Tales of Xillia Remastered: Um jogo para conhecer essa franquia

Um retorno esperançoso para os fãs desta franquia "trintona"

- Publicidade -

Caros gamernéfilos, no dia 31 de outubro, teremos mais um lançamento da Bandai Namco com Tales of Xillia Remastered, celebrando os 30 anos da franquia Tales of. O interessante que nesta mesma data é comemorado o Dia das Bruxas (Halloween), apesar de não ser parte oficial do nosso calendário, no Brasil, acabamos aderindo simbolicamente. Desta vez, é Tales of Xillia Remastered, uma nova versão do jogo lançado originalmente em 2011 para o PlayStation 3. Agora, o título chega ao PC Windows, Xbox Series X|S, PlayStation 5 e Nintendo Switch.

A história acompanha os protagonistas Jude Mathis e Milla Maxwell, onde a escolha entre eles altera algumas sequências da narrativa, mas a trama principal continua a mesma. Como de costume de alguns títulos publicados naquele período na indústria com foco em RPG.

O jogo mantém o sistema de combate Dual-Raid Linear Motion Battle System (DR-LMBS), no qual o jogador controla diretamente o personagem principal (“master”), enquanto o parceiro (“linked partner”) é controlado pela IA de suporte.

tales of xillia remaster jogo imagem 001
Tales of Xillia Remastered: Um jogo para conhecer essa franquia 5

Também há o sistema de Link, que conecta os personagens durante as batalhas. Quando o parceiro está “linkado” ao líder, um medidor é preenchido e permite ativar os Linked Artes, ataques combinados entre os dois personagens. Outro destaque é o modo Over Limit: ao atingir certas condições — como o medidor de link completo — o personagem entra em um estado que garante imunidade a interrupções (stagger) e permite executar combos mais longos e poderosos. O sistema de Assault Counter (AC) determina quantos ataques ou ações consecutivas você pode realizar antes que o contador seja reiniciado.

Na progressão de personagem, temos o sistema Lilium Orb, no qual, ao subir de nível, o jogador recebe pontos de crescimento que podem ser aplicados em uma “teia” de habilidades (grid), liberando novas artes e atributos.

Durante a exploração, é possível andar pelo field map e por dungeons, enfrentando inimigos em batalhas em tempo real. O jogo é totalmente em 3D, com áreas amplas para exploração e combates em arenas.

As artes especiais continuam sendo uma marca da série Tales of, mas aqui o sistema de link duplo é o diferencial que dá um toque único ao combate.

tales of xillia remaster jogo imagem 002
Tales of Xillia Remastered: Um jogo para conhecer essa franquia 6

Além disso, a cena de abertura do jogo original, com todo aquele traço de anime, cenário caprichado e o drama na forma como é apresentado, prende nossa atenção para entender cada diálogo. Mesmo que, naquela época, fosse necessário ter um dicionário ao lado para fazer a tradução — já que não havia localização para o português do Brasil —, cada momento era uma verdadeira viagem, pois o trabalho introdutório dos jogos de JRPG sempre foi incrível.

A DOKIDOKI GROOVEWORKS é responsável por esta nova versão do jogo, o estúdio trabalha em franquias aclamadas como Octopath Traveler 0 da Square Enix, Valkyrie Anatomia e outras. Algumas alterações foram adicionadas para fazer sentido no cotidiano atual.

Melhorias para Tales of Xillia Remastered

O remaster inclui mais de 40 conteúdos de DLCs originais — como roupas e itens de suporte — agora integrados ao jogo base.

A Grade Shop, loja usada para adquirir efeitos especiais no jogo, estará disponível desde o início da campanha, diferente do original, em que só era acessível no New Game+.

Além disso, há um item especial de 50% de desconto para a Grade Shop.

Entre as melhorias de qualidade de vida, temos:

  • Sistema de auto-save;
  • Toggle para ativar ou desativar encontros aleatórios;
  • Ícone de destino no mapa, facilitando a navegação;
  • Possibilidade de pular cutscenes;
  • Dash para movimentação mais rápida;
  • Ajuste de câmera;
  • Personalização de controle;
  • Alternância entre dublagem em japonês e inglês;
  • Correção de erros tipográficos e pequenas mudanças em expressões.
  • Visuais e Desempenho

O remaster conta com resolução aprimorada, texturas mais limpas e melhorias gráficas para as plataformas modernas.

  • PS5 e Xbox Series X/S: 60 FPS e 4K como alvo;
  • PC: suporte a 4K e taxas de quadros variáveis;
  • Nintendo Switch: 30 FPS, com 1080p no modo docked e 720p no modo portátil.

Mecânicas e Estrutura

O sistema DR-LMBS permanece o mesmo — com o combate baseado em link, Over Limit e Linked Artes.
A escolha de protagonista, a progressão via Lilium Orb e a história original também permanecem intactas.
O foco do remaster é modernizar, e não reformular o conteúdo.

Vale a pena jogar?

Se você nunca jogou a série Tales of, com base na minha experiência com o original, posso dizer que, se mantiver e adicionar as melhorias prometidas, Tales of Xillia Remastered é uma ótima porta de entrada — especialmente para quem gosta de JRPGs. As melhorias mecânicas e gráficas mostradas nos vídeos divulgados pela Bandai Namco revelam um jogo mais fluido e acessível.

Esse relançamento haverá duas versões, a padrão e a Deluxe. Com preço na Deluxe para PC em R$ 274,50 com as DLCs incluídas, o valor acaba se justificando.

Enfim, pode até haver questionamentos sobre se este é o jogo ideal para celebrar os 30 anos da franquia, mas, sempre que surge um novo título da série Tales, é difícil não ficar animado para jogar. Como vocês já sabem, em 31 de outubro de 2025, estejam prontos para Tales of Xillia Remastered nos consoles PlayStation, Xbox e Switch; a versão de PC via Steam estará disponível um dia antes.

Gaboni Neto
Gaboni Netohttps://www.meugamer.com/
Moacir Gaboni Neto é criador de conteúdo e streamer do canal AllGaboni, apaixonado por games, animes e tokusatsu. Produz lives e vídeos de jogos atuais e retrô, já realizou colaborações com grandes empresas e busca sempre levar autenticidade e energia para o público.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.