O crescimento das modalidades esportivas online no Brasil
O crescimento das modalidades esportivas online no Brasil
O crescimento das modalidades esportivas online no Brasil

O Brasil vive uma nova realidade âmbito esportivo, não que esportes tradicionais como futebol, basquete e vôlei saíram de cena, mas os últimos anos marcaram o início de uma tendência no país: as modalidades esportivas online

Dentro desse cenário, o poker online e os eSports são as duas modalidades que mais avançaram em termos de popularidade na última década; e a perspectiva para os próximos anos é animadora para ambos os setores. 

Poker online – Jogos da Mente

Presente em todas as regiões do Brasil, o poker é praticado por mais de oito milhões de pessoas no país — de acordo com informações fornecidas pela “Confederação Brasileira de Texas Holdem (CBTH)“, entidade máxima do poker brasileiro. 

O poker é reconhecido oficialmente como esporte da mente desde 2010 pela IMSA (International Mind Sports Association). Com a oficialização junto à IMSA, a modalidade poker online passou a integrar o grupo dos à “Mind Sports”, composto por bridge, xadrez, go e dama.  

Caption: Home office de poker online

Atualmente, a principal modalidade de esporte da mente no país é o poker online. De acordo com o ranking mundial do conceituado ranking PocketFives, hoje o Brasil conta 22 representantes entre os 100 melhores jogadores no mundo. Essa estatística coloca o país como o principal polo dessa modalidade no mundo. 

Na Copa do Mundo de Poker Online, em 2018, o Brasil somou 23 títulos em 185 torneios disputados e terminou o evento no primeiro lugar geral. O resultado aumentou ainda mais a credibilidade do poker online brasileiro no exterior e foi um marco para o esporte da mente no Brasil. 

Uma das principais razões do sucesso do poker online brasileiro é o padrão de qualidade dos principais times de poker do país. Segundo o brasileiro André Akkari, campeão mundial de poker em 2011, o Brasil tem os melhores times de poker do mundo. 

“Nenhum lugar do mundo tem tantos times e com tantos talentos como no Brasil. Sim, existem times enormes pelo mundo, mas nenhum país singularmente possuí tanto empreendedorismo nesta área”, escreveu Akkari em blog pessoal. “A quantidade de jogadores de alta qualidade tomando boas decisões todos os dias na internet sendo atreladas a times de poker brasileiro se tornou avassaladora, uma verdadeira máquina de tomar grandes e lucrativas decisões.”

Outro fator preponderante que contribuiu para ascensão do poker online foi o aumento do número de pessoas que acessa a internet no Brasil. Em dez anos — entre 2009 e 2019 —, 30% a mais de brasileiros passaram a se conectar com o mundo online. 

Atualmente, o número de brasileiros que acessa a internet é de 126,9 milhões, o que corresponde a 70% da população. Em países desenvolvidos como Estados Unidos e Inglaterra, esse número ultrapassa a casa dos 80%. 

eSports 

Não foi somente o poker online que se beneficiou com o maior número de acessos à internet no Brasil. Os esportes eletrônicos (eSports) no Brasil cresceram muito no país na última década e a projeção para os próximos anos é ainda mais otimista.

Caption: Time do Flamengo de eSports é mais vitorioso do Brasil 

Segundo a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2019-2023 da PwC (PricewaterhouseCoopers) o gasto com jogos eletrônicos no Brasil deve chegar à marca US$ 1,4 trilhão em 2023 — em 2018, os gastos foram de US$ 824 bilhões.  

Ainda de acordo com a PwC, a taxa de crescimento no setor de eSports entre 2019 e 2023 será de 25%. Além disso, estima-se há cerca de 20 milhões de fãs esportes eletrônicos no país, sendo quase metade deles consumidores assíduos dos eSports. Vale destacar, também, que o Brasil possui a terceira maior audiência cativa de esportes eletrônicos no mundo — atrás somente de grandes potências como os Estados Unidos e a China. 

Por um ser dos polos mundiais de eSports, o Brasil é palco de grandes eventos da modalidade. No próximo dia 31, na Casa Branca, o Rio de Janeiro receberá pela primeira vez as finais de uma edição do World Eletronic Sports Games (WESG), maior competição multiplataforma de eSports do mundo e que é considerado o Jogos Olímpicos dos esportes eletrônicos. 

A organização do evento espera receber cerca de 10 mil pessoas nas finais do WESG no Rio de Janeiro. Os vencedores da América Latina disputarão as finais mundiais na cidade de Chongqing, considerada a capital dos eSports na China, em março de 2020. 

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.