O que esperar do jogo Dead Matter?
O que esperar do jogo Dead Matter? — Foto: Divulgação / Quantum Integrity Inc.

Trazemos notícias de Dead Matter, um game do gênero survival horror, da Quantum Integrity Inc., uma empresa indie, que contará com a Unreal Engine 4, se passando o jogo na localidade de Alberta, Canadá, num futuro próximo pós apocalíptico.

Para sobreviver será necessário enfrentar problemas como zumbis, o clima, uma vez que se é afetado pelas condições climáticas como o frio, lidar com o ciclo de dia e noite, cultivar alimentos, explorar o território para encontrar comida, armas, estabelecer residência em algum local e construir meios para deixar o local seguro.

Dead Matter é um rogue-lite em mundo aberto

Interessantemente, a desenvolvedora se comprometeu em trazer “um título para equilibrar adequadamente a mecânica de sobrevivência com uma jogabilidade satisfatória”. Portanto, há muito a ser explorado em Dead Matter.

O jogo segue o gênero rogue-lite, um subgênero de jogo RPG, possuindo mapa sandbox, seguindo o estilo de game em que são colocadas limitações mínimas para o personagem, possibilitando que o jogador possa vagar e modificar completamente o mundo virtual de acordo com a sua vontade, permitindo a exploração e a seleção de quais tarefas serão realizadas. Trata-se, portanto, de um mundo aberto para ser explorado.

Interessantemente, outra mecânica será o cultivo de alimentos, plantar para depois se alimentar. E também será necessário explorar o território para buscar armas, comidas, e demais itens que possam ajudar na sobrevivência, sendo a exploração do território mais do que necessária, é um elemento bastante presente no jogo.

Permadeath, a morte permanente como elemento do jogo

Quanto à morte do personagem, em sendo questionados os desenvolvedores sobre possuir a chamada permadeath, a morte permanente, ou seja, a morte do personagem em que se perde todo o progresso e, na próxima tentativa, o mundo do jogo ficar totalmente diferente por causa da característica anterior, os desenvolvedores responderam o seguinte em seu site:

“Por padrão, você irá reaparecer em sua cama ou próximo a um local previamente descoberto de sua escolha. Você deixará itens em seu inventário, exceto para itens essenciais de sobrevivência específicos em seu cinto de ferramentas. Um modo hardcore também está planejado, no qual você perderá tudo na morte e precisará criar um novo personagem”.

Portanto, o jogo possuirá a permadeath, a morte permanente, o que é bem interessante por deixar o jogador mais apreensivo ainda e cauteloso em entrar em certos locais, entrar em combate, gerando aquela insegurança positiva em jogos do gênero survival horror.

Bases para descanso precisam ser fortificadas para prover segurança

Como mencionamos, jogo segue a mecânica de o jogador possuir um personagem e ter uma casa como sua base para descansar e ficar fora de ameaças. Porém, não basta entrar na casa para poder descansar e se livrar de ameaças sendo preciso se certificar e evitar que essas ameaças não saibam da existência do personagem nesse local.
Nas palavras dos desenvolvedores:

“Quase qualquer edifício em Dead Matter pode ser usado como um esconderijo, desde que você mantenha o controle dele. Coloque folhas ou placas sobre as janelas para bloquear infectados e a visibilidade do jogador”.


Portanto, não basta chegar a um local de descanso, sendo preciso mantê-lo seguro com placas de madeira, colocar jornal nas janelas, tudo para bloquear a visibilidade para quem está fora da casa ou edifício e impedi-lo de entrar, o que é bem interessante e aumenta a preocupação com a sobrevivência do personagem mesmo em tempos de descansos que são necessários.

Sobre o tempo em que se fica dormindo, se o personagem estará suscetível a ameaças, foi dito o seguinte pelos desenvolvedores:

“Uma versão adormecida de seu personagem permanecerá temporariamente enquanto você estiver desconectado do servidor. Isso é para evitar o registro de combate. As configurações para isso são planejadas para proprietários de servidores”.

Portanto, ao que parece, não haverá o risco de perder o personagem enquanto se está descansando, e considerando que haverá a morte permanente (permadeath) no jogo, realmente se trata de algo interessante que não se possa perder o personagem ao deixa-lo descansando e parar de jogar o jogo.

Multiplayer para resgate de equipamentos raros e jogo cooperativo

Outro aspecto positivo é que o jogo contará com modo multiplayer, possibilitando que jogadores realizem a exploração de forma cooperativa. E terá, também, um modo competitivo entre sobreviventes. Assim, o multiplayer servirá tanto para resgatar equipamentos raros quanto para trabalhar em conjunto para descobrir o mistério que cerca cada região.

Será possível, também, explorar bases de outros jogadores, porém, os desenvolvedores estão explorando opções para bloquear o acesso aos contêineres e definir armadilhas, disponibilizando um risco maior para o jogador que agir dessa forma.

Single player e anti-cheat no multiplayer

Mas para quem não quer o multiplayer, os desenvolvedores asseguraram que o jogo, além do multijogador público e privado, contará também com modo single player.

