Os Principais jogos de skate de Tony Hawk ao longo dos anos
Tony Hawk's Pro Skate - Actvision

Todos que vivem no universo dos games, conhecem uma famosa série de jogos de skate chamada Tony Hawk’s Pro Skater, mas você sabe quem foi Tony Hawk? Neste artigo iremos descrever seus jogos publicados e um pouco de sua história para aqueles que não conhecem.

Anthony Frank Hawk, conhecido em todo o mundo como Tony Hawk, é um skatista profissional, apontado como um dos maiores do esporte em todos os tempos. Ele nasceu em 12 de maio de 1968, em San Diego, na Califórnia, e ganhou o apelido de “The Birdman”.

Reconhecido como um dos mais bem sucedidos e pioneiros do skate moderno vertical, Hawk foi o primeiro skatista a executar o 900, uma manobra que envolve duas voltas e meia no ar em um skate.

Tony Hawk é também a estrela de uma linha de jogos de videogames que carrega o seu nome e que iremos descrever nesse artigo.Em 2014, a FoxWeekly o nomeou como um dos “skatistas mais influentes de todos os tempos”.

Tony ganhou seu primeiro skate do irmão aos 9 anos. Sendo uma criança descrita pelos pais como hiperativo, também foi diagnosticado como super dotado com QI de 144. O skate foi sua válvula de escape, onde poderia gastar toda sua energia. Aos 12 anos, venceu campeonatos amadores. Aos 14, tornou-se profissional. Aos 16, considerado o melhor skatista do mundo.

Sua carreira chegou ao auge em 1999, quando se uniu a Activision para criar Tony Hawk’s Pro Skater, uma série de videogames que se tornou uma das mais populares da história, rendendo certa de 1.4 bilhões . Também no mesmo ano, Tony Hawk se tornou o primeiro skatista a conseguir um 900º, com o feito de dois 360 e um 180 em uma única manobra.

Agora que já conhece um pouco da história de Tony, vamos descrever seus jogos lançados nos consoles e PC ao longo dos anos, abordando aqui somente as séries principais já lançadas e seu último lançamento que chegou neste ano.

Tony Hawk’s Pro Skater (1999)

Tony Hawks Pro Skater foi desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision. Lançado em setembro de 1999 para Playstation, sendo, em seguida, lançado no Nintendo 64, Game Boy Color e Dreamcast. O jogo é ambientado em um cenário 3D com estilo punk rock e ska. Assumimos o controle de vários skatistas famosos e completamos missões executando manobras de skate e coletando objetos. Foram oferecidos vários modos nessa versão: um modo carreira, onde o jogador deve completar objetivos e aumentar os atributos do personagem, o modo livre no qual o jogador pode andar de skate sem objetivos e um modo multijogador, que permite que dois jogadores joguem juntos.Foi um sucesso de crítica.

Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2000)

Este é o segundo jogo da série, publicado pela Neversoft e pela Actvision em 2000. Primeiro sendo lançado para Playstation, logo em seguida para Nintendo 64, Dreamcast e Game Boy Color. Uma versão para Game Boy advanced também foi lançada e elogiada por ser o primeiro jogo em um portátil em 3D.No jogo, também foi implementado a criação de skatistas.Esta continuação da série conta com os mesmos skatistas do primeiro jogo, contando com a adição de Steve Caballero, Eric Koston e Rodney Mullen.Além dos skatistas profissionais, há personagens criados pela Neversoft. E um personagem secreto apareceu! Homem-Amanha!O jogo se passa em vários locais pelo mundo, em cidades como Montana, Califórnia do Sul, Marselha, Nova York, Califórnia, Ventura, entre outras.

Tony Hawk’s Pro Skater 3 (2001)

O jogo foi desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision sob o rótulo de Activision O2 em 2001 para Playstation 2, Game Boy Color e Gamecube. Em 2002 foi publicado para Xbox, Game Boy Advanced , Microsoft Windows e Nintendo 64 (o último jogo lançado para o console).
O Pro Skater 3 de Tony Hawk viu a introdução do reverso, um truque que permitia que combos vert fossem amarrados com um manual, tocando um botão ao pousar em um quarterpipe; permite combos muito mais longos do que nos dois jogos anteriores, onde pousar em um quarterpipe finalizaria um combo. Ele também adicionou combos ocultos. Por exemplo, tocar duas vezes no botão de kickflip faria o personagem realizar um kickflip duplo. Este sistema seria posteriormente refinado no Pro Skater 4 .

