Você conhece a origem de “Sackboy”? Confira sua história e a ligação com os jogos de “LittleBigPlanet”
Sackboy - Sumo Digital

Esta semana, “Sackboy: A Big Adventure” chega ao PS4/PS5 trazendo de volta um personagem bastante conhecido pelos usuários do Playstation, uma espécie de “Super Mario Maker” para os usuários do console da Sony.
Sackboy é uma pequenina criatura feita de pano, que percorre um mundo que seria “parecido” com nosso planeta Terra. É um personagem o qual podemos personalizar e controlar suas emoções. Ele pode sorrir, ficar triste, demonstrar preocupação, raiva, cada emoção com níveis de intensidade!

O personagem apareceu pela primeira vez para os players em “LittleBigPlanet”, primeiro jogo de uma série, o qual estaremos citando nesse artigo.Para aqueles que são novos no mundo de Sackboy e para todos que já tiveram a oportunidade de jogar um ou mais jogos do mundo de “Little Big Planet” traremos uma apresentação de todos os principais jogos lançados até o momento, incluindo “Sackboy: A Big Adventure”.


LITTLEBIGPLANET

LittleBigPlanet foi lançado em 2008, desenvolvido pelas Media Molecule/SCE Cambridge Studio/Tarsier Studios/Double Eleven/Xdev/United Front Games/Sumo Digital e publicado pela Sony Computer Entertainment.
O jogo é um puzzle de plataforma, focado principalmente no conteúdo criado pelos jogadores, adotando estilo “jogue, crie e compartilhe”. Estes são os 3 elementos principais da série, podemos jogar sozinhos ou online, usar ferramentas de criação dentro do jogo e compartilhar nossas criações com o mundo.

As plataformas presentes são bidimensionais, e devemos pular e evitar obstáculos para chegar ao final do nível e vencer. Coletamos diversas “bolhas” pelo caminho e estas bolhas são compostas de dois tamanhos: as pequenas (bolhas de pontuação) e as maiores (bolhas de prêmios), contendo novas roupas, adesivos e itens colecionáveis.
Poderia até mesmo dizer, que o jogo é uma reinvenção dos jogos de plataforma 2D como Mario, inovações como a forma de correr, pular, agarrar, com elementos como uma corda bungie, skate, molas, balanços, vigas e carrinhos de mina, fazem com que um velho clichê pareça novo!

Os adesivos e decorações presentes no game, pode ser utilizado para enfeitar e grafitar a casa de Sackboy ou os níveis. Em alguns casos, os mesmos adesivos funcionam como interruptores, abrindo novas áreas ou liberando itens bônus.
O game apresenta uma interface chamada “popit” que usamos para decorar nosso Sackboy ou o cenário, podemos até mesmo personalizar todo cenário, colocando objetos e inimigos.
Usando a mesma interface ‘popit’ que você usa para decorar seu Sackboy ou os níveis do jogo, você pode colocar seu próprio cenário, objetos e inimigos.

Quanto mais nos envolvemos no processo de criação apresentado, mais sentido o mundo de LittleBigPlanet faz.Os níveis existentes, supostamente criados por um criador curador específicos não são apenas itens pré-projetados, mas fonte de inspiração para nossas próprias criações.
Mesmo com uma interface que beira a simplicidade na construção, em muitos momentos, lidar com cenários, objetos e mecanismos pode ser um pouco complicado e leva a uma frequente tentativa e erro, nada que atrapalhe a experiência de jogo, até porque, estamos ali para criar!

É uma bagunça divertida, e os níveis compartilhados pelo jogadores de todo mundo, já foram inspirados em Pac-Man, Mario, Final Fantasy, Metal Gear Solid, entre outros. A oportunidade que o jogo fornece de um ambiente novo a cada instante, torna “LittleBigPlanet” um jogo de infinitas possibilidades e muitas horas de gameplay.
“LittleBigPlanet” foi bem recebido pelos críticos da época e Sackboy foi escolhido como o 50º personagem de videogame em todos os tempos, segundo o Guinness!

