Durante a comemoração anual do N7 Day, a BioWare confirmou que o quinto título da franquia Mass Effect continua em desenvolvimento.
Mike Gamble, produtor executivo, deixou claro que o jogo permanece no roadmap da Electronic Arts, mesmo diante da futura aquisição da empresa, prevista para o próximo ano, por um fundo de investimento saudita.
Leia também:
- Bioware lança pré-venda do Vinil de Mass Effect Andromeda
- NumSkull lança Tubbz de Mass Effect, com Comandante Shepard e Garrus
Como jornalista da indústria dos games, fico preocupado com mudanças drásticas — especialmente quando um estúdio tão renomado passa por reformulações.
No entanto, é importante considerar que Mass Effect é uma franquia com milhões de fãs ao redor do mundo e, como série, já está confirmada para streaming no Prime Video. A empresa sabe que, para atrair novos jogadores e apresentar sua saga a uma nova geração, é necessário lançar um novo título.
Embora Dragon Age: The Veilguard tenha sido um lançamento recente e problemático para a BioWare, espera-se que este novo jogo de ficção espacial — que envolve conquistar o céu profundo — siga o caminho oposto.
Um novo fracasso de narrativa e vendas, como aconteceu com Andromeda, poderia decretar o fim de um dos estúdios que mais trouxeram inovações para a indústria dos games.
Declaração de Mike Gamble
“Assim como vocês, também ouvimos os rumores recentemente. Vocês deixaram claro que se importam muito com o que vem por aí. Então, vamos começar esclarecendo as coisas: o próximo jogo de Mass Effect está em desenvolvimento, e a EA e a BioWare continuam comprometidas em contar mais histórias neste universo”, declarou Mike Gamble.
Gamble também afirmou que o foco atual da equipe é totalmente voltado para o novo jogo, com todos os desenvolvedores trabalhando diretamente para entregar algo que surpreenda os jogadores.
Soa até irônico: em 2017, publiquei um texto afirmando que a empresa parecia mais interessada em desenvolver um novo Dragon Age do que continuar a jornada do Comandante Shepard. Agora, em 2025, a BioWare sabe que não pode errar.

Confira mais um trecho da fala do produtor:
“A verdade é que os últimos anos foram incrivelmente agitados na BioWare. Mas, atualmente, a equipe está totalmente focada em Mass Effect. Temos muito do universo para explorar, muitos recursos para desenvolver e muitos romances para criar.
Estamos entusiasmados com o que estamos construindo e prometemos a vocês: quando estivermos prontos, será muito divertido mostrar. Até lá, obrigado pela paciência — sei que vocês estão sedentos por notícias (e sim, às vezes meus tweets têm significados ocultos).”
Com o peso de um legado icônico e a pressão por um retorno triunfal, a BioWare tem diante de si o maior desafio da sua história; reerguer e recuperar essa mítica franquia para confiança dos fãs.
Por fim, Gamernéfilos, ainda confiam no lançamento de Mass Effect 5 ou 4 se for uma continuação direta da trilogia original.
