A evolução de Crash Bandcoot e seus jogos ao longo dos anos
A evolução de Crash Bandcoot e seus jogos ao longo dos anos - Foto: Divulgação / YouTube

Crash Bandicoot pode ser considerado como um jogo histórico na indústria de jogos. Hoje, o conhecido estúdio Naughty Dog,até então era apenas um novato em 1996 quando o primeiro Crash foi lançado. Nos anos de 1990, não haviam muitos jogos estrelados por animais se aventurando , mario reinava absoluto e a Naughty resolveu arriscar.

Foi então, que Andy Gavin e Jason Rubin decidiram criar o jogo, que relata as aventuras de bandicoot, geneticamente alterado para Crash, e cuja missão, é impedir o vilão Neo Cortex de continuar com o mal. O mundo de Crash é na fictícia ilha Wumpa, ao noroeste da Austrália.

Este Bandicoot, de tenis vermelho , saltitante e de calças azuis se tornaria o campeão de vendas e a referência ao Playstation em todo mundo.

Conforme os anos foram passando, Crash recebeu algumas continuações que iremos descrever abaixo, contendo a característica de cada jogo lançado.

Este ano, Crash Bandicoot estará de volta, com Crash Bandicoot 4: It’s About time, que chegará em outubro aos consoles. Enquanto aguardamos ansiosos por sua chegada, vamos acompanhar a saga de Bandicoot ao longo dos anos:

CRASH BANDICOOT (1996)

Durante o ano de 1996, a Nautghy Dog apostou em seu primeiro jogo em estilo plataforma. Foram considerados outros animais como um Wallaby ou um potoroo, assim como o próprio bandicoot. Bandicoot acabou sendo o escolhido. O game combinava níveis com deslocamento lateral e algumas partes, com a câmera fixa em Bandicoot, algo considerado uma inovação para a época. Crash também odiava caixas e adorava coletar frutas Wumpa pela ilha de mesmo nome. As caixas espalhadas pelo cenário, forneciam além da fruta, vida e uma máscara chamada Aku. Essa máscara concede uma “imortalidade” temporária. A missão de Crash é impedir seus dois criadores, Doutor Cortex e Doutor Nitrus Brio de dominar o mundo, reverter a poluição que os vilões causaram e salvar sua amiga Tawna.

CRASH BANDICOOT 2: CORTEX STRIKES BACK (1997)

Após o sucesso de Crash Bandicoot dois anos antes, uma sequência era certa.O jogo, mais uma vez desenvolvido pela Naughty Dog, foi lançado para Playstation. Neste game , Dr. Neo Cortex cai em direção a N. Sanity Island, repleta de cristais brilhantes. Ao coletar um dos cristais, Cortex descobre seu poder e reconstrói o Vórtice Cortex, dessa vez mais aprimorado. Só que para alcançar a capacidade máxima do Vórtice, Cortex deve coletar 25 cristais, e tenta manipular Crash para conseguir os itens.
Enquando descansa com sua irmã na praia da N. Sanity Island, Crash acaba sendo abduzido, aparecendo em uma sala chamada Deformação Espacial, que permite acesso a várias partes do mundo. Cortex está presente em forma holográfica, acaba enganando Crash dizendo que o mundo corre risco devido a um alinhamento de planetas que pode causar um fluxo solar devastador. Crash luta com vários aliados de Cortex, desde Ripper Roo a Tiny Tiger.
O jogo marcou a estréia de Coco Bandicoot, sua irmã menor. O game recebeu críticas positivas, que apontavam a melhora no sistema de save game, elogios aos gráficos e a música , controles, entre outros destaques.

CRASH BANDICOOT: WARPED (1998)

Crash Bandicoot: Warped foi lançado em 1998, desenvolvido pela Naughty Dog , publicado pela Universal Interactive Studios e sendo lançado no Playtsation.O jogo relata a história após a destruição da estação de Cortex. Alguns pedaços foram parar na Terra, caindo em monumentos antigos e liberando uma entidade do mal , uma máscara chamada UKA-UKA, que possui poderes sobrenaturais. Dr. N Tropy se alia a Cortex e cria o Tornado Temporal. Cada parte do tornado temporal tem sete temas: Europa (idade média), América do Norte (período cretáceo), Arábia (XIV) , China (XVII), Egito Antigo, EUA (Futuro), Europa (Primeira Guerra Mundial), EUA (Anos 50), Atlântida, Roma (Chefes), era glacial e o homem na Lua. Crash continua sendo o personagem principal, e sua irmã, Coco, torna-se jogável! Foi sucesso entre os críticos e o público, vendendo certa de 5,7 milhões de cópias em todo mundo.

A série fez tanto sucesso que duas sequências foram lançadas em dois anos – e apesar da rápida reviravolta, ambas foram clássicos instantâneos. Uma história mais ambiciosa em Warped viu Crash viajando no tempo com sua irmã Coco, aqui jogável pela primeira vez. Esta entrada apresentava mais da ação de plataforma que os fãs passaram a amar, com uma reviravolta da viagem no tempo permitindo que a dupla explorasse o antigo Egito e a Idade da Pedra em sua busca. Como nos jogos anteriores, alguns níveis viram os bandicoots montando animais, que aqui incluíam um bebê Tyrannosaurus rex.

