Recentemente, mais uma polêmica veio à tona por parte de um artigo publicado no Kotaku, escrito por Jason Schreier, onde ele expõe problemas que ocorrem durante a produção do jogo Anthem, revelando falta de liderança, pressão da EA, mudanças constantes no rumo do jogo e a dificuldade de lidar com a engine Frostbite, criada pela Dice para Battlefield.  

O artigo envolve diversas pessoas que trabalharam no desenvolvimento do jogo. Foi relatado que o início da produção ocorreu em 2012, mas a Bioware, de fato, so começou o projeto 18 meses antes, lançando um jogo repleto de problemas, como já sabemos. Casos como este, também relatos de outros estúdios como a Rockstar, que exigiu uma carga extrema de trabalho, chegando a 100 horas semanais de seus funcionários, são constantes no mundo dos games.  Jogos que sofreram com o mesmo problema recente, foi a saga Mass Effect, com o último título da franquia Mass Effect: Andromeda, que o desenvolvimento foi conturbado e deixado no limbo até última ordem.

Muitos jogos demoram anos para serem lançados, sofrendo mudanças internas, mudanças de roteiros, de engines, levam o tempo necessário para que um conteúdo apropriado aos players e aos consoles da geração que se encontram no mercado cheguem de forma a agradar a todos. Infelizmente, nem sempre isso acontece e prazos que deveriam ser uma janela grande de tempo, tornam-se curtos devido à pressão do mercado por lançamentos de grandes estúdios, a pressão nos momentos críticos antes do lançamento como no período de trailers e exibições para a imprensa chega a ser absurda. Demais horas são acumuladas para que tudo seja entregue. Muitos profissionais trocam de estúdios em busca de condições melhores de trabalho, afetando o projeto do estúdio anterior e isso vira um ciclo causando um caos sem fim na indústria.  

Nós, players, somos afetados consumindo jogos sem o acabamento esperado, jogos com diversos problemas em servidores, diversos problemas na engine utilizada e sofrendo os chamados downgrades gráficos em seus lançamentos.  

Diversos patchs de atualização são lançados, tentando corrigir os problemas existentes, mas nem sempre esses patches resolvem questões importantes como as reclamações do jogo da Bioware, Anthem. Muitos membros da comunidade gamers perderam a fé na Bioware e isso também afeta a forma como outros lançamentos do estúdio podem ser recebidos.  

Será que a perda constante de consumidores ávidos por novos jogos seja a resposta que os Estúdios necessitam para que jogos sejam desenvolvidos em seu tempo ou a pressão da indústria continua e jogos com rendimento inferior serão lançados, pois os lucros é que direciona o mundo dos games? Respostas como estas podem ser respondidas ao longo deste ano, onde possivelmente, outras polêmicas envolvendo grandes estúdios, devem surgir.  

Nós, consumidores finais, temos a capacidade de dizer não e direcionar nosso poder de compra, fidelidade aos jogos, da forma como desejamos. Cabe a cada um, determinar se deseja apoiar o produto final de cada estúdio. 

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.