No último ano, recebemos a informação de que a Riot Games havia desistido do desenvolvimento de Hytale, título inspirado em blocos pixelados no estilo Minecraft. O projeto, iniciado há cerca de 11 anos, em 2015, acabou ficando em segundo plano devido à prioridade que a criadora de League of Legends passou a dar às produções dentro do universo de sua principal franquia.
Leia também:
- Lançamentos de games em janeiro de 2026
- Top 10 Jogos Trash Recentes para Jogar – No Nível do King Kong
- Prévia da demo do jogo DRAGON QUEST VII Reimagined
O que parecia ser o fim de Hytale tomou outro rumo quando o estúdio Hypixel Studios, presidido por Simon Collins-Laflamme, recomprou os direitos do jogo e reabriu o estúdio. A equipe prometeu que o acesso antecipado chegaria no início de janeiro de 2026.
A continuação do desenvolvimento do jogo de blocos pixelados mistura RPG de ação com mundo aberto e traz uma forte sensação de nostalgia para fãs de títulos como Minecraft e outros do gênero. Isso ajudou a criar um grande hype entre os jogadores, especialmente por conta do envolvimento inicial da Riot Games no projeto. Em outras palavras, havia a expectativa de que algo especial pudesse surgir. Por esse motivo, o mundo de Orbis, como é conhecido o universo do jogo, passou a chamar ainda mais atenção.
O trailer de Hytale se tornou um verdadeiro fenômeno no YouTube. O vídeo de anúncio ultrapassou a marca de 62 milhões de visualizações ao longo de sete anos. Além disso, desde o lançamento do acesso antecipado, em 13 de janeiro de 2026, o título acumulou milhões de visualizações em dezenas de vídeos e transmissões ao vivo feitas por criadores de conteúdo na plataforma.
O próprio desenvolvedor afirmou que a pré-venda foi fundamental para financiar o projeto e permitir que a equipe trabalhasse com mais tranquilidade pelos próximos dois anos. Agora, com a divulgação massiva, a expectativa é de um faturamento ainda maior, o que deve aliviar qualquer tensão financeira para a equipe envolvida.
Agradecimento do desenvolvedor do jogo
Sobre o sucesso no YouTube, Simon agradeceu aos criadores de conteúdo e aos usuários que estão divulgando o jogo. Segundo ele, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar todos os objetivos do projeto, mas a reação positiva do público superou as expectativas. O desenvolvedor afirmou que não esperava tamanho apoio e compreensão, destacando que leu feedbacks e sugestões recentemente. Muitas das ideias apontadas, inclusive, já faziam parte dos planos da equipe, o que reforçou sua confiança no futuro do jogo.
Simon também explicou que a versão exibida atualmente é uma build de quatro anos atrás, reconstruída em poucos meses. Naquele estágio, o modo de exploração ainda não existia, assim como sistemas fundamentais, como ciclo de criação, sistema de memórias, progressão, portais ancestrais, NPCs em quantidade relevante, templos esquecidos e progressão de crafting. Segundo ele, praticamente não havia conteúdo estruturado.
O desenvolvedor destacou ainda que tantos bugs foram corrigidos e tantas funcionalidades adicionadas que a equipe acabou desistindo de manter notas de atualização. Por fim, Simon afirmou que passará o dia acompanhando vídeos, lendo feedbacks e anotando sugestões. Ele agradeceu novamente todo o apoio recebido e reforçou que não se arrepende de ter salvado o desenvolvimento de Hytale há dois meses.
Conferi que o jogo Hytale está custando menos de R$ 61 no site oficial. Uma versão para consoles está prevista para chegar em breve.