O primeiro jogo com recurso online, onde usuários poderiam se conectar diretamente a outros jogadores na versão para Playstation 2. Devido ao desligamento dos servidores da Sony, após um tempo o jogo não poderia mais ser jogado online, tendo que utilizar um programa chamado XLink Kai ou sites que permitiam aos jogadores a conexão via DNS.O game foi um sucesso de crítica.

Tony Hawk’s Pro Skater 4 (2002)

O jogo foi desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activion sob o rótulo de Activison O2 para GameCube, Playstation, Xbox, Playstation 2 e Game Boy Advanced. Em seguida foi publicado para Mac OS X e Microsoft Windows.
Esta versão lançada possui um modo carreira semelhante ao modo skate livre, no qual não há limite de exploração do nível, este modo de carreira , seria mais tarde conhecido como modo história. Todos os combos do jogo anterior aparecem, assim como alguns novos truques que podem ser realizados para navegar melhor em parques e áreas. O jogo também apresenta skitching , o que permite que os patinadores se pendurem na traseira de veículos em movimento. Foi considerado pela crítica um dos melhores jogos de Playstation 2.

Tony Hawk’s Underground (2003)

O jogo foi desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision, sendo lançado para GameCube , Playstation , Xbox e através da Beenox para Microsoft Windows. Para o Game Boy Advanced o desenvolvimento ficou por conta da Vicarious Visions.Underground, é construído com base na fórmula de skate dos jogos anteriores de Tony Hawk : o jogador explora níveis e completa metas enquanto executa manobras . O jogo apresenta um novo foco na personalização; o jogador, em vez de selecionar um patinador profissional, cria um personagem personalizado. Underground adicionou a capacidade dos jogadores de desmontar suas pranchas e explorar a pé. A trama segue o personagem do jogador e seu amigo Eric Sparrow enquanto os dois se tornam profissionais e crescem separados.

O jogo foi desenvolvido com o tema da individualidade, que se manifestou nas amplas opções de customização, na presença de uma narrativa e na caracterização do produto como um jogo de aventura. Skatistas profissionais do mundo real contribuíram com suas experiências para a trama. Após o lançamento, o jogo foi um grande sucesso comercial e crítico, com críticos elogiando seu amplo apelo, trilha sonora, personalização, multiplayer e enredo.

Tony Hawk’s Underground 2 (2004)

O jogo foi desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision. Lançado em outubro de 2004, para Playstation 2, Xbox, GameCube, Microsoft Windows e Game Boy Advanced. Em seguida foi lançado para PSP, sendo chamado de Tony Hawk’s Underground 2: Remix, que inclui níveis e personagens extras.

A jogabilidade é semelhante com os jogos anteriores. Usamos o skate em um ambiente 3D por várias cidades e tentamos completar objetivos. As pontuações são calculadas adicionando a soma do valor da pontuação de cada truque agrupado em um combo e, em seguida, multiplicando pelo número de truques no combo. Foi adicionado um novo recurso chamado Focus, em que o jogador pode ativar um medidor especial para fazer o tempo desacelerar, ajudando em seu combo, o recurso Natas Spin, que pode ser executado em pequenas superfícies como pilares e hidrantes e o recurso Freak Out, servindo com outro combo, fazendo com que o jogador preencha um medidor e o resultado será ele descartando seu skate com raiva, antes de continuar suas tentativas.A manobra Wallplant foi reaproveitada como Sticker Slap.

Um modo clássico foi adicionado ao Underground 2 , que permite aos jogadores patinar por níveis novos e clássicos refeitos no modo tradicional e limite de tempo de dois minutos que estava presente no Pro Skater , Pro Skater 2 e Pro Skater 3 , com os pontos de estatísticas espalhados por todos os níveis. No modo clássico, o jogador escolhe entre um ou dois níveis para tentar completar objetivos suficientes para avançar. Todos os níveis “refeitos” são acessíveis apenas através do “Modo Clássico”, embora uma vez desbloqueado, seja possível jogá-los em qualquer modo, exceto História.

