Jogamos Chernobylite com exclusivo acesso antecipado pré-lançamento, e a análise a seguir representa a experiência que tivemos com o jogo. Então, fique atento que lá vem spoiler.

Sejam bem vindos à nossa análise de chernobylite, eu sou Felippe Cascado, conhecido como Cascado Games no Youtube, e irei apresentar diversas características desse game impressionante.

Chernobylite é um game survival horror, RPG, de ficção científica, com campanha single player


chernobylite é um jogo de sobrevivência de ficção científica num mundo pós-apocalíptico que é uma “recriação hiper-realista digitalizada em 3D da Zona de Exclusão de Chernobyl”. O jogo foi desenvolvido pela The Farm 51 e publicado pela All in! Games. Ele possui elementos de RPG, sobrevivência e mecânicas de tiro em primeira pessoa numa campanha single player.

chernobylite esteve primeiro em acesso antecipado, sendo pulicado hoje, 28 de julho de 2021, tendo sido adicionado, segundo os desenvolvedores “mais de 15 novas missões de história, 11 novos personagens de história, novas armas, mapas e mecânica de jogo, aumentando o tempo de jogo médio para mais de 20 horas”. Isso é bem interessante porque, adicionando conteúdo para o jogo, os desenvolvedores demonstram atenção para com os jogadores que investiram no jogo no tempo em que ele esteve em early acess na Steam.

O jogo está legendado em português do Brasil


Outro aspecto positivo é que o jogo está legendado em português do Brasil, e isso é muito importante porque o jogo tem muitos diálogos, leituras a serem feitas, e caso o jogo não fosse localizado no Brasil isso impediria que jogadores pudessem jogar caso não soubesse ler ou ouvir russo ou inglês. Com as localizações, os desenvolvedores demonstraram atenção especial com os jogadores, possibilitando a compreensão da história.

Trama envolve a busca pela amada perdida no evento cataclisma da Usina de Chernobyl


O jogo é, basicamente, a jornada de Igor em busca de Tatyana, sua amada, que teria desaparecido no evento cataclisma da Usina de Chernobyl ocorrido há 30 anos no passado. E manipulando a Chernobilita, Igor consegue se deslocar no espaço-tempo, e precisa coletar materiais, recrutar aliados para seguir em sua missão. E a cada missão realizada, temos a informação de que provavelmente Igor jamais irá ficar com Tatyana, mas que, ainda assim, ele precisa descobrir a verdade sobre o evento de Chernobyl.

A história começa com Igor recrutando Olivier e Anton para ir à fábrica em busca de Tatyana. A missão não dá certo, mas Igor encontra a chernobilita para usar em sua “arma” para poder se deslocar no tempo e espaço. E para escapar do ataque de um ser que aparece do nada através do espaço-tempo, usando a energia chernobylite, e que mata Anton, Igor usa sua arma salvando a si mesmo e Olivier.

Em seguida, Igor encontra Olivier num refúgio, o local que será utilizado para o abrigo deles e de novos personagens recrutados por Igor no decorrer de sua jornada. E não basta recrutar aliados, sendo preciso mantê-los bem alimentados.

Refúgio como local de craf de itens, perks, e escolher missões


O abrigo precisa ser remodelado sendo preciso criar boas condições de conforto para os aliados melhorando o ambiente com camas, itens de uso doméstico, sendo necessário criar mesas de craft de armas e equipamentos, pois é preciso fazer upgrade de armas para poder ter melhor êxito nas missões. Um exemplo disso é criar arma com mira com zoom ou térmica para facilitar ver inimigos à distância para abate-los sem chegar a ter um confronto direto, próximo, por ser mais letal.

A cada retorno de missão de Igor e aliados é preciso distribuir alimentos sendo importante dar o máximo de alimentos possível para todos porque isso é algo que serve para tratar a saúde e sanidade de todos e melhorar a relação de Igor com os aliados. Se famintos, eles podem desertar do grupo, o que é bem interessante e faz o jogador atuar de forma estratégica e não pensar apenas no bem de seu personagem.

Elementos de RPG podem ser vistos quando adquirimos pontos ao concluir algumas missões ou subir o level do personagem, sendo preciso conversar com os aliados para adquirir perks, novas habilidades.

A cada dia é possível selecionar uma missão para Igor e para cada aliado, e ao final de cada missão os aliados noticiam se a missão foi bem sucedida ou não e que recursos conseguiram pegar pelo caminho.

Combate com mecânicas simples e que exige cuidados


O combate com inimigos é complicado em razão da paleta de cores ser opaca, e os inimigos ficarem facilmente camuflados nas folhagens, vegetação. Mesmo com o jogo configurado com gráficos no máximo, no ultra, isso não faz com que se tenha uma percepção melhorada do cenário.

O clima é randômico em chernobylite, sendo possível realizar missões de dia a à noite, com chuva, neblina, sendo que as condições climáticas afetam a visão de Igor e dos inimigos.

É possível jogar de forma furtiva, o que é mais recomendado, principalmente no início do jogo em que se tem poucos recursos. Evitando combates diretos, atacando e eliminando inimigos furtivamente, se tem a chance de coletar os seus recursos sem ser visto, ou mesmo realizar a missão escolhida sem travar nenhum combate.

