O game Baldur’s Gate III, desenvolvido e distribuído pelo Larian Studios, se encontra em fase de Acesso Antecipado desde o dia 06 de Outubro de 2020 para PC’s e Google STADIA. Nós do site MeuGamer não poderíamos perder a chance de experimentar essa tão aguarda (e grandiosa) sequência da Franquia, podendo assim então trabalhar em cima do título e trazer para vocês nossa opinião a respeito. Espero que gostem! Apesar do site possuir uma cópia do jogo desde o seu lançamento no Steam em early access, aguardamos mais atualizações para poder entregar uma análise prévia de qualidade.

OBS: Como o game Baldur’s Gate III se encontra em fase de Acesso Antecipado é natural que Bugs, Queda de Desempenho, Crashes e Conteúdos Incompletos existam. Vale ressaltar que o game está passando por diversas Atualizações durante este período, seja para implementar Conteúdo Novo ou simplesmente para Corrigir/Melhorar algo. Enfim, tenham em mente que o Acesso Antecipado não representa o produto final e muito do Conteúdo apresentado até agora pode sofrer alterações ou nem mesmo existir na Versão Final.

Aviso Importante: O site MeuGamer vem atingindo um público bem expressivo e em consequência disso estamos crescendo de uma maneira incrível. Naturalmente, para poder suprir tamanha demanda e apresentar um trabalho de qualidade, tivemos que aumentar a Equipe. Atualmente contamos com um número interessante de Autores no site, os mesmos atuam de maneira livre em Artigos Autorias, Notícias (games, séries, cinema, tecnologia e etc), Previews e Reviews. Falando única e exclusivamente por mim, gostaria de deixar claro que não compactuo com a prática de Spoilers em meus Previews e Reviews, sendo assim, vocês podem ler tranquilamente, pois, este Review mesmo contendo muitos detalhes, não apresenta informações de Enredo (História) que possam prejudicar a sua experiência.

Confira abaixo nossa Gameplay de 1 Hora (sem comentários) do Acesso Antecipado de Baldur’s Gate III:

Gameplay de Baldur's Gate 3 no acesso antecipado - PC

Baldur’s Gate III

A grandiosa sequência da Franquia de games Baldur’s Gate chegou para dar continuidade ao legado!

Reúna seu grupo e retorne aos Reinos Esquecidos em uma História de companheirismo e traição, sacrifício e sobrevivência, e a atração do poder absoluto. Habilidades Misteriosas estão despertando dentro de você, extraídas de um Parasita Devorador de Mentes plantado em seu cérebro. Resista e coloque as trevas contra si mesmas. Ou abrace a corrupção e torne-se o mal absoluto. Dos criadores de Divinity: Original Sin 2 chega um RPG de Próxima Geração, ambientado no mundo de Dungeons & Dragons.

BGIII Detalhes Graficos 1
Review - Baldur’s Gate III “Acesso Antecipado” (PC) 9

O game BGIII (Baldur’s Gate III), não seguindo os passos de seus antecessores (Baldur’s Gate I e II), se inicia de maneira diferente. Aqui o pessoal do Larian Studios não continua com a História de Bhaalspawn, eles decidiram seguir por um Novo Enredo onde os jogadores são infectados com um Parasita Devorador de Mentes. A partir desse ponto, inicia-se uma jornada, em um Mundo Caótico, Cheio de Desafios, Inimigos e Aliados, em busca de uma maneira para se livrar do Parasita.

Trabalho em Progresso

BGIII Character Creation
Review - Baldur’s Gate III “Acesso Antecipado” (PC) 10

Baldur’s Gate III tem como principal objetivo adaptar o Conjunto de Regras da 5ª Edição de Dungeons & Dragons, o jogo de RPG de Mesa mais popular do planeta. Então para aqueles que já estão familiarizados com as Regras da 5ª Edição ou com outros games do estilo, como a Franquia Divinity: Original Sin e Solasta: Crown of the Magister, não existe muitos segredos. No entanto, para aqueles que não estão familiarizados, fiquem tranquilos, pois, o game auxilia com Dicas o tempo todo.

De início temos como de costume a Criação de Personagem que nos apresenta uma variedade bem interessante, aqui temos muitas Opções de Escolha, como: Origem (que Varia e Influência na Gameplay, oferecendo Itens Eespecíficos e Sabedoria), Raçae Sub-Raça (que Influência em Status, Armas, Armaduras, Skills/Talentos, Idiomas de Personagem e na Aparência), Aparência (customização de Cor de Pele, Olhos, Boca, Cabelo, Tatuagem e etc), Classe (Que define a função, como Clérigo, Guerreiro, Arqueiro, Assassino/Ladrão, Bruxo e Mago), Skills/Talentos (que definem o quão bom o personagem é em uma Tarefa) e Status (são os atributos, por exemplo, Inteligência, Destreza, Sabedoria, Força e etc). Apesar de todas essas Opções de Escolha, os desenvolvedores prometeram Melhorias e Novas Adições para a Versão Final de BGIII.