Tony Hawk’s American Wasteland (2005)

O jogo foi desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activison para GameCube, Playstation 2 e Xbox em 18 de outubro de 2005.American Wasteland foi lançado para GameCube , PlayStation 2 e Xbox em 18 de outubro de 2005.

American Wasteland é o primeiro jogo de Tony Hawk a oferecer suporte ao Xbox Live; o jogo online era anteriormente limitado ao PlayStation 2 e Microsoft Windows. A versão para Nintendo DS / Game Boy Advance deste jogo, American Sk8land , possui recursos de Wi-Fi. Foi o primeiro jogo DS a ter suporte online.

No PlayStation 2 Collector’s Edition com conteúdo adicional,recebeu dois personagens exclusivos e dois níveis exclusivos, incluindo um documentário “Making of Tony Hawk’s American Wasteland”.

Tony Hawk’s Project 8 (2006)

O jogo foi desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision, sendo lançado em novembro de 2006 para Playstation 2, Xbox, Xbox 360, Playstation 3 e PSP.

Tony Hawk, impressionado com o talento desconhecido do skatista na cidade , anuncia a criação de uma nova equipe de skate intitulada ‘Projeto 8’, onde oito dos melhores skatistas da cidade serão selecionados para a equipe. Começamos na posição 200 e ao completar desafios e objetivos, nossa classificação irá melhorar .
Foi inserido o modo “Nail the Trick”, onde a camera da zoom na lateral para focar no skate e nos pés do personagem. Outra nova habilidade no jogo é controlar os personagens durante o jogo, permitindo ao jogador obter uma “conta do hospital” alta, com bônus em dinheiro concedido por ossos quebrados – esse recurso é usado em vários desafios no modo de história (no PS3 e Xbox 360). O jogo também possui um sistema chamado “Stokens”; Os combos de pouso na frente dos pedestres vão “atiçá-los” e dar a você Stokens, que você pode usar para comprar itens no jogo.
Project 8 apresenta um mundo aberto, contendo vários parques e áreas escondidas. O mundo aberto é linear e possui conexão. São 45 skatistas no jogo, incluindo personagens desbloqueáveis.

Tony Hawk’s Proving Ground (2007)

O jogo foi desenvolvido pela Neversoft para Playstation 3, xbox 360 , pela Viscarious Visions para Nintendo DS e pela Page 44 Studios para Playstation 2 e Wii. Foi o último jogo desenvolvido pela Neversoft. Foi lançado em 15 de outubro de 2007
Apresenta uma jogabilidade que lembra mais os jogos Tony Hawk anteriores, enquanto inclui novos recursos como Nail the Manual e Nail the Grab. Estes são semelhantes ao modo Nail the Trick do jogo de Project 8. São 9 níveis presentes no game e estão em 3 cidades da coste leste dos EUA: Baltimore, Filadelfia e Washington DC.Os níveis diferem entre as diferentes versões do console. Nas versões Xbox 360 e PlayStation 3, há um mundo aberto. Nas versões Wii e PlayStation 2, os níveis devem ser selecionados pausando o jogo. Modo história possui três objetivos direfentes: Rigger, Carreira e Hardcore. Cada nível apresenta duas máquinas de arcade , uma para pontuação mais alta e outra para jogar no modo cássico. Apresenta também 3 modos de truques:Nail the Trick, Nail the Grab, and Nail the Manual.As versões para PlayStation 2 e Wii não incluem o recurso Nail the Manual. O recurso do modo clássico permite ao jogador jogar cada seção da cidade no estilo dos primeiros jogos Pro Skater . Existe um modo Free Skate nas versões PlayStation 3, Nintendo DS e Wii.

Tony Hawk: Ride (2009)

O jogo foi desenvolvido pela Robomodo para Playstation 3 e Xbox 360 e pela Buzz Monkey para Wii, sendo publicado pela Activision. É uma série estilo Spin-off da versão original de Tony Hawk. Foi lançado em 17 de novembro de 2009.
Vinha acompanhado de um controle na forma de skate. Além do periférico, o título também traz uma série de aperfeiçoamentos e novas implementações em relação à versão anterior.

Esta versão fez muito sucesso, pois além de trazer gráficos revolucionários, ela traz ainda mais realismo por conta do periférico, dando ao jogador uma experiência única de um verdadeiro skatista. O controle, através de acelerômetros e sensores, permitia que os jogadores controlassem fisicamente as ações sobre o skate. De forma dinâmica e intuitiva, jogadores de todos os níveis e habilidades, poderiam literalmente subir no skate e realizar diversas manobras.

