No dia 20 de outubro, Aquiris Game Studio estúdio brasileiro de desenvolvimento de jogos lançou uma expansão para homenagear o atemporal piloto de Formula 1 e tri-campeão mundial Ayrton Senna da Silva. Ou apenas Senna como conhecido pelos Brasileiros e no mundo.

Recentemente, fiz uma dedicatória sobre a trajetória de como fui impactado aos sábados e domingos nos dias de suas corridas. Como fã de um dos maiores pilotos que vi em atividade, precisava jogar esta expansão para ter minhas impressões.

Horizon Chase Turbo, já é uma nostalgia desde que chegou como sucessor espiritual do clássico Top Gear, lançado décadas atrás pela Kemco. O capricho com a trilha sonora, circuitos e visuais lembram ao lançado no Snes, em 1992.

Agora, explorando novos DLCs, inspirado em carros da F1 com título sugestivo Senna Forever, é reviver mais uma vez o passado.

Além da bela homenagem, parte da renda adquirida pela expansão vai para o Instituto Ayrton Senna —; ele tinha como principal preocupação o incetivo pela educação das crianças — sendo essencial para o futuro de toda nação.

A preocupação da desenvolvedora foi tão cuidadosa que tentaram aproximar ao máximo a imersão da velocidade. Permitindo além da visão em terceira pessoa, bem como, em primeira pessoa com visão pelo cockpit.

Começamos com o jovem Ayrton na sua equipe inicial a Thunder (Toleman), eles não tiveram direitos para utilizar os nomes reais. Apesar pelas cores e história contatada de cada prova do circuito, reconhecemos a época em questão. Logo, a vida do Brasileiro e as 4 equipes que foi membro são recontadas pelas temporadas que participamos. Os pilotos também recebem nomes fictícios, mas que podemos também perceber as referências.

Os circuitos

Dos circuitos que jogamos o de San Marino, no jogo é chamado de Riviera Francesa. É no circuito de Mônaco que ele receberá o eterno apelido de ‘Rei de Mônaco‘ ou Rei da Chuva. Naquela corrida de recuperação em uma forte chuva pegaram todos de surpresa. Mas sua performance, perseverança e talento, e raça Brasileira, foram suficientes para vencer a prova!

Uma das sacadas que gostei, é a proporção baseada pela qualidade de cada equipe que entramos. No primeiro capítulo, percebemos um pouco da dificuldade nas ultrapassagens de outros rivais. O desempenho é perceptivo em relação à equipe adversária. Na segunda temporada e migramos para uma nova equipe, nossos carros mudam de patamar. E começamos a ditar quem manda nas pistas dos principais circuitos mundiais.

Lembrando que não basta simplesmente vencer as corridas, também devemos conseguir as façanhas do Senna. Elas aparecem antes de cada prova. É interessante conseguir todas para desbloquear conquistas.

Jogabilidade renovada?

A jogabilidade recebeu melhorias em relação ao jogo base, as curvas forçando sua capacidade de prever o momento certo para frenagem e retomada da velocidade. Colocando a impressão que estamos em um novo game e não no mesmo Turbo. Como o título é uma corrida frenética acelerada o “Pit stop” é sempre próximo às linhas de chegada (ou partida) seja lá como preferir!

Se estamos falando em velocidade, o Brasil teve seus circuitos onde nosso piloto Paulistano do bairro de Santana, teve seus momentos. Ayrton Senna, com problemas no câmbio, apenas a sexta marcha funcionava normalmente, e mesmo assim, com todas as adversidades, venceu o GP Brasil de 1991, em Interlagos. Novamente na chuva, revelando um verdadeiro mito das pistas molhadas. Sua comemoração é inesquecível, uma mistura de dor e alegria, jamais esqueci aquele dia. Olha que tinha somente 6 anos, no entanto, esses momentos são marcantes e, eternos.

A rivalidade entre Alain Prost com Senna é mencionada, e aumenta a emoção para vencer um oponente no mesmo nível. Era uma época que as equipes estavam mais separadas pelo talento individual do que pela tecnologia e desenvolvimento dos motores.

E por fim, se busca um desafio e viver momentos que o seu coração terá emoções, alegrias, tristeza e saber que o brasil teve seu nome no ponto mais alto da Formula 1. A expansão é algo que você precisa ter em sua biblioteca de jogos.

Gamerdito (Veredito)

Ademais, Horizon Chase Turbo: Senna Sempre vai fazer você ter algumas horas de gameplay, para se divertir e descontrair e sair dos jogos tradicionais. Com a mágica dos jogos clássicos de consoles dos anos 90, porém, com gráficos repaginados e desafios relaxantes. A Aquiris Game Studio acertou na proposta e até indico eles desenvolverem um jogo de corrida baseado na F1 no clima de Top Gear. Conseguiram superar minhas expectativas que imaginava como trariam a versão para o título de Horizon Chase Turbo.

Nota do jogo 8/10

A desenvolvedora nos cedeu uma chave do jogo na versão de PC para review (análise), o que não afetou nosso julgamento final.

Curiosidades sobre Ayrton Senna:
Temporadas1984–1994
Equipes4 (Toleman, Lotus, McLaren e Williams)
GPs disputados162 (161 largadas)
Títulos3 (1988, 1990 e 1991)
Vitórias41
Pódios80
Pontos(610)1 614
Pole positions65
Voltas mais rápidas19
Primeiro GPGP do Brasil de 1984
Primeira vitóriaGP de Portugal de 1985
Última vitóriaGP da Austrália de 1993
Último GPGP de San Marino de 1994
Fonte: Wikipedia

SENNA SEMPRE estará disponível no dia 20 de outubro no PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e Series X|S, PC e nos dispositivos mobile iOS e Android.

Horizon Chase: Senna Sempre - Trailer de Gameplay | Aquiris

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.