Road 96 – Análise: uma rota perigosa

Road 96 é um jogo onde não temos um só protagonista, pois temos a oportunidade de jogar e conhecer a história de diversos jovens que estão passando pela mesma situação em seu país de origem. O título foi desenvolvido pela DigixArt de jogos como Lost in Harmony, e publicado por Plug In Digital. Além disso, acompanhe nosso gameplay no vídeo acima!

A história se passa em Petria, no ano de 1996 durante as eleições presidenciais. Nós encontramos vivendo em um regime totalitário, onde poucos estão dispostos a continuar vivendo sob regime do governo atual, e menos pessoas ainda acreditam que um novo governo possa melhorar as coisas.

Devido à instabilidade politica, protestos e a insegurança muitas pessoas inclusive jovens tentam desesperadamente fugir pela fronteira. Atravessar a fronteira não é uma tarefa nada fácil e os poucos que cruzaram nunca mais deram notícias, tudo é questão de um destino incerto para quem ficou e para quem conseguiu passar pela muralha.

Ao longo de nossa peregrinação você vai encontrar outras pessoas, adultos crianças e adolescentes desolados, exaustos e muitos sem rumo, afinal nem todos tem coragem de atravessar a fronteira, são poucos que ainda tem esperança de que um novo governo possa salvar a região. É uma corrida contra o tempo, as eleições se aproximam e o caos se instaura na região e nesse ambiente conhecemos ladrões, andarilhos e diversas histórias em que não sabemos se podemos confiar. Muitas vezes acabamos voltando para o ponto zero ao tomar decisões incorretas ou ao confiar na pessoa errada, parece que o sonho de cruzar a fronteira se distancia enquanto o tempo não para de correr.

A mecânica do jogo é simples e consiste em uma dificuldade gradativa onde gerenciamos constantemente nossas economias e energia para ter uma oportunidade maior de atravessar a fronteira.

Temos que sobreviver a todo custo até chegar ao nosso objetivo, com isso podemos aceitar missões ou participar de mini-jogos como jogar bola para aliviar o clima tenso, bombear gasolina para levantar uma grana, ajudar um Policial em uma investigação paralela entre outros.

Road 96 oferece horas de jogo, pois nem sempre você terá sorte de cruzar a fronteira na primeira tentativa, afinal são muitas escolhas e obstáculos até chegar lá. Cada viagem até a fronteira dura cerca de uma hora e ao chegar lá pode terminar preso ou até mesmo morto caso algo dê errado.

Para nos auxiliares na jornada vamos aprendendo novas habilidades de sobrevivência como facilitar o roubo e lucros ao saquear gavetas e objetos perdidos, também contamos com novos diálogos ao interagir com outras pessoas, assim facilitando nossa socialização.

Ao longo do caminho temos opções de transporte para gerenciar melhor nosso tempo e saúde, isso se tivermos condição de pagar. Podemos optar entre ir para próximo da fronteira de ônibus, táxi ou nos arriscarmos indo de carona, clandestina ou não. Os gráficos do jogo são muito bonitos, principalmente ao anoitecer, as estrelas e as luzes da cidade dão uma experiência única ao jogo. O posicionamento de câmera torna a jogatina bem imersiva e nos dá a chance de apreciar melhor a paisagem e a composição dos cenários oferecidos, tudo encaixa muito bem.

A música do jogo é a chave do sucesso, ela te acompanha a todo momento dando o tom do momento, nos dá esperança e em muitos momentos nos envolve de tensão. Os temas musicais são muito bem escolhidos e te prendem do começo ao fim do jogo. Através da música o jogo consegue te fazer senti o que o personagem está passando e através dessas emoções somos guiados a ir até o fim, custe o que custar. Até mesmo, “Bella Ciao” que ficou globalmente conhecida através do seriado ‘La Casa de Papel‘, da Netflix, podemos ouvir. A dublagem do jogo também é muito importante, tem faz entender melhor a personalidade de cada personagem e muitas vezes pelo tom da voz você consegue entender as intenções de cada pessoa, o quanto você pode questionar e se realmente se importam com você. O problema que na versão em português

Do início ao fim, Road 96 é pura emoção, são horas de aprendizado. Cada nova tentativa te faz refletir mais sobre cada personagem, sua história e o que o teria levado a tomar a decisão de abandonar tudo por um sono, cruzar a fronteira de Petra.

Nota: 8

*A desenvolvedora cedeu uma cópia do jogo para nossa review, e agradecemos pelo apoio.

Road 96: Road 96 representa atual situação que muitas pessoas estão vivendo com medo da insegurança, e fazem de tudo para buscar um novo objetivo e viver novos sonhos.chubbs
8
out of 10.
2021-09-09T20:42:00-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.