CD Projekt Red / Arquivo Web

Em uma recente reunião com investidores a CD Projekt Red anunciou que atualizou suas estratégias. Segundo Adam Kicinski, Presidente e CEO da CD Projekt, a empresa quer fazer o certo para os gamers:

Continua após a publicidade.

Adam Kicinski – Queremos fazer o certo para os jogadores. O muito badalado Cyberpunk 2077 lançado em Dezembro de 2020, estava repleto de bugs e problemas de desempenho que tornaram o game um ponto de discussão para Crunch (uma analogia para quando desenvolvedores de games são forçados a cumprir horas extras sem pagamento). Além disso, também tinha o Gerenciamento de Expectativas para um lançamento de game tão importante.

O game também está sofrendo com duas ações coletivas movidas por investidores que afirmam que a empresa fez declarações falsas ou enganosas sobre Cyberpunk 2077. Apesar desses problemas, e sendo removido da PlayStation Store, o game já vendeu 13 Milhões de Cópias em suas primeiras semanas de disponibilidade.

Mudanças na CD Projekt Red

Com tudo isso acontecendo é impossível a CD Projekt Red simplesmente ignorar os fatos. Então, Adam Kicinski anunciou algumas mudanças nos Principais Pilares da Estratégia da empresa, a fim de colocá-la de volta nos trilhos (em ordem).

Uma das mudanças mais importantes é que a CD Projekt Red (especificamente a equipe de desenvolvimento central da empresa) planeja melhorar a forma como desenvolvem games. Melhoria que Adam Kicinski deu o nome de “Red 2.0”:

Adam Kicinski – Queremos melhorar a forma como fazemos games e Red 2.0 é o nosso ponto de partida. Um conceito que depende do Desenvolvimento Paralelo de Games Triplo A.

Para atingir essa meta a empresa Centralizará o REDengine para atender a duas franquias (Cyberpunk e The Witcher), Aumentará sua Base de Talentos, Implantará uma Equipe de Especialistas em Projetos Cruzados e se Reposicionará para aProdução Ágil de Games, dentre outras mudanças operacionais.

Pawel Zawodny, CTO e Chefe de Produção, também deu uma declaração:

Pawel Zawodny – Agilidade é fundamental para essas equipes. Além disso, o desenvolvimento de Games Paralelos na CD Projekt começará no próximo ano (2022).

Campanhas de Marketing

Relacionados aos Ciclos de Desenvolvimento estão os Ciclos de Marketing. E graças a todo o Marketing criado com base na popular (e bem-sucedida) Franquia Witcher, onde os desenvolvedores usaram toda essa reputação para nutrir as Grandes Expectativas dos fãs com relação a Cyberpunk 2077. A empresa deu um tiro no próprio pé.

Tendo isso em mente, Michal Nowakowski, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios, anunciou que a partir de agora as Campanhas de Marketing da CD Projekt serão muito menores:

Michal Nowakowski – No futuro, nossas Campanhas de Marketing serão menores. Vamos esperar até estarmos bem próximos do lançamento do nosso game antes de começarmos a mostrar coisas como Trailers, DEMOS ou entrar em Detalhes Sobre Mecânica, etc.

Ele ainda pontua que as Campanhas de Marketing serão focadas em Vídeos e DEMOS de Games Polidos, não em Conceitos, e os games serão mostrados em Todas as Plataformas nas quais ele será lançado (Cyberpunk 2077 era significativamente mais problemático em Consoles de Gerações anteriores). Nowakowski também disse que a empresa Manterá os Clientes Atualizados com Roteiros Anuais Gerais para as Franquias Cyberpunk e Witcher.

Condições de Trabalho

Adam Kicinski foi bem direto:

Adam Kicinski – Você não pode ser um Desenvolvedor de Games ágil sem um ambiente de trabalho Sustentável e Cuidadoso.

Kicinski também abordou as Condições de Trabalho na CD Projekt, que foram tema de reportagens delineando excessiva pressão e desgaste na empresa:

Adam Kicinski – Estamos trabalhando muito para minimizar o estresse, evitar o esgotamento e dar aos nossos funcionários tudo de que precisam para se concentrarem em seu trabalho com uma mentalidade totalmente positiva.

Frisando o foco na Inclusão e Diversidade, Linhas Abertas de Comunicação e um “Ambiente sem Barreiras” e na Formação de Equipes de Representantes de Estúdio em todas as disciplinas para ter discussões diretas com o conselho da empresa e falar em nome dos trabalhadores. Kicinski também disse que a empresa se concentrará na Capacitação dos Funcionários e no incentivo ao desenvolvimento pessoal.

Além disso, a CDPR (CD Projekt Red) também está analisando Fusões e Aquisições. A empresa adquiriu recentemente a Digital Scapes, com sede em Vancouver, que ajudou no desenvolvimento do Cyberpunk 2077.

Foco em RPG Single-Player (para Um Jogador)

Por último, a CD Projekt continuará a se expandir em outras áreas de maneira moderada, mas a empresa está usando esse tempo para redirecionar seus esforços:

Michal Nowakowski – Os games Single-Player (para um jogador) sempre serão nosso núcleo, embora…

Importante: A Fonte para está News (Notícia) foi o Twitter Oficial da CD Projekt Red que liberou uma série de Tweets revelando diversas mudanças nas diretrizes da empresa.

E aí Gamernéfilos, o que vocês acharam de todas essas Novidades em relação a CD Projekt Red? Deixem seus comentários abaixo.

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.