Para você, leitor recorrente do nosso portal, deve saber que estamos semanalmente comentando sobre o fenômeno da indústria dos games, o jogo Dispatch. Muitos podem questionar que o estúdio abusa do termo “gooner” para atrair a atenção dos jogadores, mas a verdade é que os números provam o sucesso — principalmente por se tratar de um jogo narrativo dividido em episódios. Considerando que há dezenas, até centenas, de jogos narrativos publicados em plataformas como Steam, Itch.io, entre outras.
Leia também:
- Dispatch: cronograma completo de episódios do jogo
- CODE VEIN II revela Lou MagMell em trailer inédito
- Supergirl, Pennywise e Mortal Kombat: Warner arma seu espetáculo para a CCXP25
Mas um problema que afetou minha imersão pode também ter ocorrido com outros usuários. Recentemente, ao adentrar no jogo para continuar minha jornada de Robert Robertson, controlando a equipe Z nos episódios 5 e 6, tive uma grande surpresa. Sincronizei meu save, como sempre faço, e ao continuar, simplesmente não havia mais meu jogo salvo. Simplesmente, todas as minhas conquistas estavam computadas, mas minhas escolhas e os quatro episódios anteriores haviam sido apagados.
Confesso que foi a primeira vez que isso ocorreu comigo em um jogo recente, principalmente sincronizado com a nuvem da Steam. Poderiam dizer que é um problema da plataforma da Valve, no entanto, isso ocorreu apenas com Dispatch. O que posso constatar é que a transição com a adição dos novos episódios pode ter simplesmente apagado meu progresso no jogo.

Pode ser que seja um caso isolado ou um problema que os desenvolvedores da Adhoc Studio não previram. No entanto, como não quero ter a “síndrome do escolhido”, quando as pessoas acreditam que tudo acontece apenas com elas, decidi pesquisar na internet e nas comunidades da Steam sobre outros usuários com o mesmo problema. Para minha tranquilidade — não tenho essa síndrome (risos) — já que outros também passaram pelo mesmo problema. Como trabalho desenvolvendo artigos, publicar conteúdo o quanto antes é o que traz visualizações para o nosso site, que é independente.
Situações como esta, em que recebemos muitos jogos para comentar e dar nossas opiniões, acabam comprometendo o trabalho. Pois bem, ao acessar a comunidade da Steam, encontrei diversos usuários que perderam o progresso do jogo. São mais de 6 horas de jogatina — e qual o motivo dessas horas? Gosto de ler os conteúdos e testar diversas possibilidades para analisar todas as situações que o jogo nos reserva. Ao menos se aparecesse com informação de corrompidos, mas nada é exibido.

A impossibilidade de jogar no momento em que os episódios são lançados pode criar frustração, não apenas para quem analisa, mas também para aqueles que já se tornaram fãs. Que esta publicação sirva como um alerta para os próximos episódios e futuros jogos da Adhoc Studio, que, após o sucesso de vendas de Dispatch — que ultrapassou 1 milhão de cópias em 10 dias e deve ultrapassar 2 milhões —, acredito que seus desenvolvedores já estejam cientes. Dependendo de quando você acessar este artigo, o problema talvez já tenha sido resolvido. Porém, foi a primeira vez que um jogo meu perdeu sua sincronização por um problema técnico de atualização.
Há uma solução para recuperar o progresso dos saves?
Como estava frustrado, pensei: recomeço do zero ou clico no episódio 5 e vejo se há como jogar? Já que, ao clicarmos, a opção “jogar” está disponível, mas suas escolhas são perdidas. A experiência e os atributos adquiridos nos episódios anteriores e melhorias nos super-heróis também são aleatórios. Resolvi efetuar esse teste para continuar meu legado e trazer minha teoria sobre Chase, que merece um spin-off. Mas pensei: vou sair do jogo e entrar novamente. Ele exibe algumas conquistas dos episódios anteriores sem que tenham sido escolhas minhas. Ou seja, o próprio sistema define aleatoriamente seu caminho de escolhas para poder saltar os episódios.

Uma última possibilidade é, ao clicar em jogar, observar se há no topo a opção de escolher onde salvar e tentar ver se o jogo salvo anteriormente está ali. Contudo, nada disso ocorreu, chegando à conclusão de que é quase impossível recuperar. Entretanto, essa situação gerou uma nova teoria que publicarei em outro artigo, sobre as escolhas corretas a se fazer na trama. Uma dica final é: Sempre tenha backup dos seus títulos jogos ainda em andamento ou aqueles que você deseja todas as conquistas e platinar, se possível localmente também.
Por fim, Dispatch está disponível desde 21 de outubro de 2025 para console PlayStation 5 e PC (Windows) via plataforma Steam.
