Morre o físico inglês Stephen Hanking aos 76 anos
Fonte: Nasa.gov

Stephen Hawking deixou um legado na ciência

Físico e pesquisador, Stephen William Hawking, ou simplesmente Stephen Hawking, morreu nesta terça-feira (13), aos 76 anos. Ao longo dos anos ele também havia sido internado inúmeras vezes em virtude de sua saúde debilitada.

 

Morre o físico inglês Stephen Hawking aos 76 anos
Fonte: imagem Nasa.gov

 

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra. Sua família se mudou e o físico viveu durante sua juventude em St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres, na Inglaterra.

 

Aos 22 anos, Hawking foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).  A doença causa morte dos neurônios motores, que são as células nervosas responsáveis por todos os movimentos do corpo.

Hawking viveu boa parte da sua vida em uma cadeira de rodas e dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar com as pessoas. Sua longevidade foi considerada um milagre pelo seu diagnóstico inicial.

 

Stephen Hawking e seu legado

 

Um dos mais conhecidos cientistas do mundo e influentes da atualidade, estudou na University College, de Oxford.

Hawking se formou em física, em 1962, em virtude da matemática não estar disponível naquele período na grade da universidade que cursava.

 

Três anos depois, o físico recebeu sua primeira premiação na classe licenciatura em Ciências Naturais. Ao longo de sua carreira, recebeu 15 medalhas e prêmios.

Ele saiu de Oxford e foi para Cambridge a fim de fazer uma pesquisa na área de cosmologia, já que não havia essa área na universidade em que estudava.

 

Stephen era especialista em cosmologia teórica e gravidade quântica, além de ter sido professor de matemática na Universidade de Cambridge e diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica.

 

No cinema, recentemente Hawking foi homenageado com o filme “A Teoria de Tudo”; interpretado por Eddie Redmayne  e Felicity Jones  que interpreta sua primeira esposa Jane Hawking.

O longa rendeu o Oscar de Melhor Ator para Redmayne. O físico é referenciado em muitas produções de Hollywood e do mundo.

 

Hawking também é autor de diversos livros, entre eles os mais famosos  “O universo em uma casca de noz” e “Uma breve história do tempo”.  Foi defensor da teoria do Big Bang por muitos anos. Hawking se descreve como ateu.

 

O cientista deixou três filhos do seu primeiro casamento. “Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado vai viver por muitos anos”, disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim em comunicado.

Vídeo Professor Stephen Hawking 1942 – 2018 –  Homenagem da Universidade de Cambridge

 

 

O grande cientista, ao qual confesso ser um grande fã, deixou contribuições dignas de serem lembradas pelas próximas gerações. Curiosidade ou não, Stephen Hawking morreu no dia 14 de Março de 2018 e Albert Einstein nasceu no dia 14 de Março de 1879. Além de ser o dia comemorado como o valor do Pi. =).

 

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.