Barbie filme banido vietnã
Barbie (Divulgação / Warner Bros)

O Vietnã tomou a decisão de proibir as exibições comerciais do filme Barbie, produzido pela Warner Bros, devido a uma cena que apresenta o mapa do Mar da China Meridional com a polêmica “linha de nove traços”.

A decisão foi baseada em questões políticas relacionadas às reivindicações territoriais da China na região, contestadas pelo governo vietnamita.

A “linha de nove traços” representa as reivindicações territoriais da China no Mar da China Meridional, uma área altamente disputada por vários países da região, incluindo Vietnã, Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei. Essa linha em forma de U tem sido alvo de controvérsias e tensões geopolíticas, uma vez que a China busca afirmar sua soberania na área, enquanto outros países têm suas próprias reivindicações concorrentes.

Veja mais

Decisão do Vietnã e posicionamento do governo

Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã, vinculado ao Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, informou que a proibição foi decidida pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã. A razão para a proibição foi a presença da imagem ofensiva da “linha de nove traços” no filme Barbie.

Essa decisão reflete a sensibilidade do Vietnã em relação a questões territoriais e seu posicionamento em discordância com as alegações territoriais da China no Mar da China Meridional.

A proibição do filme Barbie da Warner Bros no Vietnã destaca as complexidades das questões políticas e territoriais no Mar da China Meridional. A controvérsia em torno da “linha de nove traços” e as reivindicações territoriais concorrentes de diferentes países da região continuam a criar tensões e desafios para a estabilidade e a diplomacia na região.

À medida que a situação evolui, é importante observar como as questões políticas e territoriais serão abordadas pelos países envolvidos e como essas questões podem afetar as relações internacionais no futuro.

Por fim, o filme estreia em 20 de julho de 2023, nos cinemas brasileiros.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.