CRASH TEAM RACING (1999)

Crash team racing desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment , foi lançado no Playstation. Primeiro jogo de Crash estilo corrida,onde os personagens da série Crash devem correr contra os Nitros Oxide para salvar o planeta da destruição. No game, temos 15 personagens, embora apenas 8 estejam disponíveis no inicio do jogo. Crash team racing recebeu críticas favoráveis, como um jogo de kart divertido, um multiplayer surpreendente, controles ótimos e seu gráfico em estilo cartoon.

CRASH BANDICOOT: THE WRATH OF CORTEX (2001)

Desta vez, Crash foi desenvolvido pela Traveller’s Tales e e publicado pela Konami , e representou algumas novidades. Foi a primeira vez que o jogo pode ser jogado em um console não Sony (Xbox e GameCube). O game se passa anos antes do game anterior, com Uka Uka reclamando com Dr. Neo Cortex e os vilões de Crash , dizendo que eles devem elaborar um novo plano para destruir Crash. N. Gin solta que Cortex vem trabalhando em uma arma , mas que falta um elemento importante: a fonte do poder. Uka Uka então coloca seu plano em prática. Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex acabou recebendo críticas medianas, por ser parecido com o anterior e tendo vendas abaixo do esperado.

CRASH NITRO KART (2003/2004)

Crash Nitro Kart , foi desenvolvido pela Vicarious Visions e Universal Interactive e publicado pela Vivendi Universal Games, Konami e Sierra Entertainment. Lançado no Playstation 2, GameCube, Xbox, Game Boy Advanced , N-Gage e Zeebo.Crash, Coco, Crunch e Aku Aku são abduzidos por uma luz branca, o mesmo acontece com DR. Neo Cortex e seus capangas. Eles foram capturados pelo rei alien Velo, que quer vê-los correr, senão destruirá o planeta Terra. A jogabilidade é muito parecida com o game de corrida anterior e uma das novidades é o modo Team Frenzy que permite aos jogadores correrem como se fizessem parte de um time. A vitória de qualquer membro significa a vitória para o time todo. Crash apresenta seis modos de corrida: Aventura, corrida contra o relógio, volta contra o relógio, corrida , corrida em equipe e torneio. São cerca de 21 personagens, a maioria sendo destravado conforme progredimos. Desta vez, as críticas foram mistas. As versões para o Xbox e o gameboy advanced foram as mais elogiadas. Crash Nitro Kart foi descrito como criativo, desafiador e outros disseram que não havia muita diferença entre ele e o crash team racing.

CRASH BANDICOOT TWINSANITY (2004)

Crash Bandicoot Twinsanity foi desenvolvido pela Traveller’s Tales e distribuido pela Vivendi Games e a Sierra Entertainment, sendo lançado para Playstation 2, Xbox e em versão mobile.A história de Crash se passa 3 anos após os eventos de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex, e seguimos Crash e Dr. Neo Cortex sendo forçados a trabalhar juntos para impedir os gêmeos do mal, uma dupla de papagaios mutantes que tem uma conexão com Dr. Cortex , por destruir as Ilhas Wumpa. A jogabilidade é nova em relação aos jogos anteriores, mas mantém elementos fieis aos clássicos, como as frutas Wumpa. Crash adotou uma jogabilidade free-roaming, onde o jogador pode explorar o mundo em 3D e jogar os níveis. Você também pode jogar com 3 personagens diferentes: Crash, Cortex e Nina. Crash Bandicoot Twinsanity também teve uma recepção moderada por parte dos críticos, dando destaque para a troca de personagens, que ajuda na jogabilidade e no humor presente no game.

CRASH TAG TEAM RACING (2005)

Crash tag team racing foi desenvolvido pela Radical Entertainment e publicado pela Vivendi Universal Games/ Sierra Entertainment, sendo lançado para Playstation 2, Nintendo Gamecube, Xbox e PSP. Crash começa com dois galos anunciando que o Robô Ebeneezer Von Clutch irá fechar o parque que havia recebido o título de lugar mais perigoso do planeta. Só que ao disputar uma corrida, Crash, seus amigos e os vilões do game, batem no portão do parque, onde encontram com Ebeneezer e o mesmo propõe um campeonato de corridas. As críticas foram medianas, relatando alguns problemas de taxa de quadros, loadings longos e falta de desafios. Porém, o game foi indicado para os mais jovens pela diversão garantida.