Uma vez em combate, todos os inimigos soldados da região ficam sabendo onde Igor está, sendo preciso pegar cobertura e ou correr para um local e se esconder. Mas mesmo assim, inimigos perseguem e ficam mudando de posição para evitar serem atingidos.

Anomalias estão presentes em chernobylite


Também encontramos anomalias pelo jogo e criaturas geradas por essas anomalias que são bastante ágeis sendo necessário ser certeiro em cada tiro para sobreviver.

Entrando em combate o importante não é correr do inimigo a ponto de perde-lo de vista, e sim pegar uma cobertura para saber a localização do inimigo para depois entrar em combate com melhor vantagem. Correr sem saber para onde se está indo pode custar a vida do personagem por ser atingido sem ver de onde o inimigo está atirando, ou por entrar numa zona de alta radiação. E morrendo, pode usar uma seringa para retornar ao combate do exato local em que foi abatido.

E é importante explorar áreas que tem inimigos, soldados da NARS, para pegar recursos. As missões são realizadas por Igor e seus aliados. Designando aliados para missões, porém, não garante que eles sairão bem sucedidos, pois eles podem falhar e ainda sofrer danos nas missões.

Escolhas feitas pelo protagonista podem afetar relação com aliados e a história


Algumas ações praticadas por Igor durante as missões podem desagradar os aliados, principalmente Olivier que é nosso principal aliado desde o início da jornada em busca de Tatiana.

Em algumas missões é preciso usar máscara antigás e também construir itens, sendo que alguns com a função de diminuir a radiação podem ser construídos para garantir a sobrevivência e o deslocamento sem levar danos ou à morte de Igor.

Durante as missões se pode encontrar um NPC de nome Locksmith que pode vender diversos tipos de itens que poderão ser úteis para a missão. Isso é muito útil porque, por vezes, não se tem todos os elementos para craftar itens ou podem ter itens que não são craftados pelo personagem.

Sanidade e a busca pela verdade


O jogo claramente mexe com a sanidade de nosso personagem ao realizar ações nas missões, ao concluir missões, ao lidar com os aliados, ao encontrar itens como bonecas espalhadas pelo cenário pós apolíptico, ao descobrir que existem cientistas fazendo experiências em pessoas para criar seres com chernobilita, o que é parte do plano de Black Stalker, o que parece ser o inimigo mais importante no jogo.

chernobylite foi modificado em sua versão final para melhor experiência dos jogadores
chernobylite, em sua versão final, teve otimização visual e de performance e de trilha sonora. O visual e ambientação do jogo é bastante imersivo e a história faz com que se tenha curiosidade sobre o destino de Tatyana, o que será de Igor, e se querendo descobrir o segredo de Chernobyl.

Porém, as mecânicas de combate são simples, sendo que, por vezes, ao abater um soldado NARS, outros soldados podem ser mais facilmente achados porque fazem uso de mira laser, facilitando o combate.

As missões podem ser um tanto repetitivas, envolvendo a coleta de itens, recrutar alguém para o abrigo, e assim sucessivamente. E a coleta de itens é bastante importante para poder craftar novos itens no abrigo e no curso das missões. Porém, para os jogadores mais hardcores, que escolherem a dificuldade maior do jogo, isso pode ser ainda mais cansativo porque na dificuldade maior os recursos são mais escassos, e isso pode fazer com que o jogador fique muito tempo coletando recursos.

Um fato curioso é que cogumelos são muito importantes para craftar todo o tipo de material no jogo, desde armas até paredes, o que parece não ter muito sentido.

Problemas gráficos e necessidade de otimização


Os gráficos são bons, porém, podiam ser melhores, pois, mesmo jogando com um PC de alta performance, com o jogo setado na máxima configuração, experimentamos quedas de FPS, stuttering e screen tearing, mas nada que não possa ser corrigido com alguma atualização e otimização gráfica. Embora, tenhamos jogado antes da atualização do primeiro dia (Patch Day One).

Gamerdito (Veredito)


Em síntese, Chernobylite se trata de um game survival horror, um jogo de horror e sobrevivência, RPG, de ficção científica, com campanha single player. Possui uma história muito boa, apresenta uma atmosfera impressionante e uma trama envolvente, com trilha sonora que confere tensão durante o jogo.

Certamente o jogo foi inspirado em Stalker, com elementos semelhantes à franquia Metro, e fãs dessas franquias certamente poderão gostar do jogo e passar horas explorando a história não linear e o mundo de chernobylite.

Chernobylite é um jogo que possibilita escolhas, fazendo com que o jogador se veja forçado a tomar algumas decisões que podem impactar ou não a história.

E o último aspecto a se destacar é que é muito bom ver um bom jogo que antes se encontrava em acesso antecipado na Steam sendo finalizado e com bastante dedicação aos jogadores.

Chernobylite chega com bastante êxito na sua versão para PC (via SteamEpic Games Store e GOG) nesta quarta-feira, dia 28 julho. Com lançamento para console do Xbox One e Playstation 4 em 7 de setembro.

O gameplay completo poderá assistido no canal Cascado Games no Youtube e no canal do MeuGamer.

Então fique ligado e nos acompanhe para ter mais informações sobre Chernobylite.

Chernobilyte: Chernobilyte possui uma história muito boa, apresenta uma atmosfera impressionante e uma trama envolvente, com trilha sonora que confere tensão durante o jogo. felippecascadocg
7
out of 10.
2021-07-28T12:13:00-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.