“Objeção!“, é o que finalmente Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy trouxe para os usuários brasileiros com a atualização de localização em português do Brasil. Apesar de essa informação da mega atualização estar em vigor desde setembro deste ano, isso intensifica algo que sempre foi um dos problemas para atrair os brasileiros e outros países que não tinham suporte nativo, somente no inglês e japonês.
Leia também:
- Dispatch dobra aposta e bate novo recorde na Steam
- Tudo o que rolou nos anúncios do Xbox Partner Preview 2025
- Eminem chega a Hitman com nova skin e trailer destaca dinâmica com o Agente 47
Uma das coisas que mostram quando um título amplia seu alcance localizando o suporte para outros idiomas é o interesse dos usuários. Se mesmo sem o suporte ou legendas paralelas um título consegue uma base interessante de fãs, imagina quando eles adicionam esse suporte para beneficiar aqueles que toda a vida desejaram se aprofundar mais na trama do jogo.
Por exemplo, Dispatch, um título que necessita de compreensão do idioma original para gerar maior imersão e exige atenção aos diálogos para escolhas. Se seus desenvolvedores tivessem limitado o suporte somente a um idioma, dificilmente o título teria o alcance que teve ao já vender 2 milhões de cópias em duas semanas. O carisma dos personagens, somado à dinâmica do roteiro, gerou o efeito “furar bolha” para um título de visual novel.
Com Ace Attorney isso não é diferente: Phoenix Wright, Apollo Justice, entre outros. A Capcom demorou muito para perceber o quanto isso é importante. Compreendo que seus relatórios de venda podem não parecer suficientes para terem alavancado suporte para outros idiomas tempos atrás. Contudo, há jogos com menos aproveitamento que são lançados já com multi-idioma para que os jogadores compreendam melhor o enredo da trama. A própria desenvolvedora cita terem vendidos mais de 4,3 milhões de cópias — um montante ideal para ter convertido em novas localizações.
O lançamento de Dispatch exibe um público que parecia adormecido, e agora outros estúdios estão observando isso com uma percepção mais lucrativa. A própria Adhoc Studio criou o engajamento que, no passado, quando os desenvolvedores faziam parte da Telltale e focavam em licenciamentos que exigiam investimento pesado em royalties, parecia distante. Agora, com essa abertura, outros desenvolvedores devem já estar produzindo histórias para conseguir seu lugar na indústria. Embora, desenvolvedor, um jogo sem estrutura e uma trama que desperte atenção dos jogadores pode render mais prejuízos do que benefícios.
Ace Attorney, com toda sua linguagem mais técnica, finalmente pode ser apreciado pelos brasileiros como sempre deveria ter sido. PROTESTO!!!
Toma essa! Para vocês poderem jogar e aproveitar cada momento da trilogia Phoenix Wright: Ace Attorney, Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice for All e Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations —; a seguir, observe alguns detalhes.
Lembrando que até 1º de dezembro de 2025, os jogadores podem adquirir Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy com desconto de 67% no Steam, o melhor dessa Black Friday 2025. Apesar de o nosso site não ter nenhum vínculo monetário com as empresas citadas nesta publicação, esta informação é atraente para aqueles usuários e leitores do site que, por ventura, possuem curiosidade em jogar o título agora que está totalmente localizado. Além disso, atualizações de segurança, correções de bugs e ajustes finos também foram adicionados recentemente.
Onde e como jogar:
Disponível no Nintendo Switch, PS4, Xbox One/Series X|S, PC. Suporte a Português-BR (texto e voz na dublagem — PT-BR) na versão atualizada.

