Epic Games último jogo store
Jogos dados pela Epic (Reprodução)

Passou rápido a promoção de fim de ano, liberando um jogo gratuito todos os dias da segunda quinzena de dezembro na Epic Games Store. Nesta quarta-feira (28), o penúltimo jogo gratuito é o independente Mortal Shell, com inspirações na franquia de Dark Souls. Assim sendo, a criadora de Fortnite revelará dica com uma imagem do último jogo misterioso de dezembro de 2022.

Desde que a empresa começou este evento liberando jogos diários em dezembro, iniciados em 2019,usuários ficam ansiosos para saber os títulos que vão ficar gratuitos para poderem resgatá-los. Diversas franquias, sendo de estúdios independentes ou de desenvolvedoras de jogos Triple-A, já ficaram de graça na plataforma.

O encerramento dessas duas semanas de jogos gratuitos serão com títulos independentes ou de grande repercussão. No ano de 2019, Hello Neighbor e Yooka-Laylee and the Impossible Lair foram dois games indie, com boas vendas, onde encerram o evento. Em 2020, a Epic Games ousou e elevou a qualidade dos jogos doados, – os anteriores eram dignos, mas os títulos, agora faziam parte de hypes entre as comunidades dos jogadores.

Iniciando o primeiro dia do ano de 2020, com dois jogos da franquia Darksiders, foram eles: Darksiders Warmastered Edition, Darksiders 2 Dethinitive Edition; além de Steep. Notamos uma mudança brusca na qualidade dos jogos liberados aos seus usuários. Por sua vez, ficaram mais exigentes, – é evidente que a Epic não possui obrigação dessas doações. Embora, seja uma de suas escolhas de marketing para atrair novos usuários e fidelizar aqueles que preferem outros lançadores de jogos.

Aumentando o patamar dos jogos gratuitos

Com o marketing pesado em 2020, uma estratégia pensada meses antes, eles não imaginavam que o mundo entraria em colapso por longos meses. A pandemia provocada por coronavírus (COVID-19) doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, adiou projetos de várias desenvolvedoras e publishers de games, e para a Epic Games, sua estratégia estaria prejudicada ou não. No entanto, a empresa seguiu o seu cronograma liberando mais jogos grátis durante todo ano e muitos deles, Double-A e Triple-A.

Apesar do ano anterior, sagas de Alan Wake, Batman Arkham, LEGO Batman, Metro, Rayman, todos sem hype do momento. Eis, que seguiram o seu cronograma mesmo com a pandemia, para surpresa dos gamers. Como citei acima, Darksiders, Steep, iniciaram o ano alegrando os jogadores, um título da THQ e outro da Ubisoft.

O apelo continuava, em franquias como Farming Simulator, Assassin’s Creed, Watch Dogs, Just Cause, Grand Theft Auto 5, Civilization; Borderlands, Samurai Shodown, Total War Saga, Hitman, Football Manager, Ghostbusters, entre outras. Destaque para GTA V, em que conseguiu, pela primeira vez, deixar o site da Epic Games Store fora do ar devido o volume simultâneos em seus servidores. Consolidando o ano de 2020, disponibilizando como o último jogo do ano “Jurassic World Evolution” da Frontier Developments.

2020 parecia um ano tão promissor, porém, a conta começou ser paga no ano seguinte. Estamos falando de 2021!

O ano de 2021 traz uma trilogia deseja pela comunidade dos jogadores

Neste ano, quase que em sua totalidade, os países começaram ter esperança de uma vacina. Após um ano e meio, com o contágio de boa parte da população mundial, o mercado foi se acalmando, de pouco adiantou, o mercado havia sido afetado brutalmente. Talvez, seja este o motivo da Epic não ter continuado com seu cronograma no mesmo patamar de 2020. Houvera inclusão de franquias tais como Star Wars Battlefront 2, Metro: Last Light Redux, NBA 2K21, Rage 2, Control, Sonic Mania, A Plague Tale: Innocence, Dead by Daylight, Godfall Challenger; ainda era menos impactante em relação ao ano antecessor. Para compensar, em dezembro do mesmo ano, Shenmue 3, Vampyr, Prey, Salt and Sanctuary, Tomb Raider Trilogy foram doados de graça no evento de fim de ano.

Nossa arqueóloga Lara, com sua saga de Tomb Raider, trouxe uma histeria, encerrando o ano com a versão Definitive Survivor Trilogy. Trazendo os 3 últimos jogos protagonizado Lara Croft, são eles; Tomb Raider (2013), Rise of the Tomb Raider (2016) e Shadow of the Tomb Raider (2018).

O declínio da iniciativa

Extasiados! É a palavra correta para descrever o pensamento dos jogadores com encerramento de 2021 para 2022. Mesmo com títulos menores, mas mantendo os triple-A de peso. O problema é que ocorreu um hiato de jogos de quase cinco meses, até o retorno de Prey, Borderlands 3, BioShock: The Collection, Wolfenstein: The New Order, Maneater. Ou seja, um intervalo de quase cinco meses se comparados aos últimos dois anos. Na Web, memes eram lançados desdenhando do poder da desenvolvedora do motor gráfico do Unreal Engine. Os títulos estavam cada vez mais indies — o que também é bom para ajudar o estúdio e desenvolvedor independente; contudo, os jogos gigantes, pareciam estarem tirando férias da plataforma. Já próximo do dia de ações de graça e início de dezembro deste ano, doaram Evil Dead: The Game e Star Wars: Squadrons. Fechando o ciclo de franquias AAA, antes do evento dos jogos misteriosos (Mystery Game) de 2022.

Redenção?

Começando com suas duas semanas de jogos misteriosos, novamente parecia inferior em relação aos dois últimos anos. Fique ciente, que não estou questionando os jogos independentes, apenas comparando eles, com repercussões na indústria dos games. A empresa precisava de uma resposta imediata, sua cartada foi o jogo da Kojima Productions, criado pelas mentes de Hideo Kojima, sim, estou falando de Death Stranding, sendo o décimo primeiro jogo misterioso. Death Strading causou um problema para Epic, já que a versão liberada inicialmente aparecia como “Director’s Cut“, modificada posteriormente. Esta mudança gerou repercussão negativa nas redes sociais e fóruns de usuários revoltados — depois a Epic Games criou uma nota avisando do erro. Pelo nome e de quem fez, trouxe uma redenção para sua plataforma tão questionada nesse ano.

Finalizando com chave de ouro?

Depois de dois anos buscando continuar as agendas da indústria, o mundo teve que viver com o chamado “Novo normal”. Adaptações foram feitas, para seguir criando e produzindo como antes! O ano de 2023, franquias que fizeram seus nomes no passado estão retornando, é o caso do Remake de Dead Space, Star Wars, S.T.A.L.T.E.R, algumas ainda sem data como Dragon Age, Mass Effect, Remnant, Mafia, Crysis, DEUS EX, Assassin’s Creed, entre outros.

Desses citados, alguns receberam remaster ou possui trilogias para serem franquias que podem finalizar o ano de jogos gratuito na loja da Epic Games Store. Para fecharem com chave de ouro, devem superar as expectativas criadas nos dois últimos anos. Superando os mais céticos e críticos da plataforma, que busca ter o mesmo patamar de aceitação que sua concorrente Steam. Há antes que esqueça, não podemos descartar Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition (GTA Trilogy), muito criticado em seu lançado, entretanto, estamos aguardando um GTA 6.

Dica do último jogo misterioso como o décimo quinto que ficará de graça para todos.

Uma imagem exibindo um símbolo com aparência similar ao título de Dishonored: Death of the Outsider, também pode não ser este jogo.

epicgames jogo dia15
Mystery GAMES 15 Epic Game Store

Por, fim, gamernéfilos, será que o ano de 2023 continuará como o de 2022, ou deve melhorar para que usuários continuem utilizando e comprando jogos na Epic? Deixem seus comentários abaixo.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.