Quatro modos diferentes integrados ao jogo incluem:Desafio, Velocidade, Truque e skate Livre, em locais épicos em todo o mundo. Além disso, tinha suporte para online com oito jogadores permitindo que jogadores pudessem andas de skate juntos. Foi recebido pela crítica de forma mista, dividindo opiniões, além do custo elevado por conta do controle em formato de skate que acompanhava o jogo.

Tony Hawk: Shred (2010)

O jogo foi desenvolvido pela Robomodo para Wii, Playstation 3 e Xbox 360. Também é baseado em controle por movimento, sequencia de Ride. Introduziu um novo modo snowboard a série, assim como Avatar e Mii nas versões para Xbox 360 e Wii.Apresenta um mundo cheio de manobras e desafios, repleto de lendas como o próprio Tony Hawk, além de Chad Muska e Bam Margera. O jogo recebeu boas criticas pela parte gráfica e trilha sonora excelente, mas assim como seu antecessor, a associação de um controle com sensor de movimento não agradou a todos e foi um fracasso de vendas.

Tony Hawk’s Pro Skater 5 (2015)

O jogo foi desenvolvido pela Robomodo e pela Disruptive Games e publicado pela Activision em Dezembro de 2015. O jogo foi o retorno a origem tradicional dos jogos de Tony Hawk, demorando a ser lançado devido ao fracasso de venda dos jogos anteriores. O acordo entre Tony Hawk e a Actvision estava para expirar no ano de 2015 e tiveram que desenvolver o game as pressas. Foi outro fracasso comercial e de críticas, sendo considerado um jogo com gráficos ruins e repleto de problemas. A Robomodo encerrou suas atividades um ano depois.
A jogabilidade foi voltada aos clássicos do arcade, atingindo uma pontuação alta e coletando objetos. O jogo não apresentava uma história. Os controles eram desafiadores e alguns novos foram implementados, como a capacidade de pisar no solo no ar para alcançar certos trilhos ou destruir objetos. Além disso, cada nível apresentava um power-up exclusivo, como um salto duplo , gigantismo ou um skate elétrico.

Os níveis do jogo são totalmente novos na série, embora a grande maioria seja derivada de níveis populares apresentados em jogos anteriores. No total, Pro Skater 5 apresentava 10 níveis, embora apenas sete estivessem disponíveis no lançamento. Além disso, o jogo apresenta a capacidade de criar parques de skate personalizados. O jogo eliminou o recurso de criar um skatista individual.Porém, podemos trocar seu rosto, torso e pernas.

O jogo não oferece a opção de criar um patinador individual; todos os patinadores disponíveis podem ser modificados trocando sua cabeça, torso ou pernas. Retornando à série estão Tony Hawk, seu filho Riley , Chris Cole , Andrew Reynolds , David Gonzalez e Nyjah Huston , enquanto Aaron “Jaws” Homoki, Lizzie Armanto , Leticia Bufoni e Ishod Wair fazem sua estreia no videogame. O rapper Lil Wayne é o patinador celebridade que foi incluido no game.

Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 (2020)

O jogo, desenvolvido pela Vicarious Visions e publicado pela Activision em 4 de setembro deste ano, é um remaster da série. A linha Pro Skater se tornaria, referencia no mundo dos games para jogos de skate, optando a Activision a mexer no clássico.

O objetivo era atualizar um produto lançado 20 anos atrás, mantendo sua essência. Com isso, a Activision tinha o intuito de apresentar a série antiga aos fãs saudosistas e a nova geração. Entre os elementos atuais, foram inseridas legendas e dublagens em português. Embora sem muitos diálogos no game, ajudou bastante no modo tutorial. A desenvolvedora inseriu algumas opções de acessibilidade novas, como facilitar o equilíbrio em grinds e manuais para ajudar aos novatos. Todos os skatistas do primeiro jogo estão presentes e alguns nomes do esporte atual, os veteranos são: Tony Hawk, Bob Burnquist , entre outros. Os novatos contam com um time formado por: Leticia Bufoni, Riley Hawk e Nyjah Huston. Foram inseridos novos combos de truques, modos Create-A-Park e Create-A-Skater, competição online, e suporte a HD.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.