Análise de BlazBlue Entropy Effect (2024) Spin-off da série BlazBlue!

Cyberpunk adentrando o futuro de BlazBlue além da luta nessa review

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O jogo é um roguelike e traz 10 personagens da franquia original de luta, BlazBlue. Este spin-off apresenta cenários procedurais que não permanecem os mesmos todas as vezes que morremos — observe que o título é em plataforma 2D. Os inimigos mudam de posições onde apareceram e também o modo de dificuldade.

A desenvolvedora chinesa 91Act, responsável pelo título, passou por alguns momentos indelicados devido a uma crise que atingiu o estúdio, levando o CEO a demitir em massa os funcionários envolvidos na versão original do jogo de luta.

Falando nisso, a Arc System Works, estúdio japonês conhecido por franquias como Guilty Gear, possui envolvimento na versão tradicional da franquia. Contudo, com o lançamento de Entropy Effect no acesso antecipado em 2023, ocorreu uma surpreendente reviravolta! O spin-off da série original conseguiu vender milhares de cópias na plataforma Steam, mudando o patamar do estúdio, possibilitando-o quitar algumas dívidas e ressurgir das cinzas.

Antes de mais nada, para prosseguir na minha análise de BlazBlue Entropy Effect preciso descrever a seguir uma introdução onde somos imersos na trama.

“Em um futuro caótico, a humanidade busca refúgio em um ciberespaço conhecido como ACE, na esperança de encontrar uma solução para a crise. Se você fosse o único indivíduo neste mundo a conhecer a verdade, qual seria a sua reação? O fim é apenas o início. O futuro da humanidade está nas suas mãos e será moldado pelas suas decisões.”

Agora que sabe o básico desta jornada em Sky City, é hora de adentrar contra o caos cibernético contra, com IAs, ninjas sagazes, experimentos que deram errados e muito mais.

Uma nova jornada para BlazBlue

Os comandos de jogo em BlazBlue Entropy Effect são simples, utilizamos bastante dash, botão de ataque, alguns com combo e power-up. Em cada sala que passamos, podemos desbloquear elementos para facilitar a construção (build) e devemos utilizar os elementos corretos para derrotar mais rapidamente os chefes. Seja perceptivo em mapear quais fraquezas os chefes possuem; para conseguir superá-los rapidamente, em alguns casos você terá que morrer.

blazblue entroy effect personagens
Análise de BlazBlue Entropy Effect (2024) Spin-off da série BlazBlue! 5

Há um vídeo tutorial exibindo ataques de cada guerreiro e como usar seus ataques nos lacaios, para ter uma vantagem nos combates. Retornando nessa aventura estão os 10 personagens onde inclui Ragna the Bloodedge, Jin Kisaragi, Noel Vermillion, Taokaka, Hakumen, Lambda-11, Kokonoe, Hibiki Kohaku, Es e Mai Natsume. Os personagens possuem habilidades únicas e especiais. O problema é que, dependendo dessa habilidade especial, você perderá um pouco de HP, o que é letal. Considerando que há pouco HP, quanto menos você evitar utilizar esses especiais, melhor. Seja tático ao usá-los com sabedoria.

Na minha experiência acabei obtendo uma melhor jogatina com alguns entre eles Taokaka, Kokonoe, Hibiki Kohaku, isso dependerá de como decida jogar ou obter um estilo de jogo mais avançado, ou de retaguarda.

Recomendo mapear bem os comandos dos controles, para que tenha ciência de cada golpe que está aplicando. Confie no que digo, isso facilitará sua vida em diversos momentos pelo jogo. Morrer faz parte deste gênero.

Sobre as mortes neste jogo, também recomendo ter paciência e concentração. Títulos que dependem de esquivas, timing e recuperação de estamina, especialmente nas lutas contra chefes, exigem um ambiente tranquilo. Sua imersão e concentração serão aprimoradas, permitindo superar cada desafio proposto. Faça um teste e logo perceberá que aquelas 20 horas serão reduzidas para 15 e assim por diante. Se estiver habituado ao gênero, o jogo parecerá apenas um “speedrun“, pois tudo será no automático.

blazblue entroy effect personagens 002
Análise de BlazBlue Entropy Effect (2024) Spin-off da série BlazBlue! 6

Os Evotypes

Principalmente quando utilizamos outros personagens, o jogo permite selecionar os “evotypes”, com os quais podemos criar uma espécie de fusão, ajudando-nos a escolher duas habilidades para mesclar com nosso personagem atual. Isso aumenta nossa performance, ao mesmo tempo, em que os inimigos aparecem em maior quantidade. O quesito de adquirir poderes de outros companheiros, apesar não ser um conceito novo, é interessante para o jogo. Até começar a mapear como funciona cada esquiva, ataque e qual personagem melhor se adapta ao seu estilo de jogo. Poderá demorar algumas horas de jogatina. Não se frustre se morrer no primeiro boss algumas vezes ou chegar apenas ao terceiro boss, após 2 horas de gameplay.