LITTLEBIGPLANET 2

LittleBigPlanet 2 foi lançado em 2011, desenvolvido pela Media Molecule e publicado pela Sony Computer Entertainment.
Continuamos a jornada de Sackboy. Desta vez, um aspirador de pó chamado Negativitron apareceu nos céus de LittleBigPlanet e começou a sugar seus habitantes, incluindo Sackboy.Larry da Vinci, um líder de um grupo semi-secreto e semi-organizado conhecido como “A Aliança” chega ao resgate de Sackboy, salvando-o do Negativitron. “A Aliança” se dedica a lutar contra Negativitron antes que ele destrua Craftworld.

É uma sequência direta de LittleBigPlanet, já chegando com mais de 3 milhões de níveis criados por usuários do game anterior, que podem ser jogados e editados em LittleBigPlanet 2. Ao contrário de seu jogo antecessor, LittleBigPlanet 2 foi comercializado como uma “plataforma para jogos”. Recebeu suporte ao Playstation Move por meio de uma atualização, permitindo aos jogadores o uso do controle de movimento em conjunto com o controle.

Embora ainda siga a linha de jogo 2.5D, os jogadores não ficam apenas restritos aos níveis de plataforma, podendo escolher tipos de níveis que incluem corrida, puzzle e RPG. Novas opções de gravação de animação estão disponíveis e os jogadores criam cutscenes para combinar com seu design de level. Além disso, inclui várias músicas originais e um sequenciador de músicas relativamente robusto. Sackboy ganhou maior liberdade de movimento. “Sackbots” agora recebem pontos fracos e rotinas de programação para a IA seguir. Os “Sackbots” também podem ser personalizados usando fantasias e decorações da mesma forma que o personagem do jogador, e a IA pode ser copiada e colada entre vários “Sackbots”.

LittleBigPlanet 2 foi acalmado pela crítica. Muitos elogios foram direcionados para as ferramentas de criação, redesenhadas como simples de se entender e com potencial, segundo alguns críticos. As melhoras também foram apontadas como significativas e o jogo foi descrito como contendo uma “profundidade estonteante”. A trilha sonora também foi destaque entre os críticos, alegando que o jogo possui uma “alma musical”.

LITTLEBIGPLANET 3

LittleBigPlanet 3 foi lançado em 2014, desenvolvido pela Sumo Digital e publicado pela Sony Computer Entertainment.
O jogo tem início em um vazio branco, enquanto o Narrador, ensina como controla Sackboy. No meio da abertura, Newton, interrompe o Narrador e usa seus dispositivos para criar um buraco de minhoca. Sackboy é enviado para outro mundo chamado Bunkum, onde é recebido por Newton. Cabe a Sackboy, impedir que Newton apronte mais uma vez e para isso, ele contará com a ajuda de Nana Pud e alguns heróis.

LittleBigPlanet3 apresenta elementos semelhantes aos primeiros jogos de LittleBigPlanet, continuando sua linha de jogo de plataforma puzzle, apresentando elementos sandbox. O foco continua sendo a criação, permitindo aos jogadores, criar seus próprios níveis, personagens, objetos, power-ups, ferramentas, decorações, adesivos ou veículos, níveis de hub, pods,…

Mais uma vez o jogo é Narrado por Stephen Fry, entregando elementos cômicos a narração. Ao ser enviado para Bunkum, Sackboy contará com a ajuda de 3 heróis com habilidades e tamanhos diferentes: Oddsock pode correr e pular na parede, Toggle pode alternar entre uma versão grande e pesada de si mesmo, podendo quebrar vidros e empurrar pesos para baixo, uma versão leve com um salto maior e uma pequena para passar por pequenas passagens. Swoop, é um pássaro que pode voar e mergulhar para aumentar a velocidade.

