Análise Persona 3 Reload: Um revival seguro!

A velha escolha retorna autêntica e mais vibrante para os fãs da franquia Persona em nossa review de P3R

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nossa análise de Persona 3 Reload é uma reimaginação do aclamado Persona 3 original, lançado em 2006 para o PlayStation 2. O título trouxe aprimoramentos em todos os aspectos que já eram notáveis na versão original. O jogo foi fortemente influenciado pelo sucesso de Persona 5, outro título da Sega/Atlus, especialmente em termos de arte e jogabilidade. Até mesmo, utilizando a base para criar P3R. Uma excelente notícia para os fãs brasileiros é que o jogo está localizado em português brasileiro. O lançamento oficial de Persona 3 Reload ocorreu em 2 de fevereiro de 2024 para PCPlaystation 4Playstation 5Xbox OneXbox Series X|S.

A trama de Persona 3 Reload começa quando o protagonista chega à Tatsumi Port Island após a morte acidental de seus pais. Transferido para o prestigioso colégio Gekkoukan, ele passa a residir no dormitório Iwatodai com alguns de seus colegas. Logo após sua chegada, testemunha um estranho fenômeno que ocorre todas as noites à meia-noite, conhecido como a Hora Sombria. Durante essa hora adicional no dia, apenas alguns poucos têm consciência da existência dela, mantendo sua forma humana, enquanto os demais são transformados em caixões. Fique ciente, que a saga é derivado do clássico Shin Megami Tensei, criada por Kazuma Kaneko. Logo, similaridades, com a atual franquia, podem ser perceptivas mesmo que distintas. Continuando nossa narrativa….

Personagens principais de P3 Reload
Imagem divulgação

É durante a Hora Sombria que surge o problema central do enredo: as Sombras, criaturas responsáveis pela Síndrome de Apatia, uma condição que leva as pessoas a perderem a vontade de viver. Estas vítimas das Sombras são conhecidas como os Perdidos. Os Portadores de Persona são raros, sendo os únicos capazes de enfrentar as Sombras. O protagonista se une a um grupo de Portadores de Persona chamado S.E.E.S. (Setor Especializado em Execução Supracurricular), e juntos exploram a misteriosa torre conhecida como Tártaro, que sempre surge durante a Hora Sombria, na tentativa de entender e resolver o mistério por trás dessa dimensão sombria.

No que diz respeito à jogabilidade, Persona 3 Reload passou por uma transformação completa nos combates, tornando-os mais dinâmicos e repletos de ação. As batalhas são vibrantes e visualmente impressionam, apresentando diversas transições animadas. Evidentemente, novas poses de vitória para cada personagem e até mesmo uma trilha sonora de batalha exclusiva para combates iniciados durante emboscadas aos inimigos.

A principal mudança nas mecânicas de combate em comparação com Persona 3 de 2006 é a capacidade de controlar diretamente todos os membros do grupo, uma funcionalidade semelhante à presente na versão Persona 3 Portable.

Melhorias no sistema de batalha de Persona 3 Reload

O sistema de batalha segue o formato tradicional por turnos. Seu objetivo é explorar as fraquezas dos inimigos, permitindo assim a oportunidade de derrubá-los, ganhar turnos extras e até mesmo realizar ataques totais ao grupo adversário, assim como em Persona 5.

Aos marinheiros não familiarizados com jogos de características mais orientais ou JRPG, haverá muitos diálogos para que o jogador fique por dentro do enredo que envolve os personagens. Sabendo disso, Persona possui um grande foco na narrativa, sendo capaz de passar mais horas de jogatina explorando locais e conversando, ao invés da ação em si. Isso é o que torna esta franquia diferente, por saber atrair os usuários que são apaixonados por RPG, batalhas em turnos e novels.

