Sackboy: A Big adventure foi desenvolvido pelo Sumo Digital e publicado pela Sony Interactive Entertainment, onde acompanhamos as aventuras de Sackboy, personagem oriundo de LitteBigPlanet, lançado em 2008, um dos mascotes mais famosos do universo Playstation. Um personagem que, assume a posição que Mario tem em relação a Nintendo, fazendo aparições especiais em vários jogos ao longo dos anos, conforme pode observar neste artigo, sobre os jogos de LittleBigPlanet.
A Sumo Digital assumiu o comando desta nova aventura de Sackboy, em uma espécie de “LittleBigPlanet” versão 3D, ao estilo dos jogos para Mario, na mesma versão.

Sackboy - A Big Adventure - Gameplay 60 minutos (sem comentários)


A História se passa em artemundo, e seguimos sackboy em mais uma jornada contra o mal. Começamos em um vilarejo chamado “Vilarejo do Tear”, lar dos sackianos, lar de Sackboy. Um vilão chamado Vex, o criador de pesadelos e mestro do alvoroço, precisa de voluntários para contruir sua máquina do mal, chamada “o confusor” e acaba sugando alguns amigos de sackboy do vilarejo para esse trabalho. Sackboy consegue fugir em sua nave e cabe ao nosso pequeno herói, impedir os planos de Vex e retornar a normalidade ao mundo de artemundo. Ao longo de sua jornada, SackBoy é auxiliado por uma mentora chamada Scarlet e um vendedor chamado Zom Zom, entre outros. Cada um tem seu encanto próprio, e o desempenho de dublagem é fascinante.

Para quem já conhece o universo de “LittleBigPlanet”, sabe que seus jogos são apresentados em níveis 2.5D e em “Sackboy: A Big Adventure” o jogo sofre sua primeira modificação, arriscando em um cenário 3D. São cinco mundos diferentes, cada um composto por vários níveis. Até o momento da data de lançamento, o jogo apresenta apenas multiplayer local e o mesmo receberá um multiplayer online em breve. Nesta review, realizei sua jornada em modo solo.

Andando por artemundo….

Umas das mudanças significativas apresentadas nesta nova versão, é o controle de Sackboy. Embora continue sendo, em alguns momentos, um jogo de plataforma, pular não é mais a única habilidade que nosso pequeno possui. Podemos rolar, bater, desviar, flutuar no ar , entre outras coisas! Os controles são fáceis , tanto para os mais jovens, quantos de maior idade como “eu”, a diversão é garantida. Após aprender os diferentes movimentos, seremos capazes de passar pelos níveis de forma mais rápida, sem sofrer tantos danos.

Os níveis são repleto de inimigos, os quais podemos derrotar saltando neles/socando ou com alguma outra habilidade. Iniciamos a gameplay com diversas vidas e conquistamos outras ao longo do caminho. Alcançando os pontos de verificação nos níveis, restaura a saúde. Enfrentamos batalhas divertidas contra chefes, que testarão nossas habilidades, acredite em mim, são bem divertidos de se enfrentar!

O design de nível presente no jogo é fantástico, embora o início pareça simples, os desafios surgem conforme avançamos, com cada mundo tendo um tema ambiental e exigindo que você faça coisas diferentes. Usamos nossas habilidades normais, em outros momentos, balançamos em ganchos, flutuamos ou usamos almofadas para a locomoção. Alguns níveis não são tão bons, como em outros, e algumas áreas as quais passamos parecem ter sido elaboradas para serem utilizadas contando com outros jogadores no cenário.

A estrutura que Sackboy: A Big Adventure é conhecida por todos os players que conhecem Mario ou outros do gênero. Podemos interagir com certos itens do cenário, que nos levam a diferentes níveis dentro do jogo.
Algo que causava certo desconforto enquanto jogava “LittleBigPlanet” era a forma como sackboy se movimentava, parecendo leve demais e dificultando o controle do personagem. O “peso” do personagem está nivelado, os controles precisos e cada uma de suas ações tem um propósito.

Podemos terminar todos os níveis de forma rápida, mas isso significa a perda de colecionáveis que ficam escondidos pelo cenário. Ganhamos itens ao derrotar inimigos e eles são contabilizados no final de cada nível, onde recebemos uma classificação do bronze ao ouro. Também podemos gastar itens coletados na loja, presente no jogo, repleta de itens cosméticos.

Os níveis são praticamente lineares, mas existem caminhos ocultos, os quais você deve ficar atento, para descobrir e explorar. Eles são importantes e podem oferecer um item chamado “esfera dos sonhadores”, permitindo o acesso a outros níveis.

