Já se imaginou num apocalipse zumbi? Um dia qualquer você acorda sozinho, no meio de um cenário pós-apocalíptico, com ruas infestadas de mortos-vivos devoradores de cérebro, os famosos “zumbis”. Apesar de muitos apreciarem a ideia, devemos lembrar que uma coisa é imaginar e outra coisa é viver a situação e sobreviver. Você realmente estaria pronto para isso? Conseguiria sobreviver? Qual seria sua primeira ação ao se ver nessa situação? Essa é a proposta do jogo Unturned, desenvolvido pela Smartly Dressed Games e publicado na versão para console pela 505 Games, foi lançado no dia 12 de novembro de 2020 para PS4. O jogo inicialmente foi lançado para PC no dia 7 de julho de 2014 e agora dá as caras no console da Sony.

Unturned — Gameplay no PS4 — Os Zumbis estão atacando!

Sobrevivência e estratégia

Unturned é um jogo de sobrevivência, no qual os jogadores são colocados em mapas abertos e o objetivo principal é sobreviver em meio ao cenário pós-apocalíptico com a presença de zumbis. O jogo não dá muitas pistas sobre como avançar pelo mapa, o jogador deve buscar seus próprios suprimentos para sobreviver. Esse é o desafio: sobrevivência. No início, você começa totalmente desarmado, sem recursos e muito menos uma direção. Para quem não está acostumado com esse tipo de jogo, é comum se sentir “perdido”. Há total liberdade de exploração do cenário, onde o personagem encontrará pelas ruas, casas ou estabelecimentos diversos itens, como roupas, armas, objetos em geral, além de zumbis. Ao se deparar com um zumbi, diferente dos jogos convencionais de “matança de hordas imensas de zumbis”, aqui você terá de pensar duas vezes antes de confrontá-lo, até porque se o personagem estiver desarmado ou com pouca munição e não seria nada inteligente gastar tudo com um ou outro inimigo que bastava ser evitado. O jogo não é um “Metal Gear”, mas aqui o elemento “stealth” será muito importante se quiser economizar munição ou evitar confrontos desnecessários.

Engine, Mecânica e Jogabilidade

A engine utilizada é a Unity. Os personagens e inimigos “quadradões” lembram o estilo sandbox do famoso jogo Minecraft. O cenário é vasto, bonito e colorido. A princípio, qualquer um poderia dizer ser um jogo com características de “jogo infantil”, mas se engana quem pensa assim. Qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar, mas como citado anteriormente, é um jogo de sobrevivência e requer muita atenção e estratégias para sobreviver. O jogo possui um sistema complexo de saúde do personagem, onde você não se preocupa apenas com a barra de vida, mas sim com a sua sobrevivência literalmente durante a jornada pelo mapa. O personagem eventualmente sentirá fome, sede, cansaço, ser envenenado, sentir frio, ser contaminado e até mesmo drogado (Sim, eu descobri isso sem querer ao consumir um frasco de cola e ainda liberei o troféu “Berries?! Berries”). Para lidar com as necessidades do personagem, o jogador encontrará diversos tipos de alimentos e bebidas pelo cenário, como barras de chocolates, queijos, frutas, garrafas de água, sucos, refrigerantes. É importante se atentar às barras de saúde e as necessidades, caso contrário, o personagem sofrerá algumas consequências que poderão afetar sua jogabilidade.

Há diversos veículos disponíveis pelo mapa para facilitar a locomoção, desde bicicletas, quadriciclos, motos, carros, caminhões e até barcos. Os veículos motorizados devem ser abastecidos com combustível e se essa condição for ignorada, quando você estiver numa fuga ou viagem para determinado ponto afastado da cidade, o veículo irá parar, podendo deixando você em apuros. Para abastecer um veículo, o jogador deve encontrar um galão de combustível e enchê-lo em postos de combustível ou tanques de armazenamento de alguns estabelecimentos. Além disso, os veículos possuem bateria e a própria resistência (saúde). Uma das estratégias mais bem-vinda é utilizar veículos como armas para atropelar os zumbis, principalmente numa área infestada por eles. Você não precisa gastar munição e muito menos se expor, mas nem tudo são flores, afinal, se optar sair matando todos os inimigos com algum veículo, não receberá pontos de experiência, necessários para a evolução do personagem. Só contará ponto de experiência se você matá-los com armas ou no soco.

Sistema de evolução do personagem e “craft”

Sim, o jogo possui alguns elementos de RPG, como um sistema de evolução de personagem a partir de pontos de experiência que o jogador recebe ao eliminar os inimigos. A árvore de habilidade consiste em três vertentes: “Ofensivo”, “Defensivo” e “Suporte”, sendo assim, o jogador distribuirá os pontos de experiência de acordo com sua vontade e estilo de jogo. Por exemplo, na parte “Ofensivo”, ao aplicar pontos de experiência em mira, o personagem terá mais precisão ao atirar e acertar os inimigos. Se investir em stamina, o personagem correrá por mais tempo sem se cansar rapidamente. Ao aplicar pontos de experiência em stealth, os inimigos terão mais dificuldade em percebê-lo ao andar agachado ou deitado.

Para criar itens (craft), é necessário encontrar materiais e objetos que podem ser destruídos, produzindo assim um material que poderá ser utilizado para a construção de um novo item. O personagem tem um limite de peso para carregar itens, sendo necessário encontrar mochilas que possibilitam guardar mais itens, consequentemente aumentando a capacidade de carregar mais itens. Nesse caso, é importante carregar itens necessários e destruir ou largar alguns itens que não são utilizados no momento.

Enredo

Em Unturned, não há um enredo linear a seguir, é um jogo de sobrevivência e se torna mais divertido ao jogar com outros jogadores e amigos, para sobreviverem juntos aos zumbis. O jogo é em mundo aberto, dando liberdade ao jogador de explorar e seguir o caminho que achar melhor, procurando por itens e recursos. Como citei no começo, muitos jogadores se sentirão perdidos, já que o jogo não explica nada do que está acontecendo e muito menos te guia, aqui o que conta é seu instinto de sobrevivência.

Multiplayer

O jogador pode jogar solo e/ou online. Infelizmente não consegui encontrar algum servidor para jogar, mas há esse recurso disponível também, o que torna sua diversão maior ainda. Chame um amigo para acompanhá-lo e ajudá-lo a sobreviver em meio aos mortos-vivos.

Gamerdito

Unturned é um jogo simples, mas complexo. Essa simplicidade é sua maior elegância, pois com essa mecânica e jogabilidade, o jogador é forçado a pensar em sua locomoção pelo mapa, em estratégias de abordagem nos combates. Muitas vezes só queremos pegar uma arma de fogo e sair atirando, em geral, eliminando qualquer um que avistamos pela frente. Nada o impede de tentar fazer isso, mas não é recomendável, pois seus recursos são limitados e você terá de encontrar armas e munições em locais diferentes. Essa complexidade em seu sistema de evolução, saúde e necessidades do personagem, craft e interação com o ambiente em geral faz desse jogo um dos mais complexos em gênero de sobrevivência. Se você quer passar horas caçando zumbis, procurando por recursos, sobrevivendo, esse é o jogo ideal.

Unturned: Apesar do seu preço ser elevado em relação a gratuidade da versão de PC, o jogo tem coisas interessantes para se fazer e construir, uma boa alternativa para jogos como roblox.carloswallace
8
out of 10.
2020-11-23T14:07:56-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.