Andor episódio 10 final explicado ep
Andor (Divulgação / Lucasfilm)

Chegou na última quarta (9), no streaming do Disney Plus, o episódio 10 da série Star Wars, Andor, e o final explicado você lê a seguir.

É válido destacar que o post contém opiniões e spoilers do novo episódio da série!

Andor: episódio 10 – Final Explicado

Embora seus companheiros de prisão estejam aterrorizados com o massacre sussurrado que ocorreu em outros lugares da prisão em algum momento durante o episódio da semana passada, Cassian argumenta que isso foi feito por medo – a prisão administrada pelo Império estava com tanto medo de que se espalhasse sobre o não- frases de saída que matou mais de 100 pessoas em pânico. Claro, isso também indica sua vontade de matar seu caminho de volta a qualquer aparência de ordem. 

Mas Cassian também tem uma réplica a essa linha de pensamento: “Prefiro morrer tentando derrubá-los do que morrer dando a eles o que eles querem”.

Cassian e seu novo melhor amigo, Kino, usam a substituição de seu colega caído da semana passada como uma oportunidade de ataque: pouco antes de seu exaustivo horário de trabalho ser interrompido temporariamente para a introdução de um novo prisioneiro, Cassian silenciosamente dirige-se ao banheiro e quebra um cano principal de água, causando um curto-circuito no piso eletrificado quando os guardas tentam ligá-lo. 

Os trabalhadores então se levantam e jogam várias peças de metal nos dois guardas com blasters, e os guardas são capazes de pegar muitos prisioneiros transformados em rebeldes. Mas eles não podem atirar o suficiente para impedir que a massa de homens os alcance – e uma vez que eles tenham subido até a área dos guardas e adquirido alguns blasters, não há como detê-los.

A revolta se espalha para outros prisioneiros. Mas todos eles parecem entender a essência disso quando uma multidão crescente corre para cima nas instalações em estilo de ilha. É aí que Cassian e Kino aparecem, para desligar a energia hidrelétrica da prisão, o que vai paralisar as operações lá por muito tempo. Quando a energia de backup de emergência é ligada, Cassian pede a Kino que dirija-se à instalação pelo PA (presumivelmente com o dispositivo de voz Vader desligado). A retórica de Andor sobre morrer derrubando todos eles em vez de dar ao Império o que eles querem.

Isso se prova presciente, é claro – ou parece. A única saída para esses prisioneiros é para cima, para cima, depois para baixo: eles devem mergulhar na borda da instalação e nadar para isso, e Kino, como se de repente uma piada sombria sobre futilidade, não pode nadar. Antes que Cassian possa descobrir uma solução para seu ex-conspirador, ele é derrubado na bebida pela multidão apressada. 

Em outra série de Star Wars, provavelmente assumiríamos que Kino aparecerá novamente com uma história colorida sobre sua fuga, ou recaptura e segunda fuga, ou algo nesse sentido. Em Andor, não há tanta certeza. É plausível pensar que nosso último vislumbre (e de Cassian) dele, sua história inacabada, mas não parecendo ótima, pode ser um encerramento da série sobre Kino Loy.

A história de Mon Mothma continua esta semana também: ela tem uma cena com Davo Sculdun, o banqueiro mencionado anteriormente que pode ajudar a criar uma conta para evitar o Império para seu dinheiro de “caridade” de financiamento da Rebelião. Ele não quer receber uma taxa pelo seu problema; ele quer apresentar seu filho de 14 anos à filha da mesma idade. É talvez 5% menos assustador do que parece, já que os casamentos tradicionais de Chandrilan aparentemente acontecem por volta dessa idade. Mas este não era o futuro Mon Mothma (claramente o equivalente galáctico de um católico não praticante ou por aí) tinha em mente para sua filha, que já tem sua mãe em baixa estima.

Ficou com alguma dúvida após o final explicado do episódio 10 de Andor? Deixe nos comentários.

Por fim, o episódio 10 de Andor está disponível agora, somente no Disney+.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube.

icon

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.