Review de Sonic Superstars
Sonic Superstars — reprodução / SEGA

Desenvolvido e publicado pela Sega, Sonic Superstars é um inspirado no clássico com mais de 30 anos de história, sempre inovando e se atualizando, mas jamais deixando sua essência de lado, agradando tanto os novos jogadores quanto os apaixonados por esse clássico. Sonic sempre tentou melhorar e adaptar os jogos, sem perder suas características, e neste não é diferente. Temos a jogabilidade clássica, mas, pela primeira vez, com gráficos em 3D, proporcionando-nos um mapa e universo totalmente novos para viver novas aventuras.

A Nova Aventura em Northstar Islands

O mapa e o vilão principal são muito familiares para os amantes de Sonic. Estamos nas Northstar Islands, enfrentando Dr. Eggman e Fang, que se uniram para capturar todas as criaturas que viviam na ilha, transformando-as em Badniks robóticos. Portanto, precisamos desbravar as fases, coletar anéis e descobrir segredos para derrotar o chefe final de cada fase. A ilha é dividida em partes, e a exploração é altamente recompensadora, é por meio dela que podemos descobrir novos itens. Entre esses itens, destacam-se os poderes das esmeraldas, que nos proporcionam novas habilidades úteis para explorar as fases e derrotar os chefes. Além disso, algumas habilidades nos permitem ter uma elevação maior, criar clones para enfrentar inimigos e coletar recursos sem dificuldades. Temos também a habilidade de andar facilmente na água, entre outras. No total, são sete esferas que nos conferem novas habilidades, podendo ser usadas a qualquer momento, com um pequeno cooldown entre uma habilidade e outra. Embora sejam opcionais, é notável a praticidade e variedade de liberdade e movimentação que temos ao adquirir e combinar todas essas habilidades.

Antes de começar nossa jornada, confira também a review de Sonic Superstars da versão de PC Windows por vídeo, logo abaixo:

Review de Sonic Superstars com comentários em Português brasileiro (PT-BR)

Para iniciar nossa aventura, podemos escolher entre quatro personagens iniciais: Sonic, Tails, Knuckles e Amy. Cada um possui suas próprias características, com Sonic sendo mais ágil para explorar rapidamente e progredir, Tails sendo um explorador com a habilidade de voar, Knuckles com a habilidade de planar e escalar paredes, e Amy com um pulo duplo e um ataque mais forte. Ademais essas mecânicas permaneçam basicamente as mesmas dos clássicos, a maior inovação está, de fato, nos gráficos, proporcionando uma experiência imersiva e gratificante ao vivenciar as emoções de Sonic em um espetacular cenário em 3D. Além das fases novas e remodeladas, temos também fases clássicas em 2D, como uma espécie de bônus, que trazem uma alta dose de nostalgia e diversão, sendo um prato cheio para os fãs da série.

Exploração e Diversão Sem Limites

Contudo, cada personagem possua suas características individuais, é possível explorar e jogar todas as fases com qualquer um que você queira. Existem muitos caminhos, segredos e lugares onde você pode ir em cada fase, algumas descobertas levam a fases bônus, onde é possível pegar vários anéis e até mesmo as esmeraldas mencionadas anteriormente. Nem sempre esses itens estão de fácil acesso, e você pode voltar e explorar livremente, procurando o maior número possível de segredos. Alguns lugares possuem um local especial onde podemos pular e chegar a algum bônus, mas nem sempre é tão simples, e ao cair, às vezes ficamos impossibilitados de subir novamente. Portanto, é importante estar atento aos detalhes do local em que está, para não perder nada.

As batalhas contra os chefes são realmente instigantes, e é necessário estudar seus movimentos, desviar de seus ataques e atacar na oportunidade certa. Nem sempre esse momento de ataque fica claro, então é preciso prestar bastante atenção ao enfrentar cada chefe. Às vezes, perder esse momento de ataque pode ser um pouco frustrante, pois é necessário aguardar toda a animação novamente, desviar de todos os ataques e, então, ter outra chance. São vários estágios em cada chefe, e a luta fica mais difícil e mais rápida a cada vez que conseguimos acertar o chefe. Isso proporciona uma sensação de emoção a cada momento que progredimos positivamente na luta. Além disso, podemos usar as habilidades individuais de cada personagem e as esmeraldas para nos auxiliar nesse momento intenso.