O que é bastante positivo é a previsão de anti-cheat, ante trapaça, se não no início do jogo, poderá vir depois do lançamento, sendo que os administradores do servidor também terão uma variedade de ferramentas para lidar com trapaceiros no jogo.

Anti-cheats são necessários nos games atualmente, pois muitos jogadores acabam por recorrer a ferramentas que não são próprias do jogo para burlar regras e adquirir indevida e injustamente vantagens no jogo sobre outros jogadores, sendo louvável que a equipe de Dead Matter esteja já atenta a esse assunto que pode fazer com que aqueles que jogam de forma correta continuem a jogar o jogo e não desistam dele por sofrerem com trapaças alheias.

Servidores oficiais e servidores terceirizados

Além de servidores oficiais, que funcionarão na alfa fechada, e depois com o lançamento, está sendo planejado que o jogo conte com servidores operados pela comunidade em que o usuário poderá hospedar-se ou usar um provedor de servidor terceirizado.

Como cada arma conta com animação própria ao ser utilizada, carregar as armas leva tempo, tempo que deve ser levado em conta no momento de confrontos, sendo que algumas armas contam com carregadores individuais ou magazines, podendo alternar entre tiro único e automático, sendo que é preciso lidar com o coice provocado pelo disparo, principalmente ao fazer uso do tiro no modo automático.

Zumbis e suas caraterísticas

Sobre os zumbis que estarão presentes no jogo, e que representam uma ameaça real à sobrevivência, eles poderão correr, embora não tão rápido quanto o jogador, possibilitando uma fuga menos desesperada, sendo provável que o personagem possua uma estamina a ser administrada ao correr.

Será preciso fazer valer cada tiro em zumbis, principalmente quando eles vêm em conjunto, sendo que o dano no corpo deles será significativamente fraco em relação ao headshot, tiro na cabeça.

Presença de NPCs aumentando o universo do jogo

Haverá NPCs no jogo, que são personagens não jogáveis, e esses NPCs, a princípio, serão limitados, sendo que os desenvolvedores estão planejando a existência de pequenos grupos e grandes facções com os quais o jogador pode negociar e realizar tarefas, desde que os NPCs encontrados sejam amigáveis.

Curiosamente, na criação do personagem se poderá escolher opções para uma ocupação anterior, vantagens e características que serão uteis ao jogador na sua exploração e forma de jogar; porém, os desenvolvedores já afirmaram que não haverá outra mecânica de RPG mais agressiva, como árvores de habilidade ou progressão de atributos.

Combinação de itens como recurso para sobreviver

Em Dead Matter será possível combinar itens para criar um novo, como, por exemplo, com um taco de baseball, um martelo e pregos somados, se cria uma arma de taco com pregos nas pontas. Isso traz para o jogador um elemento bastante útil para poder lidar com as mais diversas situações que irá experimentar no jogo.

A ambientação, além de sofrer mudanças com o clima, sofre mudanças com o passar do tempo, em que elementos, objetos vão se deteriorando, como cercas que passam a ter aberturas que antes não possuíam, podendo ocorrer falha de rede elétrica municipal provocando ambientes mais escuros, frios, e sombrios.

Minigames que influenciam na sobrevivência

Curiosamente, o jogo conta com alguns minigames como abrir fechaduras, e também fazer ligação direta em veículos para utiliza-los, sendo que, se não for realizada de forma correta a ligação direta, isso poderá ativar o alarme do veículo e atrair ameaças e inimigos.

O game possibilita jogar com a câmera em primeira pessoa, possibilitando, assim, maior imersão ao jogador, sendo possível, também, alternar para a câmera em terceira pessoa, o que possibilita que se veja roupas e itens customizados que o personagem veste e carrega.

É possível ver que possui bons efeitos visuais, explorando efeitos de luz e sombra, tanto que se o jogador fechar uma cortina e acender a luz no interior da casa, quem está de fora poderá ver quem está dentro da casa pela sombra na janela.

Criação do personagem para atribuir capacidades do personagem

Conforme informação que consta no site:

“Você será capaz de criar um personagem único que possui uma ocupação anterior, traços e atributos que contribuem para a jogabilidade geral”.

Dead Matter ainda está em desenvolvimento, sendo que no site oficial (https://playdeadmatter.com) e no canal do youtube do jogo, são divulgados vídeo vlogs em que os desenvolvedores noticiam atualizações e mecânicas do jogo, o que é bem interessante.

Dead Matter será lançado para PC, a princípio na Steam

O game tem previsão de lançamento por enquanto apenas para PC e MAC, e na Steam, podendo ser disponibilizado posteriormente em outras lojas, sendo que os desenvolvedores do jogo afirmaram que não haverá transações pay-to-win, o que é muito positivo.

Dead Matter é um jogo muito promissor e ficaremos atentos a esse game que está sendo noticiado desde maio de 2018 com previsão de ser lançado um teste alfa fechado ainda este ano.

Para mais notícias sobre Dead Matter, sobre games, fique ligado aqui no aqui no site, e no canal do youtube do MeuGamer, para ficar por dentro de notícias sobre Dead Matter. Assista nossa versão em vídeo da notícia abaixo:

1 COMENTÁRIO

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.