Aliens: Dark Descent review Aliens: Dark Descent análise Aliens: Dark Descent ps5 Aliens: Dark Descent metacritic
Aliens: Dark Descent - Tindalos Interactive

Aliens: Dark Descent, desenvolvido pela Tindalos Interactive e publicado pela Focus Home Interactive é um game de estratégia estilo RTS que aborda a franquia de sucesso “Aliens”. A pergunta que fica é: o game consegue manter o terror e a ação presente nos jogos anteriores ou até mesmo superar as expectativas ou não alcança a proposta desejada? Vale a pena jogar?

História

A história começa com a sabotagem da Pionner Station. Um “funcionário” , cuja função seria um especialista em engenharia espacial ataca um trabalhador, abrindo um contêiner com vários Xenomorfos. A vice-administradora é chamada Hayes, observando que a única opção para eliminar a ameaça é o uso de um protocolo chamado Cerberus, que destrói a nave por inteiro, com Hayes abandonando a Pioneer e sendo salva por fuzileiros navais. Junto com o sargento Harper, ela deve controlar a situação na USS Otago, que tem uma ligação misteriosa com os Xenomorfos.

Nosso objetivo durante a jornada será resolver os problemas existentes na nave e assumir o comando da equipe, eliminando as ameaças existentes, sobrevivendo a ataques dos aliens.

Sinceramente, a história é decepcionante. O jogo começa bem, com o aumento da tensão, porém, a mistura do tutorial com a história é lenta, com a quebra de ação constante, com a passagem do tutorial indicando que o restante da história desperdiçou o potencial e a ideia central do jogo.

A história ficará em segundo plano, não sendo explorada como deveria, porém, o visual ajuda, com a estética e design de level adicionando um elemento positivo, como contraponto ao elemento negativo da história.

dark descent 1

Gameplay

Sob nosso comando, temos um grupo formado por quatro fuzileiros, cuja formação engloba ações primárias e secundárias. As missões incluem táticas e objetivos conhecidos, como resgate de pessoas, coleta de recursos e restabelecer equipamentos da nave.

Dark Descente não é um jogo fácil. Contendo diversos níveis de dificuldade, requer um nível estratégico e de análise elevados, além de domínio de controle dos esquadrões, que são diversos. O processo de missões é constante, com cada nova missão requerendo que seu esquadrão seja “curado” dos danos sofridos. A cura requer tempo e o jogo não deixa espaço para um gerenciamento de equipe duvidoso por parte do jogador.

São cerca de 12 missões com a dificuldade progredindo onde os recursos tornam-se cada vez mais escassos e os Xenomorfos, mais agressivos.

Direcionamos o esquadrão em seus movimentos e ações pelo cenário, interagindo, atacando e utilizando habilidades especiais. O combate é realizado por eles após a determinação dos comandos.

O sistema de nivelamento fornece uma série de vantagens extras, como adição de mais armadura, aumento de saúde e uma precisão ainda maior. Além disso, desbloqueamos algumas classes especializadas. O uso de um artilheiro mais forte, um sargento, um franco-atirador e até mesmo, um médico.

Durante nossa passagem pelo cenário, coletamos ferramentas, munição, kits médicos, porém, o processo de exploração pode complicar a vida do jogador. Com o ganho de tempo na missão e os Xenomorfos estão por todo lugar. O jogo possui uma espécie de análise adicionando características específicas para os Xenomorfos.

dark descent 2

Combate

Caso a morte de um deles seja por tiro, o próximo Xenomorfo pode liberar respingos de sangue ácido, o que significa dano para o esquadrão. Alguns locais também fornecem perigo adicional, com áreas repletas de ovos e criaturas que pulam nos fuzileiros, agarrando o personagem. Caso isso aconteça, somente um dispositivo especial irá salvar a vida dele, caso contrário, ele morrerá.

O jogo incentiva a exploração do mapa, onde observamos a estrutura do local, garantindo uma espécia de observação tática. Em um momento em que somos caçados pelos Xenomorfos, podemos optar por um local para se esconder, pensando melhor no próximo passo estratégico.

O combate pode ser brutal, com membros do esquadrão fisicamente e mentalmente, abalados. Ao ser localizado por um Xenomorfo, isso indica um confronto certo, com a chamada “caçada” iniciada no game. Para fugir da situação, somente encontrando uma espécie de rota de fuga e esconderijo.

O sistema de caçada adiciona um elemento interessante, com um cronômetro lento, com um medidor surgindo na tela. Porém, gera stress ao esquadrão, com os fuzileiros apresentando dificuldade nas missões futuras.

Apesar de manter características estratégicas, Aliens: Dark Descent mistura sim elementos de terror e sobrevivência. O uso da lanterna, por exemplo, será fundamental em muitos momentos do jogo, onde a escuridão transmite a sensação de terror. O uso de munição limitada e stress dos personagem, entrega uma abordagem única para o gênero.

dark descent 3

Performance

Dark Descent, infelizmente, não se livrou de alguns pequenos problemas envolvendo renderização, questões de animações com personagens “presos” em parte do cenário e algumas falhas de movimentação do esquadrão.
A modelagem dos personagens não é das melhores, com animações igualmente rígidas e o sistema de câmera, em alguns momentos, mais atrapalha que ajuda.
O teste, realizado em um PS5, demonstrou que os controles deixam muito a desejar. São desajeitados, pouco intuitivos, causando problemas em momentos onde um erro sequer, custa danos complexos ao esquadrão. Os problemas de localização de caminho e ativação de ações que não eram as determinadas pelo simples toque no controle foram constantes. Apesar dos problemas relatados acima, devo admitir que o visual do game me impressionou positivamente.

Acima de tudo, o som tem o potencial necessário para causar sustos, como um bom jogo de terror necessita. Não espere um sistema de dublagem e sincronização perfeitos durante os diálogos.

dark descent 4

Gamerdito Aliens: Dark Descent

Com uma história fraca, Aliens: Dark Descent brilha em sua gameplay, com uma combinação de estratégia, furtividade, terror de sobrevivência e possui elementos para fãs de “Aliens”, que devem agradar em cheio. É um jogo desafiador, intenso, que proporcionará uma sensação de missão feita nos desafios que podem arruinar seu psicológico. Além disso, utilize todo seu sento tático e planejamento, você irá precisar!

***Agradecemos a publisher pela Key para análise deste jogo***

Como resultado, aproveite para conferir nossa gameplay com a Primeira Hora inicial do jogo abaixo:

Aliens: Dark Descent - Gameplay Primeira Hora - PS5 (Sem comentários)

Nota: 7.5/10

Aliens: Dark Descent - PS5 Review: "Com uma história fraca, Aliens: Dark Descent brilha em sua gameplay, com uma combinação de estratégia, furtividade, terror de sobrevivência e possui elementos para fãs de “Aliens”,vanessaferreira
7.5
out of 10.
2023-07-19T08:28:29-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.