Prévia da demo do jogo Heroes of Might and Magic: Olden Era

Estratégia clássica renasce em nova demo que mistura nostalgia, desafio e visual moderno

- Publicidade -

Quando ouvi que a Hooded Horse publicaria o mais novo título da franquia Heroes of Might and Magic, intitulado Olden Era, percebi que a Ubisoft resolveu entregar o jogo para uma empresa que tem tido um olhar especial para jogos de estratégia. Aproveitando o Steam Next Fest de outubro de 2025, a Unfrozen, desenvolvedora desta versão, publicou uma demonstração gratuita para que os fãs antigos — e aqueles que nunca jogaram nada desta franquia — tenham o primeiro vislumbre.

Claro que o nosso site testou o jogo para trazer, em primeira mão, nossa prévia da reimaginação. Digo reimaginação, pois a essência continua, mas percebemos uma reformulação gráfica e também mecânicas mais atraentes. Lembrando que a Unfrozen é responsável pelo receptivo jogo Iratus: Lord of the Dead, que vendeu milhares de cópias na plataforma Steam na versão para PC Windows.

Ao todo, seis facções estão confirmadas: Temple (Templo), Necropolis (Necrópole), Sylvan (Silvana), Dungeon (Dungeon/Masmorra), Hive (Colmeia) e Schism (Cisma), cada uma com suas habilidades. Mas para esta prévia somente quatro estavam disponíveis. Além dos modos liberados são Arena, Classic (Clássico) e Single Hero (Herói Solo). Como todo jogo de estratégia, você passa por um pequeno tutorial, que é recomendável para jogadores novatos — e os veteranos vão querer pular esta parte. Apesar de que quase todos os comandos são similares para os que já têm costume nesse gênero, muda uma coisa ou outra, nada que seja muito difícil de compreender.

Nesse primeiro momento, percebi que o idioma em português do Brasil estava desativado. Hooded Horse, por gentileza, localize para o nosso país as legendas e a interface do jogo, hein… (risos). Retomando ao jogo e compreendendo os primeiros passos, pude escolher minha facção para avançar e perceber o quanto os gráficos estão bem trabalhados, considerando que será um título com lançamento previsto apenas para 2026.

Para não parecer leviano, a franquia sempre teve seus combates complexos — e com Heroes of Might and Magic: Olden Era isso não é diferente. Os turnos devem ser estudados com uma estratégia para que o oponente não tenha seu alcance facilitado. Também é bom escolher corretamente quem ficará na linha de frente para suportar mais ataques, e os da retaguarda, para irem atacando sem receber contra-golpe. Então, teremos arqueiros, cavaleiros, clérigos, heróis de batalha, seres místicos e mais… para compor nosso exército.

heroes of might magic olden era demo imagem jogo 003
Prévia da demo do jogo Heroes of Might and Magic: Olden Era 8

A progressão na hora de evoluir nossas construções é fundamental para fortalecer nosso exército e as fortificações da cidade. Dominando esses detalhes, já é um passo para conseguir conquistar cada nova localidade explorada. Explicando desse jeito parece fácil, mas sabemos que os desenvolvedores gostam de aplicar dificuldades insanas, mesmo quando você está no modo para relaxar e curtir a trama. Escolher as batalhas ajuda a ganhar mais experiência para ir progredindo. Ou escolher deixá-los fugir, o que pode ser benéfico ou não — isso vai da sua escolha e se há ameaças maiores se aproximando. Recomendo observar, antes de aceitar lutar, os atributos e quais benefícios ganhará por cada batalha.

Uma das coisas que gosto nessa franquia é a possibilidade de ser emboscado, não ficando apenas com inimigos na sua frente, mas vindo também pela retaguarda. Se não estiver com um grupo forte, é quase certa sua queda ao enfrentar inimigos em número superior. Em alguns momentos, a arte desenvolvida do jogo lembra muito Heroes of Might and Magic III — ao jogar, consegui sentir uma lembrança similar ao clássico de 1999. A IA do jogo traz um desafio satisfatório, aumentando nossa intensidade na estratégia das batalhas.

heroes of might magic 3 comparacao imagem 002heroes of might magic olden era demo comparacao 001
Comparação entre Heroes of Might and Magic 3 HD Edition e a Demo Olden Era

O jogo também permite partidas contra outros jogadores no modo multijogador online, para intensificar a forma de enfrentar outras fortificações. Jogar solo é interessante, mas desafiar outros jogadores torna a experiência maior e mais compromissada. Pois apenas se aventurar contra bots pode não gerar o mesmo efeito de satisfação.


Conclusão desta demo do jogo Olden Era

O título está indo no caminho correto ao trazer o estilo clássico do jogo por turnos e adicionar novos elementos para atualizar como os jogos de RTS são vistos atualmente. Porém, a desenvolvedora deve ficar de olho. Quando a Ubisoft ressuscitou outro clássico, The Settlers com New Allies — cuja review está em nosso site — acabou entregando um título que deveria fortalecer a saga, mas acabou sendo seu sepultamento. Já que trouxe um estilo genérico, lembrando mais comandos para usuários de smartphones do que uma dinâmica com construção e batalhas que prenda os jogadores por horas.

Enfim, Heroes of Might and Magic: Olden Era será lançado oficialmente em algum momento de 2026 para PC Windows via Steam.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.