Scars Above review scars above análise
Scars Above - Mad Head Games

Scars Above, desenvolvido pela Mad Head Games e publicado pela Prime Matter, é um jogo de tiro com elementos de ficção científica cuja premissa parte de uma estrutura alienígena que surge na órbita terreste, surpreendendo a todos. Essa estrutura ganhou um nome, chamado “Metahedron” e uma equipe de cientistas e engenheiros parte para investigá-la.

Porém, nem tudo acontece conforme o esperado e a equipe acaba em um planeta misterioso ao ser transportada, onde assumimos Kate Ward, uma doutora, parte da equipe SCAR, que deve sobreviver e resolver o mistério por trás de tudo que aconteceu.

Diria que Scars Above não é um soulslike como pensei que fosse. Ele tem elementos, certamente, mas está mais para um RPG repleto de desafios em terceira pessoa, onde o risco que corremos (não tão difíceis), são recompensados com boas recompensas. Ao contrário de uma narrativa cujo, elementos, são contados através do ambiente e itens, o jogo entrega algo direto, repleto de paralelos.

Todos, predominantemente, fornecidos por Kate e sua curiosidade e capacitação. Kate, após o transporte da equipe para outro mundo, percebe que está em um planeta hostil e algo peculiar acontece. Muitas informações surgem através de cenas cortadas e entre essas cenas, Kate fala consigo mesma, fornecendo elementos do objetivo, com detalhes adicionais entregues em notas narrativas, ao realizar investigações.

Nesses momentos, nossa visão muda para primeira pessoa, examinando objetos, verificando seu funcionamento. A narrativa acaba previsível e se prestamos bem atenção, sabemos por onde seguirá.

Scars Above - Um Mundo Desconhecido - PC Review

Gameplay

O combate é reflexo direto de quem Kate é. Prepare-se para algo um pouco desafiador, porém, que pode ser superado com a prática. Kate não é uma guerreira ou treinada com táticas militares. Ela é uma cientista, com o combate mais cerebral que físico. Usamos a VERA, uma espécie de arma com a personagem. No início, ela dispara apenas eletricidade e conforme percorremos o game, criamos novos módulos para a arma, fornecendo novos tipos de projéteis.

A arma afeta os inimigos diferentemente: causam dano e também efeito de choque ou até mesmo congelamento e o mais interessante é como a maioria das armas interage com o ambiente. Um exemplo que posso citar é caso uma das criaturas esteja na água, um raio de eletricidade se espalhará pela água, como um ataque de área, causando dano a qualquer inimigo próximo. Quando chove, o mesmo, os inimigos recebem dano adicional por eletricidade, até mesmo congelando mais rapidamente.

Armas e Habilidades

Além da arma, existem os dispositivos que serão coletados ao longo do jogo. Observamos um pouco de tudo, desde um escudo até um campo de gravidade que pode desacelerar o tempo. No entanto, possuem uso limitado.
Além disso, outra arma que Kate utiliza é uma espécie de espada com corte a Laser quando os inimigos de aproximam. Ela pode desviar, balançar e correr, sempre com uma barra de resistência que diminui com cada ação realizada e recarrega lentamente, quando sem uso. Gerenciar bem esse recurso pode ser sua chance de sobrevivência em momentos cruciais.

Em se tratando de árvore de habilidades, temos uma árvore de habilidades dedicada a biologia e outra que se concentra na engenharia. Após passar um tempo observando as árvores de habilidades, descobrimos a melhor forma de abordá-la e realmente vale a pena investir em alguma delas. Principalmente no gerenciamento de carga, uma habilidade cujo uso melhora a resistência e a duração de bateria dos dispositivos.

Da mesma forma, no foco da ambientação, passamos por pântanos que levam a cavernas nas montanhas. Como resultado, a arquitetura de mundo é uma combinação interessante com as características naturais, uma estética atraente e misteriosa e sinceramente, achei um jogo bonito.

Scars Above - Um Mundo Desconhecido - PC Review

Gráfico e Som

Notei alguns elementos de instabilidade, com paredes invisíveis, texturas de gelo fora do lugar, alguns detalhes de mundo que não combinam com o restante do cenário. Em outro momento, em que alguns inimigos soltam uma espécie de gás, aparentemente existe uma diminuição da ação da personagem desproporcional, que não acrescenta em nada.

Primordialmente, o game aproveita o máximo que seu orçamento, aparentemente limitado, possa oferecer. Em áreas mais abertas, ele tende a parecer mais pesado, porém, nada que irrite jogadores eventuais. Já os efeitos sonoros, esses elementos são ótimos, desde o bipe de uma máquina até barulho que um inimigo realiza, além do próprio trabalho desenvolvido na locução.

Gamertido Scars Above

Scars Above é singular e uma ótima experiência de ficção científica em terceira pessoa. Possui uma narrativa com excelente desenvolvimento, jogabilidade divertida, ambientação agravável aos olhos com designs únicos. Apesar de detalhes estéticos e eventuais problemas pontuais, entrega uma gameplay sólida e desafiadora. Se você curte jogos que possuam um estilo único, gaste algumas horas de seu tempo, vale a pena.

*** Uma key foi fornecida para a análise desse jogo ***

Scars Above - Review PC: "Scars Above é singular e uma ótima experiência de ficção científica em terceira pessoa"vanessaferreira
7.5
out of 10.
2023-03-13T18:20:32-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.