Layers of fear análise layers of fear review layers of fear pc
Layers of Fear - Bloober Team

Layers of Fear, publicado pela Bloomberg Team, se encarrega de retomar a franquia de terror de sucesso, contendo os dois jogos lançados, seus DLCs e para finalizar, uma história inédita.

Com a ascensão de versões remake e remaster no mercado, não é surpresa alguma que Layers of Fear retorne, abordando o melhor de sua franquia, além de uma história narrativa que amplia o universo do jogo.

Protagonistas

Iniciamos nossa jornada no papel de uma escritora, cujos problemas englobam questões criativas. Em um ambiente desprovido de beleza e vida, localizado em um farol, nossa protagonista tenta, de alguma forma, prosseguir com seu processo criativo.

Permanecendo no local por um longo período, vozes surgem e verdadeiros questionamentos começam: as vozes partem de sua mente ou são elementos alheios ao seu controla, ditos, sobrenaturais?

layers 2

A história criada sobre um pintor apresenta mistura de loucura, perturbação e insanidade, além do principal…medo. A jornada do pintor é assustadora, com cenários diversos e escuros, puzzles e demais elementos presentes em um jogo de terror.

Outro protagonista abordado, chamado de o ator, percorre um ambiente um pouco mais claro, com elementos que remetem a sensação de solidão. Para finalizar, a artista musical percorre um cenário mais recluso, com  a sensação constante de falta de liberdade.

A escritora acaba como peça chave para a ligação entre os personagens, interligando algo que antes, poderia soar solto. Por mais que a história possa parecer clichê demais, ela funciona.

Jogando

Se você não é fã de jogos de terror, como eu, prepare-se para uma longa caminhada perturbadora. O game, tem como atmosfera e visão, a escuridão e a visão em primeira pessoa, muito comum em jogos do gênero.

A tensão será constante, com o terror psicológico muito mais ativo que os próprios momentos de sustos. O próprio cenário faz o trabalho sozinho, sem a necessidade de um apelo constante para os momentos de “jump scare”. A ambientação ganha vida, seja no navio ou farol. Os puzzles não são desafiadores, sendo de fácil resolução.

Elementos misteriosos acontecem a todo momento e muitas vezes recebemos pequenas dicas visuais como uma breve silhueta ou até mesmo uma sombra, com visões de traumas constantes. Pinturas que derretem, coisas que voam, manequins, portas que mudam para corredores, quartos que são destruídos e demais elementos que transitam entre o real e o imaginário.

O que temos é um processo de reimaginação da série que impressiona, cativando a cada momento com seus ambientes transitórios e transformadores, além do caráter atmosférico. A evocação do medo, da sensação de inquietude, é a essência de um jogo de terror e Layers of Fear é eficaz ao direcionar os jogadores em um mundo distorcido e repleto de pavor.

layers 1

A arte e a criação

Artistas costumam ter uma visão diferente de mundo, dedicando sua vida a superar suas criações, muitas vezes realizando sacrifícios pessoais pelo caminho. O processo criativo e psicológico por trás da arte pode englobar conceitos metafóricos e abstratos, os quais observamos o jogo.

A arte apresenta emoções humanas, sua perceção de mundo e sua criatividade e o jogo explora a ligação do processo criativo com o sobrenatural, explicando também a complexidade das emoções. 

Muitos artistas acabam imersos em um processo de loucura e desorientação em suas carreiras e o jogo permite essa sensação através dos personagens, mantendo a nós , jogadores no limite entre o que é revelado e o que está por vir. É um processo de emoções cuja intensidade e a necessidade de sobrevivência, impulsiona a gameplay.

Visual e gráficos

Em se tratando da versão para 2023, Layers of Fear inovou com o uso do Unreal Engine 5, com cenas realmente excelentes. A tecnologia de iluminação é um destaque a parte, indico que observe minuciosamente o cenário. Porém, um problema que irá notar é em relação ao contraste, dificultando um pouco durante a gameplay.

O som, parte essencial de um jogo de terror, deixou a desejar apenas no quesito narrativo. Muitas vezes senti a sensação de desigualdade, com narrações meio desajeitadas que não correspondiam bem ao texto que estava escrito, por exemplo. O silêncio é quase total, porém, escutamos pequenos sons vindos do cenário como uma respiração ou rangido. Indico que use o fone de ouvido para uma imersão total.

layers 4

Gamerdito

Layers of Fear eleva o que já era bom, com gráficos aprimorados, uma história narrativa ampliada, jogabilidade simples, porém, pode soar intenso demais e assustador para jogadores ocasionais. A abordagem do terror psicológico tem o poder de superar eventuais monstros ou criaturas, empregando o medo em todas as suas camadas. A arte direcionada para o limite entre criador e criatura, em sua mais profunda existência. A mente humana pode ser assustadora. Lembre-se disso.

***Uma key foi fornecida para análise do jogo***

(8/10)

Layers of Fear (2023) - A arte e o terror - Review PC: "Layers of Fear eleva o que já era bom, com gráficos aprimorados, uma história narrativa ampliada e jogabilidade simples."vanessaferreira
8
out of 10.
2023-06-19T12:32:58-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.