O próprio Sackboy ganha habilidades especiais ligada a acessórios, que podem ser equipados por vez. Pode correr usando botas de jet, aprontar uma lanterna, atirar em portais, disparar um jato de ar, sugar em direção oposta ou andar sobre trilhos com um capacete gancho.
O modo aventura foi lindamente criado, havendo muito cuidado em tornar os níveis criativos, e, ao mesmo tempo, funcionais. Um conceito novo e interessante, foi o jogo incluir mundos de hub com conjuntos de níveis definidos dentro deles. Tudo flui muito bem e torna a gameplay rápida e contínua, são níveis lindos, personagens peculiares e a história, fácil de se acompanhar.

LittleBigPlanet 3 foi considerado o melhor da série, em termos de criação de níveis e acessibilidade, principalmente no touchpad do PS4. Apresenta um excelente modo de treinamento chamado Popit-Puzzles que ensina aos players a usar as ferramentas de designer em um mundo de níveis de puzzle que rivaliza com o tamanho da história de um jogador. Este modo de criação é o coração do jogo.
Criar objetos e movê-los sem esforço, usando ferramentas simples para criar, expandir, girar e excluir ativos. Foi uma ótima ferramenta para aprender a construir jogos.

LittleBigPlanet 3 recebeu críticas positivas, elogiando seus níveis, a mudança de ritmo, novos personagens e itens, assim como o chapéu de gancho, um dos destaques entre as novidades. O modo de criação intuitivo também recebeu elogios, sendo o jogo apontado como um passatempo “onde mentes ansiosas podem construir um conteúdo inspirador”. O modo aventura recebeu pequenas críticas negativas, por ser curto e por conter checkpoints frustrantes.

SACKBOY: A BIG ADVENTURE (spinoff game)

Sackboy: A Big Adventure será lançado no dia 12 de novembro, desenvolvido pela Sumo Digital e publicado pela Sony Computer Entertainment. O game foi anunciado em junho deste ano, juntamente com o evento de revelação do Playstation 5.
Nesta versão, o jogo passa a ser uma versão de plataforma 3D pura, focada na ação. Teremos maior controle sobre Sackboy, diferente dos jogos anteriores onde controlar sack poderia ser menos preciso e um pouco mais complicado.

Os desenvolvedores optaram por começar tudo do zero, dando uma sensação de facilidade aos novos usuários, com alguma profundidade. Sackboy será capaz de pular, correr, agarrar e puxar coisas e agora ele poderá rolar, entre outros movimentos adicionais.
Essa combinação de movimentos será transferida para o modo coop, que suporta até 4 jogadores. Eles serão capazes de pegar uns nos outros e atirar em seus companheiros de equipe.

Os elementos que incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, ainda estão presentes, porém, segundo os desenvolvedores, esses novos elementos foram projetados para dar uma espécie de “boas-vindas” aos novatos no universo de LittleBigPlanet.
Podemos terminar a história principal de maneira muito mais simples, sem a necessidade de utilizar todos os movimentos de Sackboy.

O desafio estará presente, mas sem a necessidade de entender todas as nuances do personagem. Caso você queira coletar todos os itens e completar todos os desafios, terá que dominar o personagem.
O modo multiplayer chegará após o lançamento, conforme anunciado recentemente pela Sumo Digital, para que os players de PS4/PS5 tenham a melhor experiência possível.

JOGOS SECUNDÁRIOS LITTLEBIGPLANET

Vou finalizar este artigo, mencionando a lista de jogos secundários, lançados no PSP, PS Vita, Playstation 3 e iOS. Assunto de nosso próximo artigo sobre Sackboy que será desenvolvido em breve.


São eles:

  • LittleBigPlanet (PlayStation Portable) / PSP
  • LittleBigPlanet PS Vita / PS VITA
  • LittleBigPlanet Karting / PS3
  • Sackboy’s Prehistoric Moves / PS3
  • Run Sackboy! Run! / iOS

E você? Está ansioso para a chegada de mais um lançamento relacionado a Sackboy?

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.