O fundamento de LittleBigPlanet era jogar, criar e compartilhar. A ideia era oferecer uma ampla experiência de jogabilidade, onde players criavam seus níveis e compartilhavam com o mundo. SackBoy: A Big Adventure, foca na parte de aventura, no jogo em si. Não somos capazes de criar níveis, talvez, dando a equipe de desenvolvimento, maior controle sobre o design do mundo de Sackboy, sem se preocupar com as limitações do sistema, onde usuários poderiam ter dificuldade de criar algo semelhante.
Mesmo assim, acredito que uma demanda por jogos estilo Mario Maker para outros consoles, ainda esteja presente.

Claro, para pessoas que não tem um senso criativo tão aflorado, o uso de ferramentas como em LittleBigPlanet soam complexos, a nova fórmula adotada em SackBoy ajuda na jogabilidade.
O design de level é uma parte fundamental, apresenta plataformas divertidas de pular e interagir,com o cenário apresentando objetos para interação a todo momento, dando vida a todo o universo de Sackboy.

Cenários de selva, neve, floresta, fundo do mar e futurístico oferece ao jogo uma direção de arte incomparável.
Muitas ideias bem loucas estão presentes em Sackboy, porém, ao interagir com tais elementos, nossa curiosidade costuma ser recompensada. Existem uma série de níveis bônus, em que Sackboy coleciona vários guizos contra o relógio para ganhar troféus ou fantasias. Os trajes são abundantes e podemos misturar seus elementos, criando nossa própria combinação de roupas.

Dificuldade?

Sackboy: A Big Adventure talvez seja maior do que você possa imaginar, se você deseja obter todos os colecionáveis e o que o jogo tem a oferecer em termos de níveis, será um jogo extenso. Existe um bom nível de desafio, nada que seja impossível, embora alguns níveis possam ser um pouco complicados.Porém, é um jogo, que em sua maioria, apresenta obstáculos fáceis de se ultrapassar.

Um mundo sensorial….

A Sumo Digital dedicou a Sackboy um mundo cheio de detalhes, gráficos incríveis e uma trilha sonora memorável, uma atmosfera envolvente, o jogo apresentou um desempenho muito bom em meu PS4 e claro, uma performance bem superior está sendo apresentada no PS5. É uma ótima experiência, não encontrei algum tipo de falha ou bug. Apenas alguns problemas com a câmera, nada demais.
A direção de arte investiu em um festival de criatividade. Deu vida ao cenário, utilizando artigos de uso em nosso dia a dia, como tecidos, botões e outros elementos. A Paleta de cores adota os gradientes mais variados e são aflorados graças ao uso da Unreal Engine 4 presente no desenvolvimento.

O jogo apresenta a mesma aparência artesanal dos títulos anteriores, lembrando uma sala de artesanato infantil repleta de recortes de papelão, adesivos, pedaços de material,…
Todas as fases têm um efeito de profundidade, apresentando texturas com fidelidade em alta resolução. Sackboy, por exemplo, reflete o mundo em seu olhar e sua pele apresenta uma profundidade real. Fios e fibras se destacam, como fariam na vida real. Madeiras polidas e papel laminado, tem um reflexo, com seu efeito sendo notado. As roupas de sackboy também são bem renderizadas.

GAMERTIDO


Sackboy: A Big Adventure é um ótimo jogo de plataforma 3D, repleto de charme e imaginação. É um maravilhoso título para uma estreia de um dos mascotes mais famosos do mundo do Playstation. O jogo tem seu próprio brilho, apresentando uma jogabilidade que pode soar, inovadora. O visual lindo combinado com o design de nível, onde constantes mudanças ocorrem, juntamente com a trilha sonora, entregam uma experiência de jogo que vale a pena cada minuto.

Acertou =)

Design de nível variado e com excelente qualidade

Visual lindo

Trilha sonora envolvente

Gameplay sólida

Desafios e jogabilidade

Elementos de exploração

Resposta imediata aos comandos

Poderia Melhorar ;/

Não possuir modo multiplayer online em seu lançamento

Objetos escondidos fáceis demais de se encontrar

Jogabilidade em alguns momentos pode parecer repetitiva

SackBoy : A Big Adventure - O retorno de uma grande aventura - Review PS4: "O jogo tem seu próprio brilho, apresentando uma jogabilidade que pode soar, inovadora..."vanessaferreira
9
out of 10.
2020-11-23T16:14:42-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.