Rejogando para Explorar e Descobrir

Jogar cada fase mais de uma vez é algo bem positivo, pois nos dá a oportunidade de explorar áreas que ainda não tínhamos visitado, encontrando novos lugares, anéis e segredos. Também podemos encontrar uma caixa com medalhas; ao juntar essas medalhas, podemos criar itens cosméticos para nossos personagens no modo multiplayer. Como de costume, Sonic conta com um modo história repleto de fases, possibilidades e diversão, acompanhado de sua clássica e marcante trilha sonora, fazendo com que cada fase seja uma aventura divertida e atraente. Uma novidade muito bem-vinda é a possibilidade de jogar cooperativamente com até quatro jogadores, seja localmente ou online, através do recurso “Remote Play“. Nesse modo, não há tela dividida, e todos os jogadores compartilham a mesma visão. Quem ficar para trás será automaticamente levado para a frente, então é importante decidir em conjunto a direção a seguir antes de sair correndo. O modo multiplayer online reúne vários jogadores que precisam vencer diversos minigames, coletar itens e sobreviver aos ataques inimigos para obter a vitória, proporcionando uma experiência de sobrevivência caótica, divertida e desafiadora.

A Conclusão da Aventura

Ao zerar o modo história, uma nova área é desbloqueada, e com ela também desbloqueamos um novo personagem chamado Trip, que possui a habilidade de rolar pelas paredes, sendo usada de forma exemplar nessa nova área. Ao vencer essa nova área, finalmente liberamos a batalha final, onde podemos enfrentar o chefe final e concluir nossa aventura no modo história. Mesmo após completar o modo história, ainda podemos jogar novamente todas as fases para descobrir o que não vimos na primeira vez, além dos modos multiplayer cooperativos e online para manter a animação em alta.

Em resumo, Sonic Superstars é um jogo com nota 7.5. É possível observar claramente a evolução nos gráficos e a inclusão de mecânicas novas, mantendo sempre a identidade intacta. No entanto, ao mesmo tempo, sentimos falta de algo novo e marcante que tornaria o jogo inesquecível, como vimos nos títulos anteriores. Temos a sensação de que “faltou algo”, mas isso não diminui o brilho e o mérito do jogo. As diversas habilidades e possibilidades de cada personagem fazem com que cada fase seja única, permitindo uma jogabilidade mais cadenciada, acelerada ou explorativa.

Concluindo, Sonic Superstars é um jogo que, embora não seja o melhor de todos, trabalha muito bem para manter sua essência e inovar, principalmente em seus gráficos. Ele consegue adicionar mecânicas novas e divertidas sem deixar de ser o Sonic que conhecemos e amamos. É perceptível o esforço em inovar e se assemelhar aos jogos atuais, mantendo ao mesmo tempo o que faz Sonic ser o Sonic. Muitas coisas parecem ter sido reutilizadas de outros jogos da franquia, o que pode ser visto tanto como algo positivo quanto negativo, apelando para o repetitivo e para a nostalgia. As diversas opções de entretenimento em Sonic, a exploração aprofundada, as habilidades variadas e os modos online contribuem para uma experiência completa e divertida.

Acredito que ao colocar o jogo nas mãos da Arzest, onde apenas desenvolveu jogos de Sonic em parceria da Nintendo nos títulos esportivos como ‘Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games‘, foi um risco que a SEGA correu. Considerando que a desenvolvedora acabou recebendo críticas no jogo de aventura Balan Wonderworld da Square Enix. Talvez, este não era o momento para entregar o título de Sonic nas mãos desse estúdio. No mesmo período, que Super Mario Bros, receberia um novo jogo para ambos competirem.


*Observe que o título foi cedido pela SEGA para nossa análise!

Sonic Superstars: Sonic Superstars que continua na velha escola dos jogos de plataforma tentando manter o estilo clássico e aprimorando com o novo. Agradando os novos jogadores da franquia e trazendo uma nostalgia para os fãs mais experientes do ouriço mais veloz do mundo.thayllacris_
7.5
out of 10.
2023-10-24T19:22:55-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.