Nesta sexta-feira (4) a Rússia bloqueou acesso ao Facebook e Twitter do seu país, segundo as agências. O regulador dos meios de comunicação da Rússia (Roskomnadzor) resolveu bloquear a rede social Facebook como resposta ao que foi classificado como “censura” de veículos da Rússia em meio à ação invasão na Ucrânia.

“Em 4 de março, foi decidido por bloquear o acesso à rede social Facebook, controlada pela Meta, no território da Federação Russa”, diz a entidade reguladora.

Segundo o escritório da procuradoria-geral da Rússia afirma.
“ilegalmente restringiu a difusão através de usuários da internet de informação socialmente importante no território da Federação Russa, incluindo mensagens e materiais de veículos registrados, em conexão com a imposição de sanções políticas e econômicas por parte de países estrangeiros”.

Os representantes das autoridades russas, citam que o bloqueio viola o direito dos cidadãos contido no artigo 29 da Constituição russa de “acessar, receber, transmitir, produzir e divulgar livremente informações de forma lícita”. O Roskomnadzor, também disse ter solicitado à empresa matriz do Facebook, Meta, que suspendesse as restrições e explicasse as razões de sua introdução, mas a empresa ignorou.

Por sua vez, o Meta/Facebook alegou o aumento de tentativa de invasão vindo por dos IPs da Rússia e não apoiam a atual Guerra entre os dois países. Firmando os motivos de ter vetado as principais contas de veículos do país sem sua plataforma.

Mais tarde, foi relatado que também havia bloqueado o Twitter.

O regulador estatal russo de comunicações disse que o acesso foi restrito, de acordo com a agência de notícias estatal Ria.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.