Rocky Balboa: Ranking dos piores e melhores da franquia
Rocky Balboa — Foto reprodução

A saga Rocky Balboa e seu spin-off Creed são muito importantes para a história do cinema, com seus 8 filmes, sendo seis deles com Rocky de destaque e dois com o filho de Creed, Adonis como o principal.

Continua após a publicidade.

Com altos e alguns baixos, a franquia que começou em 1976, ganhando o Oscar de melhor filme com ‘Rocky: Um lutador’ e está em alta após o último filme ‘Creed 2’ de 2018, que começa a ser lembrado com carinho por todos os fãs.

Para ranquear do pior até o melhor foi complicado, não na parte dos piores, que são completamente os mesmo entre todos os fãs da franquia, mas na parte dos melhores, onde cada fã tem o seu gosto específico. Por isso, vamos fazer essa lista com um pouco da opinião do editor, e um pouco baseado nas notas e opiniões da crítica especializada.

Confira o Ranking, com a posição de pior para o melhor, e um breve explicação de sua posição:

8º: Rocky 5 (lançamento: 16 de novembro de 1990)

Unanimidade, o pior filme da franquia é Rocky 5. O filme de 1990 é um desrespeito com os fãs da franquia, pois ele está certo em sua essência, mas completamente errado na forma que quis mostrar o novo Rocky.

Nota da crítica: 29%

Nota dos fãs: 31%

Média: 30% (8º)

7º Rocky 4 (lançamento: 20 de novembro de 1985)

Marcante por cenas memoráveis, como a luta final entre Drago (Dolph Lundgren) e Rocky (Sylvester Stallone), mas pecador por um roteiro fraco, e momentos entediantes de lembrança de Balboa dos outros filmes. Rocky 4 é um filme abaixo da média, mas ainda assim pode ser divertido de ser assistido.

Nota da crítica: 40%

Nota dos fãs: 79%

Média: 59,5% (7º)

Rocky e Drago no final da guerra fria
Rocky IV – Foto: Divulgação

6º Rocky 3 (lançamento: 28 de maio de 1982)

Eye Of The Tiger! A música alavancou o filme, que contêm o ótimo som que agita e inspira qualquer um da banda Survivor, mas que fica muito acima do resto da história. Se tivesse uma melhor construção após a morte de Mickey (Burguess Meredith), o filme poderia estar melhor posicionado, mas ainda sim tem uma das cenas mais icônicas, a esperada terceira luta entre Creed e Balboa, na cena final da trama.

Nota da crítica: 63%

Nota dos fãs: 74%

Média: 68,5% (6º)

5º Creed 2 (lançamento: 21 de novembro de 2018)

A partir deste ponto essa disputa começa a ficar muito boa e parelha. Creed 2 definitivamente não é um filme ruim, mas é inferior ao primeiro. A mudança na direção afetou um pouco o filme, mas mesmo assim continua tendo um ótimo desempenho, com um final emocionante, e um desenvolvimento excelente da relação de Adonis e Bianca (Tessa Thompson).

Nota da crítica: 83%

Nota dos fãs: 80%

Média: 81,5% (3º)

Filho de Drago e Creed no duelo final
Creed II – Foto: Divulgação

4º Rocky 2: A Revanche (lançamento: 15 de junho de 1979)

O segundo filme da franquia Rocky Balboa é um filme quase completo. Apesar de ter uma missão pouco complicada, fazer a revanche entre os dois lutadores do primeiro, a primeira parte do filme tem diálogos um pouco rasos entre Adrian (Talia Shire) e Rocky, mas se salva pela luta final, melhor que a do primeiro, e com a famosa dupla contagem e com o novo campeão mundial dos pesos pesados, Rocky Balboa.

Nota da crítica: 71%

Nota dos fãs: 82%

Média: 76,5% (5º)

3º Rocky Balboa (lançamento: 20 de dezembro de 2006)

Um presente dos céus. Após o desastre de Rocky 5, poucas pessoas tinham perspectivas de que seria um bom filme. Mas Stallone acreditou, e fez o filme mais emocionante de toda a franquia. Com Paulie (Burt Young) fazendo a melhor atuação de sua carreira, o filme todo é uma homenagem aos fãs da franquia, e merece esta terceira colocação.

Nota da crítica: 77%

Nota dos fãs: 76%

Média: 76,5% (4º)

Rocky perde a luta, mas ganha os fãs
Rocky Balboa – Foto: Divulgação

2º Creed: Nascido para lutar (lançamento: 25 de novembro de 2015)

Se ninguém acreditava que isso poderia dar certo, Ryan Coogler acreditou no projeto e quis provar a essência de Rocky. Com uma das melhores atuações de Sly e um protagonismo espetacular de Michael B. Jordan, o filme é bem encaixado e completamente perfeito, mas ainda sim fica em segundo lugar pela maestria do principal filme da franquia.

Nota da crítica: 95%

Nota dos fãs: 89%

Média: 92% (1º)

Adonis Creed
Creed – Foto: Divulgação

1º Rocky: Um lutador (lançamento: 03 de dezembro de 1976)

Seria injusto não dar o topo para o filme primordial da franquia. Quando Stallone compara sua vida com a carreira do personagem, ele sempre nega qualquer coincidência, mas todos sabemos que Rocky nada mais é do que a história dele. Com atuações precisas, e com coadjuvantes muito bem atuantes, o filme ganha em sua maioria nos quesitos comparados aos outros, e é por isso que Rocky: Um lutador é melhor filme da franquia Rocky Balboa.

Nota da crítica: 94%

Nota dos fãs: 69%

Média: 81,5% (2º)

Rocky e Apollo Creed
Rocky – Foto: Divulgação

Todos os filmes da saga Rocky/Creed estão disponíveis nos catálogos da Netflix e do Telecine.

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.