Parasite Mutant tenta atrair olhares de fãs que jogaram Parasite Eve, publicado no fim dos anos 90 no PlayStation 1. Apesar de você saber que é um jogo diferente do da Square Enix, quem jogou os dois primeiros títulos percebe claramente a inspiração. Como eles disponibilizaram a demonstração gratuita na plataforma Steam, resolvi testar para saber o quanto estava profundo esse primeiro vislumbre.
Leia também:
- Lançamentos de janeiro de 2026: O novo ano começa com jogos buscando seu lugar ao sol
- Review | Solo Leveling: Arise Overdrive
- Demo de DRAGON QUEST VII Reimagined: requisitos para jogar
Utilizando o sistema que eles descrevem como Active Time Chains (ATC), diferente de Eve, que utilizava o sistema Active Time Battle (ATB), uma combinação de movimento em tempo real popularizada pela série Final Fantasy, controlamos a agente psíquica Nova, que enfrentará criaturas arrepiantes em cenários desoladores. O título, quando iniciamos, traz pequenas explicações das mecânicas e de como derrotar as criaturas. Contudo, pela minha experiência, acredito que a jogabilidade necessita de um pouco mais de fluidez e os cenários, mesmo que lineares em diversos momentos, possuem muitas paredes invisíveis, sendo quase impossível subir até mesmo em uma calçada.


A demonstração do jogo permite explorar cerca de 5 a 7% do título, fazendo o usuário compreender como serão algumas mecânicas de combate, o uso de recursos do inventário e o funcionamento do mapa. Gravei cerca de quase 18 minutos de jogo, e vocês podem assistir, se desejarem, ao vídeo na íntegra no início desta publicação.
Como é uma jogatina casual, somente para exploração do primeiro contato com o jogo, adentrei na trama observando como recuperar vida, comandos de ataque e esquiva. Aconselho que todos os jogadores compartilhem seus feedbacks com os desenvolvedores. Assim, é possível orientar de modo positivo para que eles melhorem, caso necessário, algumas mecânicas, possíveis bugs, entre outros detalhes técnicos.
Tamanho da demonstração de Parasite Mutant e localização
Quando baixei o jogo, ele exigiu 4,6 GB de armazenamento em disco. Parasite Mutant não é um jogo pesado, e o interessante é que há localização em português. No jogo, percebi um português de Portugal, mas na página da Steam consta localização em português brasileiro. Espero que, em seu lançamento oficial, de fato esteja tudo localizado para o Brasil.
Sempre que puder, salve o jogo na sala segura para não ter que iniciar tudo novamente. Sobre os comandos, o jogo conta com uma barra dupla; cada vez que ela enche, você consegue escolher entre ataque corpo a corpo ou usar arma de fogo, como atirar. Tudo é punitivo, e eles querem deixar elementos de RPG; caso efetue uma ação, você fica elegível para outra ação seguinte. A personagem possui um especial que vai evoluindo à medida que coletamos recursos para ficarmos mais fortes. Quem é fã de títulos de ficção com elementos de survival horror provavelmente irá se agradar.
Enquanto a IceSitruuna não se pronuncia por uma data oficial de lançamento do jogo. Aproveite e jogue agora mesmo na versão de PC Windows este título.
