A Team Cherry ousou ao lançar Silksong sem pré-venda e cala a indústria

- Advertisement -

Antes mesmo da desenvolvedora independente Team Cherry revelar a data de lançamento de Hollow Knight: Silksong, já estava claro que seria um sucesso de vendas. O jogo foi publicado oficialmente em 4 de setembro de 2025, para praticamente todas as plataformas atuais e até consoles da geração passada. A pré-venda inexistente comunica uma mensagem direta para outros estúdios que visa a lucratividade sem entregar qualidade!

Leia também:

A sequência do aclamado Hollow Knight (2017), vencedor de diversos prêmios independentes, chegou com grande expectativa. Apesar de não ter vencido o The Game Awards em seu ano original, ficando atrás de Cuphead, o título conquistou uma comunidade apaixonada que aguardava ansiosamente pela continuação.

Sucesso antes mesmo do lançamento

Como já indicava o hype, Silksong deveria ser inicialmente apenas um conteúdo adicional, mas acabou se tornando um jogo completo, superando até expansões de peso como Cuphead: The Delicious Last Course.

Segundo dados do SteamDB, a lista de desejos do jogo chegou a quase 400 mil usuários apenas no Steam. Uma informação interessante é que o jogo entrou para o top 20 dos jogos mais jogados na plataforma Steam de todos os tempos. Além disso, em eventos como State of Play, Nintendo Direct, Xbox Partner Preview, Summer Game Fest, Future Games Show e até o próprio The Game Awards, a ausência do jogo só aumentava as especulações e fortalecia a expectativa.

SteamDB usuários Hollow Knight: Silksong
(Divulgação)

A revelação na Gamescom 2025

A confirmação oficial aconteceu durante a Opening Night Live da Gamescom 2025 em Colônia, Alemanha, com anúncio da data e um curto prazo até o lançamento.

Durante a feira, os visitantes puderam testar uma demo jogável em diversas plataformas, incluindo Xbox e Nintendo Switch. Nosso site acompanhou o evento de perto: (A seguir assista ao vídeo).

Gameplay do jogo na gamescom 2025

Preço acessível e Day One no Game Pass

Firmando que a excelência que os programadores estavam procurando estava no polimento correto e pronto para chegar às lojas. O mais interessante é que, como o título também estaria em Day One (no lançamento) no Xbox Game Pass, poderia ofuscar as vendas. Mas ficou claro, com os mais de meio milhão jogando nas primeiras horas, prova do contrário. Mesmo com um valor acessível, comparando aos valores atuais, a empresa conseguiu lucrar e pode ter criado uma inimizade com outras desenvolvedoras.

Ao citar que o preço nas versões de PC saiu por apenas R$59,99, e até no PlayStation — a plataforma mais cara —, e até mesmo na Nintendo eShop deixaram o preço da versão de Windows. Sabe o que isso significa? Se um estúdio sabe que está criando algo intenso e divertido, os usuários vão adquirir sem hesitar. Enquanto a Team Cherry continuar desenvolvendo jogos interessantes, feitos para entreter, terá meu respeito e apoio. A indústria precisa seguir esse caminho, mantendo a ganância afastada de um mercado formado por pessoas apaixonadas por diversão, histórias profundas e personagens carismáticos.

O papel dos indies e o futuro da indústria

Os jogos independentes estão cada vez mais ganhando a confiança da comunidade por entregarem propostas atrativas, mostrando que os grandes players poderiam seguir o mesmo caminho. Mesmo em produções AAA, pensar no usuário e considerar seu feedback poderia aumentar vendas e reduzir prejuízos e demissões em massa, que muitas empresas da indústria ainda enfrentam. Na minha visão, isso diminuiria significativamente esses problemas.

Por fim, Hollow Knight: Silksong, que traz a destemida Hornet como protagonista enfrentando um mundo enigmático e intenso, já é um sucesso global. Com milhões de cópias vendidas globalmente, juntando todas as plataformas para as quais o jogo foi publicado por sua desenvolvedora.


Caso não tenha jogado, recomendo começar de imediato, seja no PlayStation, Xbox, Nintendo Switch ou PC Windows, através do Steam e da Epic Games Store. Depois, retorne em nosso site para nos contar se estávamos corretos em sua imersão e na diversão da profundidade da lore.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.