OBS: Após a Criação de Personagem os jogadores devem Customizar um segundo Personagem (apenas Aparência e Raça). O destino dele é incerto, pois, o game ainda está em Acesso Antecipado.

Com relação à Gameplay o game Baldur’s Gate III, por estar em Acesso Antecipado, conta apenas com grande parte do 1º Capítulo, o que significa algumas Missões Principais e algumas Secundárias, totalizando algo em torno de 20 ou 30 Horas de Game, isso dependendo do personagem selecionado e estilo de jogo de cada pessoa.

BGIII Gameplay
Review - Baldur’s Gate III “Acesso Antecipado” (PC) 11

Aqui as Escolhas estão de volta, tudo gira em torno das Escolhas tomadas pelos jogadores e uma vez tomadas, não há como voltar atrás. Por exemplo, em um simples Diálogo se o jogador não for cuidadoso suficientemente e escolher uma Opção equivocada, esse fato pode ser a diferença entre Conseguir um Aliado ou Iniciar uma Batalha. Apesar de ser um Sistema bem legal, às vezes se torna frustrante! Em adição aos Diálogos do game (que são muito bem elaborados) e a interessante Narrativa, também temos o retorno do Sistema de Dados que influência na maioria das Ações tomadas durante a Gameplay (inclusive nas próprias escolhas).

BGIII Escolhas
Review - Baldur’s Gate III “Acesso Antecipado” (PC) 12

Com relação aos Combates, temos um dos pontos mais fortes do título. O Cenário faz toda diferença (literalmente rouba a cena), desde Terrenos Elevados, Terrenos com Vegetação e Terrenos em Chamas, até Terrenos com Água, Poças de Óleo e Elementos Explosivos. São diversas opções de estratégia para vencer os Combates! Além disso, aspectos como Classes, Armas, Skills (Baldur’s Gate III possui muitas Skills mesmo em Acesso Antecipado), Lugares Escuros (que diminuem a chance de acerto, mas aumentam a furtividade) e Lugares Claros (que aumentam a chance de acerto, mas diminuem a furtividade) também devem ser levados em consideração. Para aqueles que curtem batalhas com muita estratégia, BGIII é fantástico. Nos Combates o Sistema de Dados também tem grande influência!

Ainda ligado aos Combates, temos um Conjunto de Ações Universais que, assim como BGIII, são baseadas no Conjunto de Regras da 5ª Edição de Dungeons & Dragons. Confira abaixo algumas delas:

  • Help (Ajuda) – Ação que ajuda os aliados a se levantarem em Combate.
  • Dash (Investida) – Permite que os Personagens corram mais rápido e é ótimo para evitar Combates.
  • Jump (Pular/Saltar) – Ação que pode ser usada dentro e fora de Combate, permitindo que os Personagens pulem/saltem uma distância considerável e até mesmo alcancem Terrenos Elevados.
  • Throw (Arremessar/Lançar) – Permite Arremessar/Lançar os Itens do Inventário em Inimigos, essa Ação não é tão boa e apenas garante momentos engraçados.
  • Shove (Empurrão) – Muito utilizado em Combate para Empurrar os Inimigos de Terrenos Elevados (Penhascos, por exemplo).
  • Dip Weapon (Infundir Arma) – Permite que os jogadores Infundam suas Armas em Elementos dos Cenários (Fogo, Veneno e etc).

Existem mais Ações Universais, porém, não utilizei todas em minha Gameplay de Baldur’s Gate III (pelo menos não ainda).

No título os jogadores podem fazer uma Party (um Grupo) de até 4 Membros, fora o personagem do jogador mais 3 Aliados Padrões (após o término do Acesso Antecipado existirão diversos aliados novos ao longo da Campanha Principal). Não irei me aprofundar em explicações sobre os 3 Aliados Padrões da Campanha, pois, não quero dar Spoilers. O interessante é que os jogadores que tem amigos, que também possuem BGIII, podem desfrutar do Modo Online onde uma pessoa é o Host (o criador da partida e que assume o personagem principal) e os outros assumem os Aliados Padrões.

Outra Dinâmica presente no game é o Acampamento, um local no Mapa que serve de Base e permite Descansar os Personagens (Curar), Trocar os Aliados da Party (dentre os aliados recrutados na Campanha ou retirá-los, uma vez que não é obrigatório ter 4 membros na Party) e Ressucitar Aliados (aqueles abatidos em Combates). Apesar de ser uma Dinâmica muito importante, ela precisa ser corrigida urgentemente porque os jogadores podem utilizá-la a hora que quiserem, ou seja, sempre vão abusar dessa tática para que os Combates sejam fáceis. Juro que não usei essa tática!

