Hadashi no Gen uma obra que todos deveriam assistir
Hadashi no Gen uma obra que todos deveriam assistir

Hadashi no Gen é uma autobiografia em forma de mangá

Hadashi no Gen é obra prima

Mesmo após 70 anos dos acontecimentos dos bombardeios das duas cidades japonesas Hiroshima e Nagazaki; muitos questionam se o poderio bélico das bombas americanas realmente afetou essas duas pequenas cidades japonesas como o governo japonês relatou.

A resposta está em Hadashi no Gen (Barefoot Gen) ou Gen pés descalços. O nome é bastante sugestivo, já que a personagem central da história não utiliza calçados durante todo o desenrolar da trama.

O longa é uma autobiografia de Keiji Nakazawa, um Mangaká(Quadrinista), e testemunha ocular que no dia 14 de março (hoje), completaria 79 anos. Contudo, Nakazawa faleceu no final de 2012 em virtude de um câncer pulmonar e problemas de diabetes.

 

A história

 

Sob o olhar peculiar de uma criança de apenas seis anos de idade, vivemos as experiências de Gen.

Gen é um menino feliz vivendo em um Japão que sofre com a escassez de alimentos em virtude da guerra que afetou diversas nações do mundo.

O filme se passa em 1945 em momentos que antecedem os ataques da bomba atômica mais conhecida do mundo a (Little Boy) e em dias após os acontecimentos. Gen vivia junto de seus pais e seu irmão e melhor amigo (Shinji) e uma irmã mais velha. Seu pai era um artesão e pintor que não conseguia manter sua família em virtude de um boicote da vizinhança que o considerava traidor por ser um anti guerra.

 

“Pensei em escrever sobre a guerra. Mas quando eu estava desenhando cenas do bombardeio, o cheiro de corpos apodrecidos voltou para mim. Era deprimente”.

 

A devastação apresentada na animação é tão impressionante que nos faz refletir sobre nossas  escolhas e o quanto a vida pode sessar em frações de segundos.

Para uma criança de apenas seis anos presenciar todo o caos e desespero dos feridos, mutilados e até mesmo os que foram incinerados, é algo avassalador e traumatizante para o resto da vida. Gen precisava ser forte e virar um homem antes do tempo. Seu pai foi sua inspiração para isso.

Sua mãe e sua irmã, que nasceria dias depois, foram os únicos sobrevivente de sua família. Devido a toda a situação da época, sua irmã recém nascida não resistiu aquele momento crítico e faleceu semanas depois.

Hadashi no Gen é uma obra prima que jamais podemos esquecer. Ela deve ser reverenciada como um relato autêntico de uma devastação que o mundo presenciou e que ainda é lembrada.

 

hadashi no gen

 

O Autor

 

Keiji Nakazawa começou como quadrinista, inicialmente com historinhas de aventuras e esportes. Entretanto, seu editor chefe da Weekly Shōnen Jump, o incentivou a escrever sobre o bombardeio. O mundo precisava saber dos acontecimentos visto pelos olhos de uma pessoa que realmente viveu todo aquele momento obscuro da humanidade.

 

Keiji Nakazawa'
Keiji Nakazawa’

 

Em entrevista concedida ao The Comics Journal # 256  em outubro de 2003, Nakazawa contou que conseguiu sobreviver pois ao chegar próximo à escola, a mãe de um colega da classe lhe chamou. Ela teria perguntando se ele sabia o local onde seriam as aulas naquele dia. Isso se deve ao fato de que as aulas sempre mudavam de local devido aos bombardeios sofridos.

Exatamente nesse momento, Nakazawa viu um avião B-29 ou (Enola-Gay), em homenagem ao nome da mãe do piloto condutor da aeronave,  sobrevoando a cidade. O ataque começou e segundo Nakazawa o estranho é que nenhum barulho de sirene de ataque anti aéreo teria soado. Keiji sobreviveu porque os escombros caíram em cima de seu corpo  e isso o protegeu dos estilhaços e da própria onda de calor da bomba que devastou aquele lugar.

 

Hadashi no Gen ganhou uma continuação em 1986 com o nome de Hadashi no Gen 2 (Barefoot Gen 2). Você pode adquirir todas as Hqs  direto do site da Amazon Brasil.

Tenho certeza de que essa linda e emocionante história de superação irá mudar sua forma de pensar sobre a vida. É uma animação que você deve assistir e, se possível, ler toda a obra deixada por Keiji.

 

Teaser Hadashi no Gen (Barefoot Gen) versão remasterizada

 

Barefoot Gen - Modern Teaser

 

 

Se você também se emocionou com essa animação e com a história de Keiji Nakazawa, deixe seu comentário!

 

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

1 COMENTÁRIO

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.