Review Doraemon Story of Seasons - Curtindo a Vida na Fazenda - PS4
Doraemon Story of Seasons - BANDAI NAMCO

Doraemon – Story of Seasons é um jogo da Marvelous, juntamente com a Brownies Inc, e publicado pela BANDAI NAMCO. Para aqueles que não conhecem Doraemon, iniciarei essa review contando um pouco da história desse personagem que é um dos mais famosos do japão. 

Doraemon é um personagem de mangá que foi criado por Fujiko Fujio em 1969, mais tarde sendo transformado em um anime de sucesso. No Brasil, ele ficou conhecido como Doraemon O Super Gato e Doraemon O Gato do Futuro. Os episódios de Doraemon costumam ser repletos de humor, mas também tratam de assuntos como valores morais , sociais e ecológicos. 

O famoso “Gato Robô” foi  pelo bisneto de Nobita de volta no tempo para ajudar um menino chamado Nobita a lidar com seus problemas. Nobita errou muito em vida e seu bisneto achou por bem, enviar Doraemon. O gato robô possui um bolso no qual ele pode produzir gadgets (dogu) , sendo estes elementos do futuro. O mais conhecido deles é um helicóptero de bambu (taketombo) que fica em um pequeno chapéu, permitindo voar.

Toda vez que Doraemon ajuda Nobita em sua jornada nos animes, aprendemos algumas lições importantes. O que é o elemento chave do roteiro no anime. Agora que você aprendeu um pouco sobre quem é Doraemon, vamos iniciar a review do jogo recém lançado pela BANDAI NAMCO para Playstation 4.

Doraemon Story Of Seasons - Gameplay (sem comentários)

Doraemon: Story of Seasons é um jogo no estilo simulação agrícola, e o primeiro lançamento de um jogo de Doraemon no Ocidente. Kenji Nakajima é um grande fã da série Haverst Moon e decidiu associar suas duas paixões, criando o jogo e permitindo que a nova geração do Ocidente e os mais saudosistas, pudessem reviver as lições aprendidas por Doreamon, Nobita e seus amigos.

No jogo, Nobita e seus amigos Takeshi, Sueno, Shizuka tentam manter uma ideia para um projeto escolar. Nobita encontra uma semente de formato curioso e fica convencido que cultivá-la,  terá como resultado o projeto perfeito. Acaba que uma árvore gigantesca cresce, causando uma tempestade e distorcendo o tempo e o espaçoe envia os amigos para um local desconhecido, a cidade de Shizen, onde os moradores locais parecem ter parado no tempo.

Ao aparecer na cidade, Doraemon perde seus gadgets, não podendo ajudar na viagem de volta no tempo. Para encontrá-los, os amigos terão que se adaptar a nova vida na cidade e manter laços de amizades com a população local.

JOGABILIDADE

O Jogo inicia com um tutorial gigantesco, repleto de diálogos que torna a gameplay bastante acessível aos novatos e também as crianças. O tutorial é mesclado com muitos diálogos e pequenas ações, que dão andamento a história.

A princípio, temos a sensação de que nossas ações serão limitadas a cultivar, pescar, capturar insetos, além de andar em círculos. Mas essa sensação logo termina quando o jogo começa a ficar mais diversificado. As missões paralelas acabam ajudando, pois, além de diversificar, apresentam novos gadgets, pois as ferramentas que usamos diariamente também precisam ser aprimoradas, superando assim, alguns obstáculos com maior facilidade.

O uso de estações, acompanhadas de pequenos eventos animam o jogo, além de criar relações com os habitantes. Ao contrário de muitos jogos no estilo de Harvest Moon, aqui não existem a premissa de relacionamentos amorosos, a história gira em torno dos laços familiares.

Não é muito fácil ganhar dinheiro neste jogo, oferecendo um bom grau de desafio. Como qualquer jogo neste gênero, fica mais fácil conforme você avança, mas sempre há algo para o qual você precisa de mais dinheiro. Existem também certas maneiras de ganhar muito dinheiro, mas isso você terá que descobrir…

A progressão da história é bastante discreta, com uma cena aparecendo quando você entra em uma área específica e atende a um requisito específico. Isso permite que você jogue livremente e não se preocupe muito com a história, embora busca por alguns dos dispositivos de Doraemon deva ser sua prioridade, pois eles são muito úteis.

Durante a Gameplay, observei que a história nem sempre segue como deveria. Parece que certas ações que deveriam refletir nosso avanço na história, não são claras e objetivas. Não há uma definição certa de metas dentro das estações do ano. A jogabilidade em si é muito bem desenhada. Os diferentes botões para diferentes ações são bem escolhidos e um pequeno lembrete de qual botão faz o que quando se aproxima de um objeto é muito reconfortante. Os tempos de carregamento são muito curtos, o que é ótimo.

Não existe uma dificuldade elevada no jogo. Nada que realmente possa testar nossa paciência ou habilidade. Existem pequenas coisas que você pode fazer para “jogar melhor” (projetar sua fazenda de forma eficiente para maximizar a produção ou fazer bom uso de fertilizantes e outras técnicas para melhorar a qualidade da produção), mas não existe aquele senso de preocupação real. Somos treinados a comprar as sementes vegetarianas certas para a estação, regando-as todos os dias e certificando-se de que os animais sejam cuidados.Simples e objetivo.

GRÁFICOS

O visual do jogo é excelente. São simples e específicos para o mundo de Doraemon, combinando também com um jogo estilo simulação em uma fazenda. O jogo tem um estilo descontraído, com cores brilhantes e o ambiente responde com sintonia.

A sensação que temos é de andar sob uma pintura, mesmo com personagens em 3D e com animações encantadoras!A forma como as plantações brotam, mudança de iluminação, os efeitos da água,a ponto de você poder ver cada ondulação e até mesmo seu próprio reflexo se misturar a eles  são elementos que podem chamar a atenção dos players que curtem detalhes visuais como eu.

Os diferentes menus, conversas e cenas combinam tão bem com todo o conceito. Os desenvolvedores realmente se superaram nessa parte ao criar um jogo visualmente atraente sem perder a centelha dos personagens do universo Doraemon.Em termos de tecnologia, não tive nenhuma falha ou queda de frame no playstation.

SOM

A música também consegue enfatizar a atmosfera tranquila do jogo. Foram escolhidas melodias calmas e repetitivas. Sem batidas intensas e efeitos sonoros estrondosos. Isso funciona bem, desde que você não fique no mesmo lugar. Se estamos no jardim há muito tempo, a música permanece a mesma por muito tempo. 

Conhecemos essas melodias. Mas com o decorrer do jogo, dependendo do nosso ritmo de ações, a música é ótima. Cada nova área em que você entra tem sua própria música. É incrível como os desenvolvedores sempre escolheram a música certa para a área certa. 

VALE A PENA JOGAR?

Doraemon – Story of Seasons é uma mistura eficaz. Uma atmosfera tranquila e agradável de um jogo em fazenda. O resultado é lindo. Os desenvolvedores optaram por não correr riscos e ousar demais. É um jogo que vale a pena. Talvez você não conheça os personagens, mas conseguirá se divertir e ficar preso nesse mundo. Caso você conheça a animação, melhor ainda, pois ainda vai se divertir ao lado dos personagens que gosta. Esse título está aqui para provar que, não importa quanto tempo passe ou com quais personagens joguemos, jogos com esse estilo nunca envelhecem!

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.