elden ring review elden ring analise elden ring vale a pena jogar elden ring jogar elden ring dicas
Elden Ring - Bandai Namco

Elden Ring é um RPG de ação, desenvolvido pela FromSoftware e publicado pela Banda Namco Entertainment, um projeto cuja colaboração envolveu Hidetaka Miyazaki e George R.R Martin.
O jogo em terceira pessoa chegou em fevereiro de 2022 ,apresentando um mundo aberto interativo, repleto de combate, várias armas, magia e quantidade substancial de “crafting”.

Vamos iniciar nossa jornada…confesso, não sou fã de jogos Souls. E Elden Ring me transmite a sensação de um Dark Souls 4. Todos que fazem parte do mundo dos jogos conhecem os jogos Souls. O famoso jogo que você morre o tempo todo ou o jogo mais desafiante de todos.

Os jogos Souls costumam ser intensos e sombrios, envoltos em uma melancolia e constantemente moderados. Elden Ring possui uma ambição e escalas que o tornam superior. Tecnicamente, os jogos Souls anteriores tinham um mundo “aberto”, porém de forma reduzida, com uma sensação de limitação labiríntica, já que rotas erradas, muitas vezes estavam “bloqueadas”.

Elden Ring PC Review - Um Novo Mundo Souls
Bandai Namco / FromSoftware

Mundo aberto

Entrar em Elden Ring fornece uma mistura de emoções. É um novo mundo Souls, olhamos ao redor, observamos uma bela terra e vários pontos para explorar e não temos ideia de onde começar. Qual o melhor caminho? Existem um ambiente atmosférico com uma vista agradável e pela primeira vez, podemos optar por ir onde desejamos. Os jogos Souls anteriores transmitiam a sensação de uma espécie de peregrinação violenta e sombria. Em Elden Ring, temos uma missão.

É um mundo bonito, porém hostil, evocando no jogador as emoções indispensáveis de terror, espanto, curiosidade, medo e excitação, quando nos deslocamos pela primeira vez de um ponto ao outro. Seguimos adiante e nos deparamos com inimigos enormes que nos fazem pensar “estou em um level baixo e esses inimigos são gigantescos” , ao mesmo tempo , temos a sensação do tentar, de arriscar, porém pensamos um pouco mais…Momentos em que tentamos reunir coragem necessária e esses momentos são mágicos.

O coração bate na garganta quando nos deparamos com o terrível Caelid ,uma terra amaldiçoada apresentando um céu vermelho ameaçador, cujas criaturas nem sempre podemos ver o rosto. Ou em um momento em uma colina no Altus Plateau, local onde árvores tem características de um outono eterno, cujo brilho é reluzente. Ao longe observamos alguns moinhos girando e um grupo de velhas camponeses feiticeiras em frenesi , para dançar em uma fogueira…lindo!

Elden Ring PC Review - Um Novo Mundo Souls
Bandai Namco / FromSoftware

Porém, o fator mundo aberto introduz problemas com os quais os jogos anteriores da linha Souls não precisaram lidar. Por exemplo, equilíbrio em termos de níveis de desafios , que está completamente desligado. Um sistema de RPG que aumenta de forma progressiva funciona perfeitamente em jogos mais lineares (onde os desafios crescem) ou metroidvanias (onde somos gentilmente guiados pelo caminho certo). Mas em um mundo aberto?

A ideia é que devemos continuamente procurar o desafio que se adapte ao nosso nível e habilidades atuais, porém, na prática, pulamos acidentalmente algumas áreas iniciais que serão mais fáceis adiante. Mas o caminho escolhido, principalmente para os novatos de Souls, será morrer…morrer…e morrer…

Mundo ambicioso

A bela curva orgânica de dificuldade dos jogos anteriores desapareceu com o mundo aberto. Da mesma forma que é ambicioso, o mundo de Elden Ring não é óbvio: muitas vezes parece uma evolução lindamente produzida em termos de design de jogo. Em um certo ponto, quando jogamos Dark Souls , conhecemos o mundo. Em Elden, temos que olhar novamente no mapa onde temos que ir e quais locais perdemos.

Um lembrete amigável de que maior e mais, raramente significam melhor. E que o mundo gigante raramente o tornaria o melhor jogo do universo. Os jogos de mundo aberto são um gênero de 3 gerações e quando observamos Elden, olhamos para uma apresentação com originalidade e qualidade, um pouco exagerada sim, em seu exercício de quantidade.

Melhorias (Jogabilidade e sistemas)

Um item amplamente melhorado é a quantidade de coisas com as quais podemos brincar. A enorme quantidade de ferramentas e maneiras de construir seu personagem é incrível e intensamente gratificante para experimentar. Podemos combinar diferentes armas para criar alguns combos interessantes. Os feitiços parecem divertidos. Outras ferramentas foram adicionadas para tornar certas ferramentas e habilidades, frequentemente subutilizadas ,mais atraentes.

Os escudos, por exemplo, agora têm a capacidade de contra-ataque para acompanhar a defesa, um pouco mais tradicional. Pressionando um ataque pesado logo após atingir seu escudo , dará um ataque mais rápido e mais forte do que obteríamos pressionando um ataque pesado normalmente, uma ótima maneira de transição da defesa para o ataque. Há uma variedade muito maior de talismãs (que substituíram os tradicionais anéis), aumentando as maneiras de personalizar nossa construção.

elden ring magia
Bandai Namco / FromSoftware

A desvantagem de um sistema com tanta variedade no entanto é que é quase impossível equilibrar de forma adequada. Um exemplo é a magia. Uma arma suficiente para atordoar qualquer inimigo no momento inicial do jogo. A maioria das invocações são bem projetadas, mas algumas são realmente fortes demais.
A Magia em Elden Ring é dividida em duas: Feitiços e Encantamentos. Personagens baseados em inteligência são adeptos de feitiçarias e personagens baseados em fé, de encantamentos. A magia é uma parte integrante da jogabilidade e do combate. Englobam cura, dano e controle.

Combate e furtividade

O Combate em Elden Ring não se desvia muito dos títulos anteriores da linha Souls, onde o gerenciamento de resistência é fundamental para todas as classes, mas aqueles que utilizando magia também terão que gerenciar seu foco. Além disso, temos as armas representadas pelas Cinzas da Guerra, que aplicam habilidades poderosas específicas as nossas armas. Caso morra, perderá suas runas e voltamos ao local da graça ou estátua de Marika mais próxima que encontramos e se morrer, perdemos tudo o que acumulamos. Afinal…”dor de cabeça” é um elemento de jogos Souls…

elden ring jogar
Bandai Namco / FromSoftware


A furtividade é viável, mesmo no mundo aberto. Podemos agachar e mover em ritmo sólido, tornando possível limpar campos de inimigos aqui e ali. Te fará sobreviver por mais tempo. Sublime, o combate pode ser punitivo caso seja imprudente, mas somos recompensados pela coragem e paciência. Nesse sentido, os chefes maiores, semideuses e seus pretendentes, oferecem um desafio rígido, causando irritação constante. Temos a liberdade de deixar esses chefes e explorar outros locais, subindo de nível e enfrentando novas áreas inteiras. O caminho crítico pode ficar no topo da sua lista de prioridades ou em último.

Direção de Arte (Gráficos e demais itens visuais)

O mundo é lindo em Elden Ring. A direção de arte exibida é esteticamente atraente, com muitos ambientes exóticos, mesmo com um hardware inferior ao recomendado. Podemos pesquisar um ambiente organicamente, localizando uma torre ou simplesmente algo a distância, direcionando nosso caminho para explorá-lo.
Mas nem tudo é perfeição. Bem como, se optar por um PC e hardware inferior, notará taxas de quadros inconsistentes, travamentos e falhas. Cavalos desaparecem, personagens ficam presos em uma animação pelo ar.

Em outras palavras, apesar das diversas correções recebidas desde seu lançamento, Elden Ring ainda é atormentado por problemas de desempenho. Temos algumas falhas importantes que podem atrapalhar o fluxo de jogabilidade.
Do mesmo modo, as configurações gráficas básicas do jogo permitem que você altere a resolução e alterne de tela cheia para tela cheia sem borda ou janela. Existem quatro predefinições que podem ser utilizadas: baixa, média, alta e máxima.

elden ring config
Bandai Namco / FromSoftware

Elden Ring não possui VSync na página de configurações, embora ativo por padrão. Não há suporte para ray tracing, ultrawide, FSR (FidelityFX Super Resolution) ou DLSS (Deep Leaning Super Sampling).
O jogo apresenta 60 fps no PC, no entanto, devo fazer uma ressalva importante. Dependendo da definição gráfica (no caso a máxima), acorrem alguns micro travamentos e quedas de framerate de forma frequente. Por exemplo, reduzir as configurações ou rodar o jogo em 1440p ajudará no problema, então certifique-se de ajustar sombras, SSAO (Screen Space Ambiente Occlusion) e anti-aliasing caso os travamentos ocorram de forma frequente.

Trilha Sonora

A música sempre foi uma grande parte dos jogos Souls. No jogo, encontramos talentos como Yuka Kitamura e Tsukasa Saitoh. O tema principal é a personificação da ambição. O restante da trilha sonora reflete o mesmo. Nada causa seu sangue bombear mais forte do que o calor de uma batalha e acordes intensos ainda mais fortalecidos por coros profundos. A trilha é ousada, perturbadora, heroica e tudo o que você deseja. Dá calafrios!

Gamerdito Elden Ring


Elden Ring (Bandai Namco) impressiona. É sim um título marcante. O jogo ultrapassa os limites do desafio aceitável, da narrativa orgânica e construção de mundo grandiosa, com um nível de liberdade e exploração raramente visto.
Os ativos e elementos de seus predecessores espirituais é uma excelente fórmula para entrelaçar o familiar com o desconhecido, criando uma sensação única de aventura para os veteranos da série, porém, tamanhas dificuldades podem afastar os aventureiros ocasionais que são fãs de George R.R. Martin e nunca jogaram um Souls na vida.

Acima de tudo, temos um equilíbrio perfeito entre o antigo e o novo, entre dificuldade e acessibilidade. Apesar dos problemas, o jogo consegue triunfar contra todas as probabilidades. Diria que será uma referência para jogos de mundo aberto, seja para aproveitar suas inovações ou simplesmente evitar os erros presentes no jogo.
Não tenha medo. Aventure-se. A jornada , mesmo repleta de momentos sombrios , medo e raiva constante, te fará sorrir ao derrotar o que aparentemente nunca poderia ser derrotado. Essa é uma lição que você pode levar para a vida!

Acertou:

  • Narrativa ambiental magistral
  • Mapa enorme que não soa repetitivo
  • Ampla variedade de caminhos escondidos e segredos para explorar
  • Pontos de verificação
  • Enorme variedade de armas, habilidades e coisas para coletar
  • Visuais deslumbrantes e cenas assombrosamente belas
elden ring analise
Elden Ring PC Review - Um Novo Mundo Souls 7

O que pode melhorar:

  • O sistema punitivo não é para todos
  • Chefes podem exigir demais até mais os fãs de Souls
  • Você pode ser perder com facilidade no mapa (possui memória fotográfica?)
  • Falhas gráficas que ainda permanecem no jogo e afetam a jogabilidade

Por fim, acompanhe nossa cobertura completa, análises e matérias sobre o mundo dos jogos aqui pelo site!

Elden Ring PC Review - Um Novo Mundo Souls: "Os ativos e elementos de seus predecessores espirituais é uma excelente fórmula para entrelaçar o familiar com o desconhecido."- Vanessa Ferreiravanessaferreira
7
out of 10.
2022-07-29T05:28:48-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.