CRASH OF TITANS (2007)

Crash of the Titans foi desenvolvido pela Radical Entertainment, Amaze Entertaiment e SuperVillan Studios, continuando a ser distribuido pela Vivendi Games e Sierra Entertainment.
Neste game, os combates são o foco principal, com novos movimentos de ataque como chutes, socos , além do clássico giro.Outra novidade é a possibilidade de jogar em modo co-op com um amigo. O enredo do jogo envolve uma substância chamada Mojo, a qual o vilão Dr. Cortex planeja utilizar para criar um exército gigante de criaturas mutantes. Você, na pele de Crash Bandicoot, deve parar Cortex e obter a misteriosa substância antes que tudo seja destruído.
Para vencer as temidas criaturas chamadas Titans — que tiveram seu poder aumentado pelo Mojo — Crash tem um novo recurso à sua disposição. Apresentadas como chefes, as criaturas não sucumbem aos golpes comuns, apenas ficam desnorteadas; a solução é montar nos Titans e tomar o controle. O novo recurso se chama Jacking.
Crash of Titans foi lançado no Xbox, Xbox 360,Playstation 2, Nintendo DS, Wii, PSP e Game Boy Advanced. Clash of the titans recebeu crítica moderada, e os melhores elogios para a versão de DS. As críticas maiores foram quanto a perda de características dos jogos anteriores e principalmente a câmera.

CRASH: MIND OVER MUTANT (2008)

Crash: Mind Over Mutant, foi desenvolvido pela Radical Entertainment e publicado pela Activision . Sendo lançado no Nintendo DS, Playstation 2 , PSP, Wii e Xbox 360.
Em Mind over Mutant, controlamos o famoso animal ao lado de Coco (a irmã de Crash) para evitar que a ameaça terrível de Neo Cortex e N. Brio: um dispositivo capaz de controlar as mentes dos mutantes e da raça de Crash.
Novos elementos na jogabilidade do novo Crash aparecem de maneira interessante. Controlar o pequeno animal com movimentos novos (tais como uma rápida esquiva e um contra-ataque que aumenta o dano causado pelo animalzinho) faz com que o jogador sinta-se à vontade e relembre de maneira nostálgica as intensas experiências com os jogos de antigamente.
A recepção para a versão de Playstation 2 foi bastante positiva, com destaque para os controles, a jogabilidade e o enredo. A câmera continuou sendo o problema segundo os críticos , que poderia atrapalhar, em vez de ajudar, a jogabilidade.

CRASH BANDICOOT N. SANE TRILOGY (2018)

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy foi desenvolvido pela Vicarious Visions e publicado pela Activision, sendo lançado para Playstation 4, Microsoft Windows, Nintendo Switch e Xbox One.
O Game é uma compilação de jogos contendo os 3 primeiros jogos da série : Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot 3: Warped. A trilogia foi descrita como um remaster plus, sendo o mecanismo reconstruido a partir do zero. Foram adicionados novos recursos nos 3 jogos, incluindoo checkpoints, menus de pausa, sistema de salvamento manual e automático, modo contra o relógio nos dois primeiros e alta definição. As críticas foram bem favoráveis ao jogo, os gráficos atualizados, a jogabilidade unificada e a fidelidade aos jogos originais foram os destaques. Crash foi um sucesso de venda comercial, chegando a certa de 10 milhões de cópias vendidas.

CRASH TEAM RACING NITRO-FUELED (2019)

Crash Team Racing Nitro-Fueled foi desenvolvido pela Beenox e publicado pela Actvision chegando ao Playstation 4, Nintendo Switch e Xbox One.
Com o sucesso de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, as especulações de uma possível versão de Crash Team Racing foi abordada. O que aconteceu em 2019, sendo recriado com novos recursos, adicionando novos conteúdos, incluindo modo online, personalização de kart e Nitros Oxide como personagem jogável. Foram adicionados um modo multijogador online e opção por karts diferentes, que podem ser customizados. São 35 personagens no total, com os jogadores iniciando com 8 personagens clássicos e os outros sendo desbloqueados durante a gameplay. As críticas foram positivas, com elogio a forma como o remake foi elaborado, se mantendo a altura dos consoles da então atual geração.

CRASH BANDICOOT 4: IT’S ABOUT TIME

Crash Bandicoot 4: It’s About time foi desenvolvido pela Toys For Bob e será publicado pela Activision no Playstation 4 e Xbox One em 2 de outubro de 2020. O novo jogo leva o player a viagens no tempo, com ambientes futuristas, pré-históricos, aquáticos, além de florestas! Dr. Neo Cortex, Coco serão personagens jogáveis. Além disso, Crash terá roupas especiais, que poderão ser acessadas ao conseguir máscaras disponíveis no jogo. Recentemente, foi anunciado, que fases estilo flashback estarão presentes, e para ter acesso a essas fases, será preciso terminar os estágios sem morrer. Com isso, os jogadores terão acesso a uma fita e aos fases secretas com detalhes passados de Crash.

Percebemos, que , durantes estes 24 anos de Crash Bandicoot no mercado de games, o game continua marcando players de diversas gerações, seja por sua história, como um clássico e referência dos jogos de plataformas oucomo um jogo que ainda consegue conquistar as novas gerações. Crash Bandicoot tem todos os elementos para continuar seu caminho nos consoles desta e das novas gerações que se aproximam, demonstrando com seu mais novo jogo a ser lançado, que as aventuras de Bandicoot continuam e vieram para ficar!

E você? Qual o jogo de Crash Bandicoot que marcou a sua memória como jogador e qual (s) seu jogo (s) favorito (s) ? Deixe seus comentários!

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.