NPCs clássicos da saga de P3R
(Reprodução)

Durante as manhãs, o protagonista frequenta a escola e, após esse período, tem a opção de fortalecer laços com outras pessoas através do sistema de Vínculos Sociais. Além disso, há uma variedade de atividades para aproveitar, como tomar café, degustar lamen, cantar no karaokê, assistir a filmes, trabalhar meio período, ler livros, estudar no quarto, assistir a lutas de boxe com Sanada, cozinhar com a Yukari e plantar vegetais com Fuuka, entre outras.

Apesar das muitas opções de lazer em Persona 3 Reload, uma data crucial no calendário do jogo é a Lua Cheia. É essencial se preparar e fortalecer antes desse período, já que sempre há surpresas nessa data específica. Se estamos dentro de uma escola, possuímos trabalho na sala de aula.

Perguntas e respostas em sala de aula são essenciais nos jogos. O remake reformulou várias questões em relação à sala de aula do jogo original. Responder corretamente a cada questão exigida a cada mês eleva sua moral com seus colegas e outros atributos.

As Arcanas em Persona 3 Reload desempenham um papel crucial na progressão e no desenvolvimento dos personagens. Cada personagem está associado a uma Arcana específica, que representa sua jornada pessoal, características e habilidades únicas. Ao fortalecer os laços com os personagens através do sistema de Vínculos Sociais, o protagonista ganha acesso a novas habilidades, benefícios e até mesmo Personas mais poderosos.

persona 3 reload imagem cap 002
Análise Persona 3 Reload: Um revival seguro! 10

Uma das maiores adições de Persona 3 Reload é que finalmente você pode sair com todos os seus amigos. O recurso Social Link, característico da franquia, de conhecer as aspirações de seus amigos, estava reservado para personagens femininas no original. Agora você pode sair com Junpei e Akihiko também. Embora eles não avancem sua Arcana como os outros, suas escolhas ainda moldam esses momentos e seus amigos podem até mesmo ganhar aumentos de estatísticas. Persona 3 Reload também expande as atividades noturnas do original, com mais conteúdo de história e encontros de Social Link.

Graficamente, é algo que disp ensa elogios. Os produtores envolvidos sempre zelaram pela qualidade técnica e visual da franquia, onde claramente é possível ter o primeiro vislumbre assim que entramos na tela inicial do título. Cada cenário é uma verdadeira obra de arte. Há dois pensamentos: os que querem viver essa história e aqueles com apego aos personagens. Os traços dos personagens são dignos de um trabalho competente dos designers escalados para este remake. Ao mesmo tempo, percebemos que os desenvolvedores não quiseram se distanciar em relação à versão clássica. Por mais que os gráficos estejam repaginados, em vários momentos conseguimos identificar com a trama original.

Invocar o seu próprio Persona nos combates é de tirar o chapéu. Os efeitos visuais nas invocações são para destacar o trabalho competente da equipe.

Trilha sonora de Persona 3 Reload

A trilha sonora do jogo inclui músicas novas e composições originais, com destaque para faixas como “Mass Destruction”, “When the Moon’s Reaching Out Stars”, “Want to Be Close”, “Unavoidable Battle”, “Hymn of the Soul” e muitas outras. O rapper Lotus Juice retornou como vocalista masculino, enquanto Azumi Takahashi foi introduzida como uma nova vocalista feminina. Esses elementos contribuem para uma experiência auditiva envolvente e memorável ao longo do jogo.

As versões clássicas receberam novos arranjos, fácil de identificar pelos jogadores mais veteranos da saga. O MeUGamer publicou a setlist completa com total de 60 canções nessa página. Aos fãs colecionadores, a Atlus está promovendo uma pré-venda da versão de mídia física do disco duplo da trilha sonora para abril de 2024.

Uma das melhores coisas que existem na série Persona são os personagens. Falarei um pouco sobre alguns dos vários personagens.

