Análise de Foamstars – uma bolha nada ensaboada!

A espuma de Foamstars traz um jogo multicolorido, tentando firmar-se no mercado como uma opção multijogador para o PlayStation

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Olá, Gamernéfilos, estamos aqui para nossas impressões na análise de FoamStars, um jogo concebido e lançado exclusivamente para o PlayStation 5 e PS4 pela Square Enix. Este jogo é um multijogador (multiplayer) com uma temática inspirada no estilo anime, trazendo um shooter de ação 4v4 online. Apresenta gráficos estilizados, combinando elementos de cel shading com realismo nos cenários. A temática principal, como o título sugere, está relacionada à espuma. É um jogo onde duas equipes competem com o objetivo de preencher a arena com espuma e atingir os adversários com a mesma, a fim de atordoá-los e, posteriormente, golpeá-los para acumular pontos.

Com uma exploração voltada para jogos de “Live Service”, também conhecidos como “Game as a Service” (GaaS), são um modelo de negócio na indústria de jogos que visa a criação de receita recorrente. Esses jogos são projetados para serem jogados por um longo período de tempo, muitas vezes levando meses ou até anos após o lançamento inicial. Trazendo atualizações regulares que adicionam novo conteúdo. Isso pode incluir novas fases, desafios, personagens e muito mais. Contudo, essas atualizações são viáveis quando o título torna-se escalável para que algo continue duradouro. A seguir, você compreenderá se o título será ou não longínquo. Como a estreia que é a primeira temporada, segundo da segunda em diante.

Mecânicas em FoamStars

Existe uma mecânica onde a espuma da sua equipe proporciona maior mobilidade, o que faz com que ele seja frequentemente comparado ao Splatoon em termos de mecânicas e até mesmo visualmente, os jogos são bastante semelhantes neste aspecto. Como é de se esperar em um jogo multijogador, ele disponibiliza uma variedade de personagens. Além disso, possui uma estrutura de passe de batalha, uma loja temporária, estruturas comuns em qualquer jogo nesse estilo.

Veja também outras reviews:

foamstars imagens playstation 006
Análise de Foamstars - uma bolha nada ensaboada! 8

O jogo passou por vários períodos de Beta, dos quais participei e enfrentei alguns problemas de matchmaking (organizador de partidas), mas agora, na versão final, consegui jogar normalmente em partidas bem-sucedidas. A jogabilidade é simples, cada personagem tem duas habilidades além de uma habilidade especial mais forte. Os personagens são bastante distintos entre si e possuem progressão própria. Como é comum, grande parte do modelo de monetização do jogo se baseia em conteúdo cosmético que você pode desbloquear e comprar para cada um dos personagens.

Ele possui uma história bastante simples, uma linha tênue paralela à premissa do jogo, mas não é nada muito notável. A proposta principal é a diversão e a jogabilidade é até agradável. O jogo conta com modos versus e os modos clássicos, como “equipe x equipe” com um limite de pontuação. Quem atinge essa pontuação ou tiver a maior pontuação quando o tempo acabar, vence. Existem alguns modos de captura de bandeira, por exemplo, ou de jogador VIP.

Não se desvia muito do que temos para jogos do estilo e ele também contém um modo de missões solo. Esses modos proporcionam um pouco mais de profundidade para cada personagem. Portanto, esses modos permitem um maior desenvolvimento da história, mas atuam muito mais como tutoriais, treinando cada um dos personagens para que você possa melhorar o uso das habilidades, entender como funcionará a dinâmica entre as habilidades e o especial daquele personagem do que a história propriamente dita. São modos bastante simples e rápidos de terminar.

Você consegue progredir e também desbloquear alguns cosméticos específicos para aquele personagem apenas através desse modo. FoamStars é mais um serviço ao vivo chegando ao PlayStation e acredito que a ideia dele seja atrair jogadores que talvez não pudessem jogar Splatoon ou que também já jogaram e querem uma experiência em outros consoles fora da Nintendo.

foamstars imagens playstation 005
Análise de Foamstars - uma bolha nada ensaboada! 9

O jogo acaba sendo divertido, mas tem uma premissa bastante simples, nada revolucionária, deixando um ar de sabão nada ensaboado. Existem alguns eventos específicos de fim de semana ou para alguns dias da semana, o que faz com que você tenha que fazer login constantemente nele. Visualmente, como mencionei, ele não é ruim, é mais estilizado, não é tão realista.

Desempenho do jogo

O desempenho do jogo está bom para sua proposta. Mas ficar apenas no desempenho não segura uma multidão de jogadores comparados aos seus concorrentes do mercado. Por essa premissa simples, não temos nenhum problema relacionado ao desempenho, além do matchmaking que, como mencionei, na versão final está funcionando corretamente.

Existem algumas questões. Por exemplo, o jogo aparentemente não tem servidores tão próximos daqui (Brasil). A música é um misto de jogos como o próprio Splatoon, CrazyTaxi e Persona.

Trilha sonora

Há momentos em que parece que a cantora LYN é uma das vocalistas, porém, é apenas uma voz similar interpretada pela cantora J’Nique Nicole. As canções têm um aspecto voltado para o público mais asiático, o que pode fazer com que algumas harmonias soem diferentes aos ouvidos dos jogadores ocidentais. O título possui 37 canções distribuídas ao longo da experiência de jogo, em diversos estilos e gostos. Isso é um ponto interessante para os apreciadores de música, pois a Square Enix disponibilizou na íntegra o álbum até mesmo no Spotify. Misturando blues, eletrônico, som de sintetizadores e uma batida retrô com aquela pegada mais disco.

Uma observação importante é que, apesar de o título ser exclusivo para os consoles da Sony, a empresa tem lançado seus exclusivos também para PC com Windows. Assim, é possível que no futuro Foamstars chegue aos computadores. Isso dependerá do planejamento e da visão de longo prazo que os desenvolvedores têm para essa nova franquia.

Gamerdito (Veredito)

Como considerações finais, se a temática do jogo te atrai e se você conseguiu participar dos betas anteriores, e você está sentindo falta de um serviço ao vivo para chamar de seu, vá em frente. O jogo é, sim, divertido, apesar da jogabilidade simples e talvez por esse fato seja convidativo para jogadores não tão hardcore. Então, se você gostou do jogo, pegue sua arma de espuma, que ele é bastante divertido. Essas foram minhas impressões sobre FoamStars. O título foi lançado oficialmente na data de 6 de fevereiro de 2023 para Playstation 4 e Playstation 5.

Fechando a análise de Foamstars com uma nota final de 6,5/10.

Para obter o título acesse o site oficial da PS Store, ou através do console na guia loja.

Assista ao vídeo de jogabilidade baseado em nossa análise de Foamstars

Gameplay de FOAMSTARS no Playstation 5 (Sem comentários)

Esse jogo é uma revisão autoral por contra própria sem uma chave fornecida pela Square Enix.

Foamstars: O jogo é uma opção para usuários que querem jogar um título para descontrair sem compromisso e passar o tempo com os amigos no modo online!fabiopmazzini
6.5
out of 10.
2024-02-26T15:45:57-0300

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes