spot_imgspot_imgspot_img

Summer Game Fest 2024: é necessário surpreender para manter a indústria viva

Está faltando ousadia para indústria dos games

Hoje, 7 de junho de 2024, dá início oficialmente ao Summer Game Fest 2024, trazendo diversos trailers, datas de lançamento e anúncios de novos jogos da indústria. O evento acontece no fim da tarde desta sexta-feira, apresentado por Geoff Keighley, entusiasta e jornalista canadense de 45 anos. Keighley é fã de smokings, sempre aparecendo vestido dessa forma. O evento durará cerca de duas horas, incluindo trailers, conversas com profissionais da indústria e revelação de novos títulos.

PlayStation, Nintendo, Xbox – vocês podem esperar revelações para esses consoles, bem como para VR/RV, PC e até Android e iOS em casos de multiplataforma. Sobre os estúdios e publicadoras, o evento da SGF (Summer Game Fest) possui apoio da SEGA, Epic Games, Ubisoft, Xbox, Capcom, Bandai Namco, PlayStation, entre outros. A lista é considerável, com praticamente todas as gigantes do setor presentes. Até indiretamente, muitas estão parcialmente presentes, como a Nintendo, com estúdios que devem apresentar jogos para o console híbrido da gigante japonesa.

6 mil lugares no YouTube Theater

Apesar de o Summer Game Fest focar mais nos jogos produzidos pelos estúdios consagrados e publicadoras, o espaço para desenvolvedoras independentes aumentou desde o primeiro evento, em 2020. Além dos estúdios e publicadoras renomados, também estão presentes aqueles que olham para o cenário mais underground, como Devolver Digital, Deep Silver, Annapurna Interactive, iam8bit Presents, entre outros não relatados. Essa relação está no próprio site oficial do SGF!

Imagem dos visitantes no Summet Game Fest
Imagem reprodução/SGF

Indo para o quinto evento, agora com uma cerimônia presencial com cerca de 6 mil lugares no YouTube Theater, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, este será o palco onde milhões de usuários estarão atentos a jogos que podem se tornar blockbusters ou aquele independente, despertando suas atenções. Sabemos que esta cerimônia é um verdadeiro trampolim e termômetro para medir a aceitação do público aos jogos exibidos. A indústria vem passando por problemas com franquias consolidadas e novas IPs (Propriedade Intelectual), que se tornam fracassos de vendas, não conseguindo pagar os custos de desenvolvimento.

Clamam por algo que surpreenda a indústria dos jogos

Embora parte do fracasso atual dos jogos não esteja atrelada ao desinteresse dos jogadores, a abordagem adotada por alguns estúdios afastam esses usuários. Se analisarmos o Steamdb e obtivermos uma visão geral dos títulos mais recentes, os sucessos são majoritariamente jogos independentes ou double-A. Helldivers 2, V Rising, Baldur’s Gate 3, Palworld, Manor Lords, Hades II, Lethal Company são todos jogos com um orçamento muito menor que outros da indústria e conseguiram sucesso por serem objetivos. Com ou sem controvérsias, agradam uma fanbase fiel ao gênero que se propõem a desenvolver.

steam os mais jogados 1 maio 2024
Summer Game Fest 2024: é necessário surpreender para manter a indústria viva 3

Como alguém apaixonado pela indústria e que presenciou seu crescimento, desejo que os grandes estúdios voltem a olhar para o feedback dos fãs, independentemente da ganância apresentada no cenário atual dos games. Todos os envolvidos, direta ou indiretamente, clamam por algo que surpreenda a indústria dos jogos eletrônicos. Nesse ritmo de declínio, se nada mudar, manter um setor com a atual tecnologia, que possui gastos bilionários, será insustentável a longo prazo.

Por outro lado, sou otimista e acredito que teremos 20 jogos que renovarão a esperança dos fãs e trarão uma reviravolta! Tive o privilégio de testar alguns dos jogos confirmados no Summer Game Fest 2024, alguns promissores e outros que já nasceram mortos. Contudo, meu semblante se alegrou com os vislumbres que presenciei. Mesmo que seja um começo, é algo para se expandir nos próximos anos. Um bom Summer Game Fest para vocês, gamernéfilos!

Estarei reagindo aos trailers exibidos durante todo o evento em nosso canal na plataforma de vídeos do YouTube. Quem tiver interesse em acompanhar, adicionarei o link neste artigo para facilitar o acesso e visualizar nosso conteúdo.


Observe que este artigo é uma visão pessoal para os leitores do site sobre as perspectivas e mudanças que a indústria dos jogos deve tomar. Para que ocorra uma mudança positiva e o cenário melancólico dos fechamentos de estúdios seja resolvido, evitando que bons programadores percam seus empregos.

Direto do forno!

Outros artigos do seu interesse

Sobre o autor

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).

Encontrou algum erro?
Por favor, conte-nos!

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.