cedo para avaliar sobre Ninja Gaiden 4, mas, observando o visual gráfico, as cenas em CGI e os detalhes, o orçamento não parece ter sido alto o suficiente para comprometer o estúdio.

Estarei acompanhando os próximos passos do jogo para trazer uma análise completa sobre o que achei deste título — e se, de fato, ele entrega tudo o que promete à saga Ninja Gaiden.
Por fim, Ninja Gaiden 4 está disponível desde 21 de outubro de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Windows). Se você é fã — ou apenas alguém que gosta de jogos de ação com temática ninja, enfrentando seres enigmáticos e místicos —, provavelmente vai gostar deste novo capítulo.
