A franquia R-Type é um dos shoot ’em ups que fazem jogadores terem arrepios ao jogar, devido à sua dinâmica única. Diferente de outros títulos, o jogo sempre procurou não ser uma cópia direta, mesmo tendo coletado inspirações de outros títulos do gênero. Com R-Type Delta: HD Boosted, uma remasterização baseada no original de 1998, traz o quesito nostalgia para quem vivenciou aquele momento. Publicado em 20 de novembro de 2025, a versão aprimorou os gráficos e também suas mecânicas de gameplay para os dispositivos modernos. Ainda assim, ao jogar para esta análise, ele continua com desafios que exigem atenção em cada movimento para não ser um alvo fácil.
Nesta publicação você encontra:
O usuário pode escolher até três espaçonaves iniciais para iniciar sua jornada única por uma cidade desolada por combates frenéticos. O ano de 2164 jamais será o mesmo quando se deparar com diversos inimigos prontos para impedir seu progresso. O jogo é o primeiro da franquia que foi redesenhado em 3D, seguindo em plataforma 2.5D, algo diferente para a época, porém inspirado pelo jogo RayStorm, da Taito.


A Irem Software, que nos últimos anos vem relançando seus clássicos, sabia que o momento de Delta era inevitável. Na minha opinião, sua remasterização é contundente e não retira o glamour que os jogadores estavam habituados a presenciar. Existe uma diferença gráfica visível; no entanto, ela respeita todo o legado do título. HD Boosted está disponível via mídia digital no Nintendo Switch, PS4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.
Uma chegada para quem prefere desafios de alto fator replay
Aos usuários que não dominam o gênero, cautela é necessária. Tentar acelerar suas ações é pedir para recomeçar o jogo. Não há dezenas de projéteis na tela dos quais você deve desviar, mas a velocidade dos inimigos é um ponto positivo. Ao invés de disparos alucinados dos oponentes, aqui você necessita ser mais rápido para não dar reação de contra-ataque. A nave consegue ir melhorando seus disparos à medida que vai coletando itens deixados pelos inimigos derrotados. Também há um drone que nos auxilia como arma de apoio para a retaguarda e frontal.
Com poucos continues, finalizar na primeira tentativa, dependendo do nível escolhido, é quase uma missão impossível. Minha recomendação ao jogar R-Type Delta: HD Boosted é colocar sua concentração por completo no jogo. Esse título foi desenvolvido, como toda a franquia, para jogadores que gostam de um desafio constante; em outras palavras, quanto mais intenso, melhor.



No cenário atual, são poucas as empresas que se arriscam com esta dinâmica, já que a geração atual prefere títulos menos audaciosos no quesito dificuldade. Um dos últimos que presenciei que tentou foi Chorus, da Deep Silver, que no final acabou não conseguindo a recepção esperada. Mesmo assim, recebeu críticas positivas na plataforma Steam, além de adição ao Xbox Game Pass.
Tente e tente novamente
R-Type Delta: HD Boosted é o típico jogo em que, já nos primeiros minutos, você pode precisar pegar um continue para conseguir progredir. A dinâmica das ações é instigante; cada desvio é uma vitória para continuar derrotando todos os inimigos. Os chefes são criaturas exóticas que misturam tecnologias extraterrestres, inspiradas em seres que reconhecemos na própria Terra.
Ao término de cada estágio, são contabilizados o nosso progresso e desempenho. Não fique desapontado se, nas primeiras tentativas, gastar todos os continues na primeira fase — isso é mais normal do que se imagina. Falando nas fases, a remasterização exibe como alguns inimigos eram bizarros e os cenários, tenebrosos, por sua concepção de utilizar seres que causam arrepios. Alguns são como cérebros humanos, outros lagartos, bebês alienígenas, até inimigos no melhor estilo visual de Attack on Titan, sem suas peles.

Se me perguntarem sobre o que Delta: HD Boosted contribuiu para atiçar novos jogadores, é: um jogo que perpetua todo o legado original da franquia. Quando joguei pela primeira vez, foi no PlayStation 1. Após isso, muitos outros jogos foram lançados da franquia, recebendo remakes. Minha animação para jogar este título foi imediata, uma nostalgia em que você se frustrava pela dificuldade, mas tinha prazer no efeito replay, para mostrar que era capaz.
Enfim… O que esperar desse remaster de R-Type Delta: HD Boosted?
O mesmo aconteceu ao jogar esta nova versão, que trouxe melhorias consideráveis, ação frenética e o melhor de um gênero que hoje é raro na indústria dos games. Essa versão é publicada pela Clear River Games, com CITY CONNECTION e TAKE×0FF responsáveis pelo port da remasterização. Infelizmente, não há localização no idioma do português do Brasil, apesar do título não possuir diálogos, é importante uma interface e legendas nativas.
Para finalizar com uma conclusão justa, minha nota final é 8.0/10 para a review de R-Type Delta: HD Boosted.
Siga o MeUGamer no Youtube.
Agradecemos à publicadora e desenvolvedora, além da assessoria, pela chave do jogo na versão PC Windows, através da plataforma Steam.
Fique ciente de que esta análise não possui nenhuma influência dos envolvidos pelo título e muito menos sugestão de como prosseguir em nossa análise. Ela é baseada na experiência do autor deste artigo, para que os leitores consigam ter um melhor entendimento se vale a pena jogar ou não.
