Nostalgia contagiante nos clássicos jogos de naves em Darius

Review de Darius Cozmic Collection para Nintendo Switch

A Taito traz uma nostalgia com o retorno desta coletânea de Darius Cozmic Collection versão Console e Arcade no Nintendo Switch! Acompanhe nossa gameplay acima com o melhor desta nostalgia.


Se você ama jogos de naves clássicas ou já era fã dessa franquia essa coletânea foi exatamente designada para seu gosto. A versão arcade da coletânea conta com um compilado das sete versões de quatro jogos clássicos lançados para os fliperamas, um deles é o Darius, a versão original, que é um dos pioneiros do gênero shoot ‘em up desenvolvido pela TAITO.

 Darius foi lançado em 1986, com seu revolucionário gabinete, que possuía uma combinação de três telas e potentes alto-falantes embutidos no banco. Além disso, é possível também encontrar a SAGAIA Versão 1, que foi lançada em 1989, e é uma variação de Darius 2. O jogo foi feito para tornar a rotatividade nos fliperamas mais ágil e mais possibilidades de jogadores. As músicas são muito empolgantes e nostálgicas e mantém o ritmo frenético do jogo. O meu favorito desta coletânea é Darius Gaiden de 1994, terceiro jogo da franquia.

Os gráficos desta versão são lindos demais para a época e o mais impressionante são as com músicas cantadas e com belas melodias. Falando dos Gráficos e Sons, os jogos são fiéis aos originais e possuem HUDs que lembram os fliperamas originais, mas tudo em alta definição.
Em Darius Cozmic Collection Console temos 9 versões dos clássicos lançados para diferentes vídeos games, um deles é Darius II, lançado em 1990. O jogo foi redesenhado para os consoles já que no Fliperama ele usava mais de uma tela. Besta versão o modo multiplayer cooperativo foi retirado e alguns chefes foram substituídos, mesmo assim, o jogo não perdeu a essência.

Outro famoso jogo da série é Darius Twin do para o Super Famicom que foi lançado em 1991 no Japão. Ele é o primeiro jogo oficial para consoles domésticos. Ele é uma adaptação de Darius 2 que tinha duas telas no fliperama. O game foi portado com excelência no console da Nintendo.

Se anime com os Modos Extras:

Alguns dos jogos conta com modos especiais: Darius 2 do Mega Drive conta com o Special Mode, Darius Force com o Boss Endurance Mode e Darius Alpha traz o Score Attack More, Time Attack e Time Trial.
No modo especial de Darius 2 e o Boss Endurance Mode do Force, o jogo volta às configurações padrões, as trapaças são desabilitados e durante o desafio os Quick Save e Quick Load são desativados.
Em Darius Alpha no Score Attack temos como objetivo fazer o maior número de pontos possível com apenas três vidas enfrentando os 16 chefes do jogo. Já no” No Time Attack“seu objetivo é lutar contra os 16 chefes no menor tempo possível com várias vidas e tem só 4 minutos. Para completar temos o modo Time Trial com o desafio é derrotar os 16 chefes em 4 minutos e apenas 3 vidas lembrando que em todos os desafios os Quick Save e Quick Load são desativados para dar mais emoção no jogo.

Modificações para todos os gostos:

O jogo nos oferece várias opções de configurações como por exemplo: 

Podemos alterar o estilo da tela e com isso é possível deixar o jogo com a escala de pixel perfeita para se parecer com o fliperama original, aumentar a tela, de acordo com os ajustes da sua TV ou expandir a tela. T

Possuímos também a opção de ligar o efeito Smoothing e deixar o jogo com um tom mais suave e menos pixelado e também Ligar ou desligar as Scanlines que servem para simular o efeito das linhas Tvs de tubo do passado. O toque final fica por conta das molduras de Background.

A Taito acertou precisamente com essa coletânea que não podia ficar escondida do mundo. Os jogadores atuais devem estar prontos para curtir essa colêtanea e se esforçar para passar das fases que são muito difíceis e sem dicas, sem modo fácil, ao menos temos o Quick Save para não ter que começar as fases do zero.

O jogo mantém a jogabilidade original com opções de suavizar os gráficos pixelados, no entanto, falta uma galeria com imagens e informações sobre o desenvolvimento do jogo e sua história em si. Um modo multiplayer online seria muito legal.

Darius Cozmic Collection: A coletânea mostra alegria nostálgica de vivenciar jogos da era de ouro dos jogos retrochubbs
8
out of 10.
2020-07-02T17:49:38-0300

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.