Telltale Games | Quando a única saída é fechar as portas
Telltale Games | Quando a única saída é fechar as portas

Em uma época que as novas gerações de jogadores preferem o modo cooperativo ao invés do clássico single player, a empresa Telltale Games preferiu o caminho inverso para seus títulos. Ao invés de criar seus próprios títulos como o “Telltale Texas Hold’ Em“, um jogo de poker e seu único título original pela desenvolvedora. Optando por licenciar títulos consagrados, com um apelo maior, e explorando uma temática de storyboard original. Telltale lançou diversos títulos consagrados da cultura pop, sendo eles CSI um total de quatro jogos da franquia de investigação, Sam & MaxJurassic Park: The Game, e. até mesmo o icônico filme de Steven Spielberg “De Volta para o Futuro“.

No entanto, foi somente com o lançamento da consagrada série The Walking Dead, em novembro de 2012, que o estúdio ganhou reconhecimento e nome como uma das principais desenvolvedoras de jogos. The Walking Dead, concorreu a diversos prêmios e venceu como melhor jogo de aventura na gamespy de 2013. Com um total de cinco episódios, em intervalos de meses de um lançamento a outro e até hoje foi de longe o jogo mais rentável financeiramente para a empresa. O que foi suficiente para a Telltale investir em uma nova franquia The Wolf Among Us, uma versão das principais séries fábulas da literatura; como a Bela e a Fera, A Branca de Neve, entre outras fábulas já conhecidas pelo público. Muito semelhante ao seriado “Once Upon a Time“, Era uma vez em português.

Com críticas mistas o jogo também obteve 5 episódios em intervalos.  Confiante na recepção dos títulos anteriores a empresa continuou investindo em novos licenciamentos, tais como, Game of Thrones, Batman, Guardiões da Galáxias. Seria esse o começo do seu declínio, não pela premissa repetitiva pela falta de inovação ou a qualidade dos gráficos. Mas simplesmente os jogadores estavam mais interessados em investir o dinheiro em outros títulos de outras desenvolvedoras. Bem sabemos que lançar jogos licenciados tem um alto preço, e esse preço não estavam retornando aos cofres da empresa, acarretando inúmeros prejuízos.

Qual o futuro reservado para a Telltale Games?

Levando a empresa em novembro de 2017 demitir cerca de 25% da sua força de trabalho com um total de 90 funcionários demitidos. Para piorar a situação mesmo com todo marketing e apoio, dos principais criadores de conteúdo da internet; E mesmo concretizando uma parceria com a Netflix, para uma produção de um jogo do seriado “Stranger Things“, não foi suficiente para alavancar as vendas dos recentes títulos.

Em ato de desespero na última sexta-feira (21), a Telltale Games demitiu cerca de 250 funcionários e decretou falência. Segundo informações obtidas pelo site The Verge.  “A Telltale Games tomou a difícil decisão de iniciar o fechamento de um estúdio majoritário após um ano marcado por desafios insuperáveis”, disse a empresa, em um comunicado. O pior é que os funcionários foram demitidos sem nenhum aviso prévio e com cerca de apenas 30 minutos para se retirar do prédio — algo que podemos considerar sub-humanas nos tempos atuais.

Segundo o CEO Pete Hawley o único game que rendeu dinheiro aos cofres da empresa foi a saga de The Walking Dead.

 

Mas nem tudo é má notícia empresas como Ubisoft, Bethesda, Naughty Dog e tantos outros estão se juntando em uma demonstração de apoio aos funcionários que foram demitidos, e contratando os para trabalhar no desenvolvimento de games em seus estúdios. Uma excelente notícia em meio a mancha negativa que a desenvolvedora deixou com suas atitudes.

 

A desenvolvedora foi reduzida a uma parcela 25 funcionários, para cumprir os seus compromissos com seus parceiros.

 

Gamernéfilos, agora nos resta é torcer para que algum estúdio compre os direitos de explorar as franquias que a Telltale Games soube executar tão bem ao longo de uma década. Novidades sobre o caso e seu desenrolar você poderá acompanhar em nosso site.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.