A Capcom liberou a demo global de PRAGMATA para que todos testem o título antes do lançamento oficial em abril de 2026 para consoles PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch 2 e PC Windows via Steam. Uma demo já vinha sendo apresentada em eventos de games, como a Tokyo Game Show, quando o site do MeUGamer foi convidado para testar previamente. Agora que está liberada, os usuários podem ter um vislumbre dessa nova IP da Capcom. Esse novo título sofreu adiamentos e finalmente todos podem jogar no próximo ano.
Leia também:
- The Game Awards 2025: Esses são os vencedores do ano
- Saiu o teaser trailer oficial de Street Fighter
Controlamos o protagonista Hugh ao lado da carismática e meiga Diana, que possui habilidades hackers para enfraquecer barreiras dos autômatos. Essa androide inseparável do patrulheiro espacial é quase uma dupla no estilo Banjo-Kazooie. Caso não conheça, foi uma mítica dupla de um jogo de aventura publicado pela Rare no fim dos anos de ouro da empresa, onde controlávamos um urso, Banjo, e um pássaro, Kazooie, em sua aventura para impedir os planos.

A demonstração gratuita é praticamente um tutorial de como serão as mecânicas do jogo. Você aprende que é necessário utilizar um quadro para ir hackeando os inimigos e quebrar suas defesas para fortalecer nosso poder bélico. Compreendemos que, ao passar dos desafios, vamos melhorando as habilidades dos dois personagens na progressão do jogo. A primeira vez que joguei, demorei quase 50 minutos vasculhando os locais; já na segunda, gastei no máximo 22. Se você é um jogador que faz runs, poderá fazer por um tempo menor nessa prévia, o que deve se estender por toda a jornada.
Eles não adicionaram uma mecânica em que, se você pular um pouco acima e se houver um obstáculo, o personagem simplesmente não se segura para subir, somente se aquele local já for parte do caminho do jogo. Isso acaba causando uma série de paredes invisíveis que o personagem não consegue ultrapassar, e ficamos nos perguntando que não há sentido algum. Como restam alguns meses para o lançamento, considerando que esta publicação está sendo desenvolvida em dezembro de 2025, eles podem atualizar essa frustração ao feedback positivo.


Seja um especialista em hackeamento em PRAGMATA
A questão dos inimigos ainda não foi possível ter uma prévia se haverá muitos ou apenas meia dúzia, mudando apenas variações. Já que conseguimos lutar ao menos com três autônomos inimigos e um mecha que lembra bastante o ED-209 do filme Robocop. Falando nos personagens inimigos, com a adição do combate utilizando o hackeamento, se você possui um pouco de déficit de atenção, pode ter certeza de que demorará mais do que o normal para derrotar os oponentes. Acredito que, conforme avançamos, o quadro para ter vantagem fica mais complicado; eles são quase uns minipuzzles para uma combinação perfeita de ataque.
Em questão de combinação e sincronização para habilitar outros locais, há combinações com os botões do controle ou teclado, dependendo da sua preferência. É fácil entender que até ao abrir portas e elevadores vai ficar complicado, à medida que avançamos e há o tempo para acertos. Perdi uma vez para ver o que aconteceria; em uma delas, retornou ao último ponto de checkpoint, com os inimigos novamente nos aguardando. Melhor do que ter que recomeçar toda a fase, o que levaria mais tempo.
A jogabilidade não é ruim, mas a câmera, que podemos escolher entre três opções — perto, média distância e longa —, também não é das melhores, porém o padrão da velocidade que controlamos no analógico direito poderá ter que receber ajustes no menu. Na minha concepção, é lento, e aumentar a velocidade da câmera pode lhe ajudar a prever golpes.
Nesse meu teste, estavam liberados apenas dois tipos de dificuldade: casual, para quem é novato em jogos de ação, e a padrão. Provavelmente haverá outra mais complicada quando a versão completa for lançada. Ainda assim, depois que você pega a prática das esquivas e como funciona o hackeamento do jogo, a dificuldade parece algo meio distante. Não conseguimos sentir grandes problemas — não significa que o jogo esteja fácil, é apenas uma noção para quem está sempre jogando títulos de ação.



O mecha que comentei, que lembra o robô vilão de Robocop, se chama IDUS, e é o que finaliza nossa prévia da demo gratuita de PRAGMATA. Ele foi interessante; a trilha do combate lembrou bastante Tron Legacy nos momentos de ação. Esse combate entre Hugh e Diana contra IDUS foi o verdadeiro ponto alto que me fez ficar na expectativa quando o jogo for lançado.
Se a Capcom liberar uma chave do jogo, publicaremos no período de lançamento; se não, apenas quando tivermos uma oportunidade concreta. A luta mostrou como devemos utilizar todas as habilidades do nosso protagonista, como propulsor, dash — que eles chamam de parar o tempo — e escolher todas as armas disponíveis no quadro de armas para derrotá-lo.
O jogo não é inovador no quesito geral; ele traz bons gráficos, detalhes intensos, e a trilha sonora não é enjoativa. Para os fãs de jogos de ação com temática de ficção científica futurística, é um jogo para adicionar na sua lista de desejos. Independente da plataforma, se o título conseguir incorporar melhorias, uma gameplay objetiva e personagens que instigam a continuar jogando, poderá ser um sucesso. Agora, o problema é se forem os mesmos combates repetidos; isso pode desencadear uma perspectiva abaixo do esperado pelos jogadores e mais uma propriedade intelectual que poderá ir para a geladeira da indústria dos games.


Por fim, deseja testar e conhecer um pouco mais desse jogo focado em aventura de ficção científica? Esteja pronto para 24 de abril de 2026. Fique ciente de que, apesar da demo não ter dublagem em português brasileiro, o jogo será totalmente localizado em sua versão final.