Personagens e suas características

Personagens do jogo e suas caraterísticas
Imagem reprodução

Protagonista: É uma pessoa calma e observadora, que mantém uma presença tranquila mesmo diante do inimigo. Sua capacidade de liderança faz dele um pilar fundamental para o grupo.

Yukari Takeba: Uma pessoa amigável e extrovertida, sempre disposta a auxiliar os outros. É uma pessoa que parece sempre ver o lado positivo das coisas, mas também tem suas próprias lutas e questões emocionais, especialmente quando se trata de seu passado.

Junpei Iori: É o alívio cômico do grupo, quase sempre fazendo piadas e tentando animar o ambiente. Apesar de ser extrovertido, ele esconde um desejo de sempre se provar útil para seus amigos.

Mitsuru Kirijo: Uma pessoa com uma aura de elegância e sofisticação. Forte, confiante e inteligente. Ela também carrega um enorme peso das responsabilidades e expectativas de sua família.

Akihiko Sanada: Determinado e focado, está sempre buscando superar seus limites. Sua determinação e treino refletem seu desejo de proteger aqueles que ama.

Fuuka Yamagashi: Tímida, gentil e empática, sempre preocupada com todos do grupo. Apesar de sua timidez, isso não impede que ela mostre sua inteligência e habilidades técnicas, especialmente dando suporte para o grupo.

Gamerdito (Veredito):

Se você procura por um jogo com uma narrativa, trilha sonora, personagens e arte incríveis, Persona 3 Reload é o jogo ideal. Prepare-se para uma profunda jornada em mais de 65 horas de jogabilidade de ação, aventura e narrativa; esse tempo tende a variar dependendo da forma como você joga. Joguei pelo PC, utilizando controle, tendo na CPU um processador Intel i7-5500U, 12 GB de Memória RAM e uma placa de vídeo Nvidia GeForce 920M.

Vale a Pena jogar P3 Reload?

Sinceramente, jogos japoneses dificilmente exigem uma configuração robusta; eles sabem como suavizar os gráficos e o desempenho, devido a terem um foco maior na narrativa e nos momentos de combate em segundo plano. Facilmente, sua experiência não será prejudicada. Devo ressaltar que isso não indica que o jogo esteja exímio de algum problema técnico, como bugs, glitches e NPCs com IA problemática. Caso nunca tenha dado uma oportunidade para esta franquia, o momento é agora, para ter uma nova saga para platinar e exibir seus troféus conquistados durante o game.

Veredito da análise (Review): Nota 9 de 10!

Persona 3 Reload em seu mês de lançamento em 2 de fevereiro de 2024, foi laçado com preço de um jogo AAA. Com valores iguais nas 3 plataformas que está disponível para aquisição seja no PC Windows via Steam, Playstation e Xbox. Deixarei os respectivos links e as lojas baseada na plataforma de sua preferência. Na PS Store, Microsoft Store e Steam pelo preço de R$ 349,90 na versão base.

Gameplay de Persona 3 Reload

Agradecemos à Sega/Atlus pela liberação da chave do jogo para nossa análise de Persona 3 Reload para PC. Muito obrigado e até a próxima!


*Ao adquirir o título pela Microsoft Store, o MeUGamer poderá receber alguma comissão.

Persona 3 Reload: A Atlus conseguiu reviver o mesmo sentimento que teve ao lançar o original em 2006 para uma geração que talvez não tenha tido a oportunidade de aproveitar Persona em seu lançamento. No entanto, P3R trouxe essa abordagem sem decepcionar, garantindo uma qualidade impecável!marcelo_custodio
9
out of 10.
2024-02-12T07:20:43-0300
Marcelo Custódio
Marcelo Custódio
Sou um grande fã de jogos de terror e RPG. Desde que me entendo por gente, os videogames fazem parte da minha vida. Resident Evil tem um lugar especial no meu coração, com suas histórias e atmosfera única. Estou sempre ansioso para explorar novos desafios e aventuras no mundo dos games.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes