Exoprimal review exoprimal análise exoprimal ps5
Exoprimal - Capcom

Exoprimal, desenvolvido e publicado pela Capcom, é um jogo de ação em terceira pessoa multiplayer cooperativo e competitivo. A ideia por trás do jogo baseia-se em Monster Hunter com o diferencial sobre as hordas enfrentadas no jogo, não somente em um único monstro. A ideia deu certo? Vale a pena jogar Exoprimal?

História

No ano de 2043, vórtices misteriosos surgem no mundo, liberando hordas de dinossauros em um mundo futurista. Leviatã, uma inteligência artificial, consegue prever onde os tais portais aparecerão, inteligência desenvolvida por uma poderosa corporação chamada Aibius.

Para combater tais hordas, foram criados os Exotrajes, com os guerreiros sendo a grande esperança da humanidade. Os exocombatentes são enviados para uma ilha e participam de competições mortais enquanto Leviatã realiza pesquisas de aprimoramentos. 

Somos enviados novamente para a mesma ilha através de viagens no tempo, com uma trama englobando viagens no tempo, realidades alternativas, multiversos e afins. A trama funciona, mas o jogo não tem um modo história suficiente para uma abordagem mais aprofundada.

Todo progresso da história está ligado ao modo multiplayer, com nosso avanço ao jogar liberando cenas que agregam conteúdo a história. A ausência de um modo história mais aprofundado não foi justificada pela empresa e obviamente, notamos que seu foco sempre foi a gameplay/multiplayer. A Lore do jogo é extremamente interessante, merecendo um conteúdo digno de sua elaboração.

exoprimal 1

Gameplay

A jogabilidade de Exoprimal é seu maior triunfo. Infelizmente, temos apenas um modo disponível no jogo, chamado “Sobreviência Jurássica”. São duas equipes de cinco que precisam completar desafios em todo o mapa, correndo contra o tempo e a equipe adversária.

Os objetivos são variados, com a eliminação de uma quantidade específica de dinossauros menores, a defesa de área, atingir um certo objetivo, eliminar um dinossauro maior. Ao concluir o processo, somos enviados para uma missão final, contendo um objetivo ou mais, terminando primeiro, a equipe ganha. Em alguns momentos, no final dessas partidas, o jogo proporciona o famoso PvP.

Para auxiliar na tática defensiva ou ofensiva, contamos com uma série se trajes exotrajes, utilizados com frequência durante a gameplay, sem limite de uso. São trajes para uso como tanque, assalto, suporte, com habilidades e estilos de jogo únicos.

Combate

O ritmo de combate é rápido, com a sensação de urgência para a eliminação dos dinossauros e a superação em tempo sobre a equipe adversária e o uso dos trajes certos serão necessários durante a gameplay, onde cada habilidade contará para a eliminação mais eficiente.

O foco, na maior parte do tempo, está no PvE, com uma mecânica rápida e responsiva, permitindo a nós, jogadores, oportunidades de jogadas sinérgicas e certas estratégias aprimoradas.

A personalização e progressão estão presentes,com a disponibilidade de personalização dos exotrajes que incluem modificações cosméticas ou equipamento que ajuda a aprimorar nossa jogabilidade. O passe de batalha, tão polêmico em jogos, adiciona profundidade na progressão, oferece recompensas onde podemos explorar nossos exotrajes em sua capacidade máxima.

Não espere por missões de história tradicionais, apenas um jogo que possui um combate peculiar,que entrega uma combinação já conhecida em vários jogos. É uma experiência exclusivamente PvP, com a progressão dentro do jogo soando um pouco desequilibrada com o passar do tempo.

exoprimal 2

Exotrajes

Exotrajes que funcionam bem contra IA podem não apresentar uma performance tão boa conforme a rodada avança, com o uso de tanques, por exemplo, podendo atrasar a equipe. Em meio ao caos da partida, muitas vezes ficamos confusos sobre qual é realmente o momento ideal para a mudança de traje.

Da mesma forma, cada traje tem um sistema próprio de nivelamento, com o desbloqueio de modificadores, aprimorando o combate. Mais defesa, mais dano, administre o que é essencial. O nível de jogador também fornece acesso a modificações, com o avanço muito lento, algo que indica uma intenção de prolongar a vida do jogo e a participação do jogador, compensando a falta de outros modos de jogo. Deixo claro que fiquei impressionada com os exotrajes e são bem legais para se jogar. Sim, houve um empenho por parte dos desenvolvedores na elaboração de tais trajes, com personagens interessantes, porém, em alguns momentos, soam caricatos.

Polêmica IA

O jogo apresenta legenda em português, com o trabalho da Capcom em outros jogos recebendo elogios em território nacional. Porém, descobriu-se que o personagem que recebeu a única dublagem em português no jogo foi dublado por uma IA, eliminando a contratação de um dublador, reduzindo custos. Nesse meio tempo, o que temos é um Leviatã sem personalidade, que poderia ter sido empregada com um bom trabalho de dublagem. Para um jogo que cobra um valor elevado em seu lançamento, tal tática não é justificável.

exoprimal 3

Gamertido Exoprimal

Exoprimal possui potencial desperdiçado, talvez com uma existência restrita e reduzida no mercado de games. A adição de um modo história, juntamente com o multiplayer poderia aumentar o interesse no jogo, principalmente para aqueles que não são fãs de multiplayer e explicaria o valor elevado do jogo. Fica nítido o objetivo de um jogo live service, com foco na concorrência contra jogos conhecidos que usam seus passes de batalha e conteúdos de temporada para manter os jogadores interessados.

Infelizmente, no momento de seu lançamento, não temos conteúdos que justifiquem seu sucesso. Como resultado, talvez um tempo maior de desenvolvimento ajudaria na chegada do jogo no mercado, fornecendo mais mapas, mais dinossauros, maior variedade de exotrajes e desafios.

Acima de tudo, você vai se divertir jogando talvez por horas, com potencial futuro, porém, dependerá da Capcom e sua estratégia para manter todos os jogadores iniciais, não caindo no esquecimento. Além disso, a falta de um crossplay decente, permitindo que usuários de diferentes plataformas possam formar um grupo juntos também limita o jogo de forma considerável, uma pena.

Vale a pena jogar? Sim. Vale. Diverte, apresenta um sistema de trajes interessantes, uma jogabilidade fluida, porém, limita-se demais, necessitando de conteúdos adicionais para manter, a nós, jogadores, interessados. É uma proposta excelente, com conteúdo, até o momento, desperdiçado. 

*** Agradecemos a Capcom pela key para teste do jogo***

Nota: 7/10

Exoprimal - PS5 Review: "Vale a pena jogar? Sim. Vale. Diverte, apresenta um sistema de trajes interessantes, uma jogabilidade fluida, porém, limita-se demais, necessitando de conteúdos adicionais para manter, a nós, jogadores, interessados."vanessaferreira
7
out of 10.
2023-07-19T09:55:08-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.