Arc Raiders se destaca entre os jogos mais jogados nas férias de verão de 2026

Tendência entre jogos pagos no steam

- Publicidade -

Citar Counter-Strike 2, Dota e Fortnite como os mais jogados é um grande clichê, já que esses títulos costumam permanecer no topo. Porém, Arc Raiders, da Embark Studios, obteve seu quarto melhor pico de usuários simultâneos desde seu lançamento oficial, em 30 de outubro de 2025. Normalmente, jogos de extração ou tiro em primeira pessoa — e até mesmo com temática em terceira pessoa, como é o caso aqui — costumam ter uma queda acintosa após as primeiras semanas. Com este título, no entanto, ocorreu o inverso: ele aumentou sua base de usuários e, agora, nas férias de verão de 2026, os jogadores parecem estar aproveitando ainda mais.

Leia também:

Menciono “verão” por estar escrevendo diretamente do Brasil, mas poderia ser “férias de inverno” se o recorte fosse os Estados Unidos. Contudo, o jogo continua atraindo usuários dos mais diversos estilos. Até jogadores que são fãs dessa temática estão aproveitando para passar o tempo ou aliviar o estresse do cotidiano. Além disso, Arc Raiders, na minha visão, é um escape para aqueles jogadores que aguardam um Tom Clancy’s The Division 3, atualmente sob os cuidados da Massive Entertainment, estúdio da Ubisoft.

Mesmo com a promessa de estarem recrutando talentos da indústria dos games para colaborar com o projeto, ainda há dúvidas sobre quando esse título será lançado. Isso se deve a uma série de problemas internos que a empresa francesa vem enfrentando, somados ao seu processo de reestruturação.

A verdade é que a Embark Studios não tem nada a ver com isso e está colhendo os frutos de entregar imersão aos jogadores que gostam do gênero de extração. Escape From Tarkov, que deveria ter conquistado jogadores suficientes para bater picos de 100 mil usuários simultâneos, acabou esbarrando em problemas técnicos e não atingiu sequer metade do que se esperava.

A diferença é que, no Top 10 da plataforma Steam entre os títulos com mais jogadores simultâneos, apenas Arc Raiders conseguiu ultrapassar a marca de 250 mil usuários, mantendo números em alta ou estáveis nos últimos dois meses. Uma façanha realmente respeitável, especialmente ao considerar que se trata de um jogo pago e de uma franquia nova — algo que nem mesmo Battlefield 6, com um pico de 747 mil usuários, conseguiu sustentar por tanto tempo em atividade.

O Top 20 mais desejado da indústria dos games

Utilizando o SteamDB como base estatística ao mensurar os 20 jogos mais jogados, percebe-se que, com exceção dos títulos gratuitos como Counter-Strike 2, Dota 2 e PUBG: Battlegrounds — que outrora já foi pago —, Rust é o único que oscila na casa dos 200 mil usuários sendo um jogo pago. O que se mantém estável por esses longos meses, como citamos, é Arc Raiders.

Estatísticas dos 20 jogos mais jogados na paltaforma Steam em janeiro de 2026
Estatística do site SteamDB sobre o Top 20 da primeira semana de Janeiro

Esta é apenas uma análise baseada na versão para PC Windows, sem mencionar os dados dos usuários que jogam nos consoles PlayStation 5, da Sony, e Xbox Series X|S, da Microsoft. Esses números podem facilmente dobrar, o que acabou tornando o estúdio sueco milionário, com dividendos satisfatórios para expandir o universo da franquia com novos conteúdos. Quem sabe até trazer um novo título, lembrando que eles também possuem em seu currículo o jogo de tiro tático The Finals, já abordado em artigo no site.

Por isso, podemos afirmar que o jogo do verão de 2026, entre os mais jogados por questões óbvias, é Arc Raiders. O título demonstra que, quando os desenvolvedores ouvem sua comunidade, a indústria dos games pode continuar sendo lucrativa. Trata-se de uma amostra para os veteranos de que a base de fãs ainda sabe provocar tendências.

Para quem nunca jogou, o título pode ser encontrado no PC Windows via Steam, na PlayStation Store para PS5, na Microsoft Store para Xbox e em outras lojas digitais.


Fique ciente de que o nosso site não possui vínculo com nenhuma das marcas e empresas citadas nesta publicação, mas atua com base no interesse direto dos nossos leitores em saber o que jogar neste período que é considerado férias em território brasileiro.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.