O título nos instiga a querer superar cada obstáculo, e aconselho alternar entre cada guerreiro da nossa seleção de escolha. Dependendo da sua versão do jogo, será necessário adquirir uma série de itens para que eles sejam habilitados. Consegui jogar com todos e fui melhorando e aprimorando minha jogabilidade dependendo de cada estágio.

Você consegue ver o jogo em diversas perspectivas. Há um drone que também podemos usar para conhecer mais da trama na base, sempre que nosso personagem regressa ou morre. Os diálogos nesses momentos são interessantes. Uma desvantagem é a falta de localização em português brasileiro. Isso pesará bastante para a compreensão mais da história do jogo, como funcionam melhor os power-ups e adicionar melhorias para moldar cada uma dessas habilidades. Sinceramente, a árvore onde há as combinações de elementos é satisfatória. Reforço que a ausência do idioma em português do Brasil faz uma falta.

Gráfico cyberpunk com ar minimalista

Graficamente, os personagens são bem trabalhados, como na série de luta; contudo, os cenários são simples, adotando um pano de fundo com paisagem cyberpunk, mas sem o conceito vivo. Transmite um sentido mais minimalista, focando apenas no campo de visão do jogador, proporcionando uma perspectiva mais vívida. Isso traz um efeito de que o jogo envelhecerá mal graficamente, mas não a sua jogabilidade, que possui uma imersão fluida. Em alguns momentos, até percebemos um capricho com os cenários de fundo, em outros não ocorreu o mesmo cuidado. A interface apresenta textos com uma tipografia que deveria ter sido melhor ajustada. Reforço que isso não prejudicará a sua capacidade de seguir o caminho desconhecido desta aventura!

blazblue entroy effect cenario 001
Análise de BlazBlue Entropy Effect (2024) Spin-off da série BlazBlue! 7

Trilha sonora BlazBlue Entropy Effect

Sua trilha sonora é similar ao universo cyberpunk, criando um clima de incerteza onde o mundo pode acabar a qualquer momento. Os sintetizadores presentes podem ser encontrados em outros títulos lançados no mercado. No entanto, devo elogiar faixas como ‘Ruins’, que nos transportam para dentro do cenário utópico de BlazBlue Entropy Effect. ‘Research Base’ é outra faixa musical que traz uma sonoridade relaxante e, ao mesmo tempo, de esperança de que algo extraordinário possa ocorrer! Por outro lado, ‘NAN-FIRE BITE‘ proporciona a sensação de ação frenética, nos mantendo alerta para o que está por vir. Todas as 22 canções possuem uma história que apenas quem joga consegue sentir no momento.

BlazBlue Entropy Effect foi uma surpresa que despertou meu interesse em jogar, sem me preocupar se o título era apenas hype, o que foi surpreendente em relação à sua proposta. Isso gerou uma resposta positiva para o universo de BlazBlue Entropy, oferecendo uma opção aos jogadores que apreciam o gênero de roguelike de ação, deixando de lado o ritmo de luta. Pensando no futuro, quem sabe ele seguirá o mesmo caminho de Granblue Fantasy com o título Relink, explorando uma fase RPG.

Finalizo minha análise deste spin-off com a nota 7,5/10 para BlazBlue Entropy Effect.

BlazBlue Entropy Effect - v1.0 Launch Trailer

Agradecemos à 91Act pela liberação da chave do jogo, nos proporcionando a oportunidade de realizar uma análise de BlazBlue Entropy Effect na versão de PC Windows via plataforma Steam. Por fim, a produção deste jogo foi oficialmente lançado em 14 de fevereiro de 2024.

BlazBlue Entropy Effect: A 91Act conseguiu fazer literalmente quase o impossível com essa nova visão da franquia BlazBlue, oferecendo aos jogadores que adoram um desafio intenso uma experiência única!Jefão Calheiro
7.5
out of 10.
2024-04-04T14:18:21-0300
Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes