Chained Echoes pc Chained Echoes review Chained Echoes análise
Chained Echoes - Deck13

Chained Echoes, desenvolvido por Matthias Linda e publicado pela Deck13 é um jogo estilo JRPG, onde acompanhamos um grupo que viaja pelo vasto continente de Valandis, tentando terminar a guerra entre os três reinos existentes. 

Nem todos concordam que a paz poderia ser a melhor opção e outros acreditam que será difícil alcançar tal feito devido a corrupção.Controlamos, no total, 8 personagens, cada um com suas características e fraquezas.

O mundo do jogo parece enorme. Não é totalmente aberto, mas temos uma série de espaços para explorar. Cavernas, por exemplo, escondem vários segredos, valem a pena a exploração.

Uma forma gratificante de incentivar a exploração, é o quadro de recompensas, onde temos os objetivos extras que podemos cumprir. São variados, como encontrar algum item específico ou derrotar inimigos. Quando completamos, fica marcado no quadro, recebendo uma recompensa. Caso o fluxo de objetivos cresça, as recompensas serão maiores em sua finalização.

Chained Echoes - O Retorno da Magia - PC Review

Combate

A mecânica de combate baseia-se em turnos, sem grandes implementações. Guiamos nossos personagens por um mapa grande, explorando várias cidades, até mesmo interior de casas, encontrando itens úteis, desde poções a armaduras. Os inimigos que existem no mundo do jogo são sinalizados e ativos somente se interagimos com eles.

No combate em turnos, controlamos um grupo de personagens, com seus próprios conjuntos de habilidades e magias. Os inimigos ficam de um lado da tela e ficamos do lado oposto. Uma barra na parte superior indica que é hora de agir e a ordem de nossos personagens.

Cada personagem possui uma habilidade de ataque mais simples, além dos feitiços, que usam uma espécie de mana. Temos outros itens a disposição ou podemos simplesmente optar por focar na defensiva.

Chained Echoes - O Retorno da Magia - PC Review

Overdrive

No entanto, o que faz com que Chianed Echoes se destaque é o Overdrive (tipo uma sobrecarga ou buff). Ele irá oscilar entre as cores verde, amarela e vermelha e devemos controlar seu fluxo para ficar verde. Quando alinhado corretamente, os personagens ganham um movimento mais eficaz no confronto.

O resultado, é um ataque e feitiços mais potentes. Caso a barra fique no vermelho, pode de ataque diminuirá consideravelmente. A maioria das ações tendem a aumentar  a barra de Overdrive, com ações defensivas diminuindo a barra, assim como a troca de membros do grupo.

Isso obriga a nós, jogadores, um cuidado maior no momento do confronto, experimentando ainda mais a troca de personagens, em vez de atuar apenas com personagens únicos. 

Cada personagem tem cerca de 48 habilidades, separada por 4 seções de 12 que são, progressivamente, desbloqueadas. Temos habilidade de ação, com novos comandos para usar na batalha; passivas, fornecendo aumento de estatísticas. Cada habilidade conta com 3 níveis de poder, aumentando ao derrotar monstros e ganhando SP. Uma habilidade nivelada custa menos TP, causa mais dano e melhora a estatística para uma porcentagem maior.

chained echoes pc 2

Encantador

A estética visual implementada é deslumbrante. Primordialmente, os ambientes possuem toques exuberantes, com indicadores de um cuidado ao renderizar cada elemento. Não são todos os jogos em pixel art que me encantam, porém, fiquei surpresa com Chained Echoes. A trilha também é belíssima, melancólica quando necessário, alegre, e mais agitada quando o momento requer.

Porém, não é um jogo que não implementou elementos questionáveis, como o diálogo que soa estranho em alguns momentos, o sistema de nivelamento não é tão equilibrado, os pontos de estatísticas são relativamente aleatórios e sem muita utilidade para alguns personagens. São questões que não afetam a experiência gravemente, mas devem ser pontuadas como um alerta.

chained echoes pc 4

Gamerdito

Considerando que Chained Echoes tem grandes concorrentes no mercado, certamente se destaca por sua arte e mecânica únicos, com um mundo de fantasia encantador, soando como uma homenagem aos jogos de JRPGs, trilhando um caminho pequenino, porém, próprio. Certamente te manterá entretido por várias horas e a diversão estará garantida.

*** Uma chave foi obtida por parte da publisher, para a análise desse jogo***

Por fim, acompanhe nossa cobertura completa sobre o mundo dos games, incluindo nossas reviews, aqui pelo site!

Chained Echoes - O Retorno da Magia - PC Review: "Considerando que Chained Echoes tem grandes concorrentes no mercado, certamente se destaca por sua arte e mecânica únicos, com um mundo de fantasia encantador."vanessaferreira
7.5
out of 10.
2023-03-31T08:42:56-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.