Por último, mas não menos importante temos o Twitch Mode (Modo Twitch), esse Modo irá integrar Recursos importantes para o pessoal que faz Streams (Transmissões) na Twitch. Como isso funcionará? Na verdade é bem simples, o Twitch Mode permitirá que os Viewers (Espectadores) tomem as grandes decisões que mudarão o game. Os Espectadores poderão votar no chat nas Opções de Diálogos conforme elas ocorrem em Tempo Real. Além disso, eles também podem Interagir com os Menus do Game para verificar os Status do Personagem, Inventário e Outras Informações Críticas sem incomodar o Streamer (Transmissor).

Gráfico e Áudio (Trilha Sonora)

BGIII Detalhes Graficos 2
Review - Baldur’s Gate III “Acesso Antecipado” (PC) 13

Outro aspecto muito forte de Baldur’s Gate III é a Questão Gráfica, o Larian Studios mandou muito bem no terceiro capítulo da série. Os Cenários (ambientes) são Extremamente Detalhados e Cheios de Elementos Interessantes, São Bem Coloridos (com cores vívidas), e Se Expandem (se revelam) conforme os jogadores exploram as diversas áreas. Já os Personagens são Riquíssimos em Detalhes, desde Texturas Incríveis (que detalham Pele e Entalhes das Armaduras) até Expressões Faciais Extremamente Bem Trabalhadas/Desenvolvidas (expressões realistas).

Acrescentando ainda mais, o Áudio (Trilha Sonora) surpreende e traz, mesmo que Inglês, uma Dublagem de Personagens muito boa, com vozes que combinam muito bem com cada um e são agradáveis. Os Sons de Ambientes também estão muito bem desenvolvidos e apresentam as nuances de cada Cenário, bem como os Sons de Interações de Personagens (caminhada, magias, saltos, golpes e etc).

Em suma, esses dois aspectos são um show à parte!

Pontos Fortes e Pontos Fracos

Baldur’s Gate III, que se encontra em fase de Acesso Antecipado, assim como qualquer outro game não é perfeito, ao mesmo tempo em que apresenta acertos como Narrativa/Enredo Interessante, Gráficos Incríveis, Trilha Sonora Muito Boa, também apresenta erros como Bugs de Animações de Personagens e Crashs (o que acontece raramente, pelo menos comigo).

Pontos Fortes

  • Narrativa/Enredo Interessante.
  • Gráficos Incríveis.
  • Áudios muito bons.
  • Combates Extremamente Estratégicos (com várias possibilidade diferentes de vitória ou derrota).
  • Adapta Muito Bem os RPG’s de Mesa para o Universo dos Games Digitais.
  • Adapta muito bem Conjunto de Regras da 5ª Edição de Dungeons & Dragons.
  • Acesso Antecipado que conta com cerca de 20 ou 30 Horas de Gameplay (dependendo do jogador).

Pontos Fracos

  • Acampamentos – Apesar de ser uma Dinâmica muito importante, ela precisa ser corrigida urgentemente porque os jogadores podem utilizá-la a hora que quiserem (para curar os personagens), ou seja, sempre vão abusar dessa tática para que os Combates sejam fáceis.
  • Durante Combates com muitos inimigos não existe uma maneira de dar Skip (Acelerar ou cortar) nas animações.
  • Bugs de Animações de Personagens (nada que comprometa a Gameplay).
  • Raramente o game está Crashando (Crash).

Conclusão

BGIII Detalhes Graficos 3
Review - Baldur’s Gate III “Acesso Antecipado” (PC) 14

O Game Baldur’s Gate 3 é simplesmente um dos melhores RPG’s que já joguei, sem dúvidas tem grande potencial, uma vez que o game ainda se encontra em seu “Acesso Antecipado”. Não creio que o pessoal do Larian Studios irá alterar muito o jogo para sua Versão Final, no entanto, devemos esperar algumas mudanças que se forem para melhorar o que já está muito bom, serão bem vindas.

Agradecimentos

Nós do site MeuGamer gostaríamos de agradecer o Larian Studios por nos fornecer acesso ao game Baldur’s Gate III, em seu “Acesso Antecipado”, de forma antecipada e gratuita, assim sendo possível a realização deste “Review”. Obrigado por confiar em nosso trabalho! E também agradecemos a todos vocês que nos acompanham no dia a dia. Muito Obrigado!

Baldur's Gate III
Baldur’s Gate III: RPG com um Potencial enorme e que adapta muito bem o Conjunto de Regras da 5ª Edição de Dungeons & Dragons.ken_nascimento
9
out of 10.
2021-02-19T22:38:51-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.